Trombose hemorroidária externa

Trombose hemorroidária externa ulcerada

O termo “trombose hemorroidária externa” implica em evento agudo com coagulação do sangue no interior das veias – trombose – do plexo hemorroidário externo ou subcutâneo (na porção revestida por pele e não, por mucosa). O paciente queixa-se do aparecimento súbito de uma saliência dolorosa no ânus e frequentemente relaciona o início do quadro com esforço exagerado necessário para expulsar as fezes.

A dor é contínua, aumentando de intensidade ao evacuar e ao sentar. Pode haver sangramento espontâneo, consequência de ulceração da pele e exposição parcial do trombo.

Ao exame, a trombose hemorroidária externa apresenta-se usualmente como um inchaço oval na pele da margem anal, através da qual muitas vezes a cor azulada do trombo pode ser apreciada. Algumas vezes pode ser mais difusa, comprometendo a maior parte ou toda a circunferência anal.

Na maioria das vezes, sua resolução é espontânea, com desaparecimento da dor após alguns dias, embora a saliência possa permanecer por semanas. Mesmo após o desaparecimento completo do trombo, a pele pode não retornar ao seu estado anterior, um plicoma anal permanecendo como sequela do ocorrido.

O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico. A conduta a ser adotada dependerá de cada caso, com a participação do paciente na tomada de decisão, após este ser adequadamente informado. Em minha experiência, habitualmente, cremes ou pomadas comumente indicados para tratar hemorróidas não amenizam a dor ou aceleram a resolução desses casos agudos. Analgésicos e antiinflamatórios, higiene anal com água após as evacuações – que devem ser de fezes formadas e macias – e emprego tópico de certos medicamentos manipulados, constituem os pilares do tratamento conservador.

Tentativas de introduzir a trombose hemorroidária externa no canal anal são infrutíferas e equivocadas, pois não se trata de uma hemorróida interna que se exteriorizou pelo ânus (prolapso), não devendo ser realizadas.

Concluindo, a trombose hemorroidária externa pode ocorrer em pessoas de quaisquer idades, independentemente de apresentarem doença hemorroidária crônica.

Tags: ,

656 Respostas to “Trombose hemorroidária externa”

  1. Luciano Martins Says:

    Dr. tenho diagnóstico de Trombose Hemorroidária Externa com início há duas semanas e meia. Na pior fase do problema não tive dores, apenas uma ardência ao evacuar. O primeiro indicio foi o surgimento de um caroço do tamanho de uma ervilha e que vem diminuindo muito lentamente e de uns dois dias até hoje estou sentindo muita coceira tanto externa quanto internamente. Posso estar enganado, mas parece que sinto como se fosse uma veia dilatada dentro do canal e que chega no referido caroço e é justamente essa veia que parece coçar muito. Passei por outro médico ontem e ele me receitou Venalot, para auxiliar no desaparecimento desse volume, sendo assim começarei a usar esse medicamento e continuarei usando Proctyl pomada. É normal sentir tanta coceira assim ? Você acha essa medicação correta pro meu caso? Mesmo não sentindo dor alguma poderei precisar de cirurgia? Detalhe: sou ciclista e o problema começou depois de alguns dias após um treinamento intenso num trajeto com quase 100 Km. Quando poderei voltar a pedalar sem problemas. Muito obrigado e parabéns MESMO pelo seu Blog!

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Luciano:
      O prurido (coceira) anal pode ser consequência do uso de PROCTYL que, do meu ponto de vista, não tem indicação no tratamento da doença hemorroidária externa. No seu caso, indicaria apenas higiene anal com água, após as evacuações (o que deveria ser feito por todos, rotineiramente). Também não vejo razão para desperdiçar dinheiro, comprando VENALOT. Em alguns casos, a trombose demora mais de trinta dias para desaparecer. Seja paciente e aguarde a resolução completa do quadro para retornar à prática do ciclismo com a intensidade que você relata.

  2. Rosilane Barros Da Conceiçao Says:

    Dr Boa noite ! Estou grávida de 6 mese faltando 2 semanas pra 7 meses. Com a gestação adiquiri prisao de ventre, e ao ir no banheiro ontem descobri dois papos com uma pinta de sangue pisado e uma cor rosado meio roxeado na entrada do meu anus. Como minha consulta pre natal é só semana q vem, fui ao hospital me consultar com um obstreta ginecologista, pois ontem senti dores incomodos e cosseiras. Ele me receitou hemovitrus e tamarindo pra soltar o intistino pois continuo sem evacuar. Esta correto posso usar essa pomada sem medo?

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Rosilane:
      Se sua dúvida está relacionada com a indicação correta, não sei, pois não conheço o diagnóstico. Se você pode empregar essa pomada durante a gestação é pergunta que deverá ser respondida pelo obstetra que lhe prestou o atendimento.

  3. Vansantus Says:

    Bom dia Doutor Gustavo. A anos tive um quadro de hemorroida trombosada, na época a médica me receitou usar o gel Hirudoid 500, e também um supositório proctyl que eu me recorde, fazer assentos em água morna 3 vezes ao dia, minha trombose tinha um tamanho um pouco maior que uma ervilha, além da alimentação usei tambem castanha da índia pois dizem melhorar a circulação, pratico esporte sempre e sou ativo. Ha um tempo notava que ao evacuar, a hemorroida ficava saliente, e regredia em minutos, isso foi aumentando, as vezes quando me estressava ou meu nervos afloravam ela surgia e sentia encomodar. mas não doer. Ontem notei que ela havia permanecido sem regressão, e começou a doer ,dor fina principalmente quando recolho o gluteo, resultado é que ela desta vez parece ser dinovo uma trombose, de cor meio azulada, e inflamada,ja mudei mimha alimentação, parei de malhar essses dias, e comecei usar ontem a pomada Hirudoid e hemovirtus, fazendo banhos de asssento com agua morna alta, amanheci com ela no mesmo tamanho que parece uma ervilha grande deve ter uns 3 cm cubicos. gostaria de saber se posso ficar bom sem cirurgia, e com relação ao banho de assento, ele no momento que faço eu posso massagear lentamente o trmobo para ajudar a dissolução? Os médicamentos estão corretos ou posso acrescentar algo?Grato.

  4. Rubiane Says:

    Dr. Estou com hemorroida externa já faz quase 2 semanas está como um mamilo pequeno para baixo do ânus… fui ao hospital e fui atendida por clinico geral ele me passou o uso da pomada Ultraproct (usar 3 vezes ao dia),o remédio Castanha da Índia (1 comprimido de 12 em 12 horas) e o remédio Varicoss (1 comprimido de 12 em 12 horas) faz 6 dias que estou tomando esses medicamentos, dói quando eu vou ao banheiro mais nao sai sangue queria saber se vai demorar pra melhorar.. Obrigado

  5. Marcos Says:

    Caro Dr. Gustavo – tenho tido, nos últimos 12 meses, recorrentes episódios de tromboses externas, geralmente, a cada 45 – 60 dias. Ao menor esforço ao evacuar, há a formação de um trombo, que leva em torno de 5 semanas para desaparecer. Meu proctologista receitou Daflon 500 mg, 1 x ao dia por um período quase contínuo, aplicações de Proctyl e uso de Planta bem. Mesmo assim, como as fezes nem sempre são pastosas, com formação de fecaloma, o quadro se repete. Nesse sentido, questiono: 1 – há alguma fragilidade no sistema circulatório local, para a qual necessitaria de alguma outra medida, além das já tomadas? 2 – no quadro agudo, nunca usei antiinflamatório via oral. É recomendável? Agradeço pela atenção.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Marcos:
      O normal não é evacuar fezes pastosas, mas fezes formadas e macias, sem esforço. Fecaloma é uma massa compacta e volumosa de fezes endurecidas que necessita de manobras digitais e enemas para sua remoção. Se você apresenta quadros repetidos de trombose hemorroidária externa, deve investigar a possível causa e tratá-la adequadamente com a orientação de um médico coloproctologista. O emprego de medicamento analgésico e antiinflamatório visa o tratamento da dor.

  6. Daniel Says:

    Parabéns pelo trabalho,
    Há uma semana tive uma crise de diarréia que parece ter desencadeado uma inflamação nas hemorroidas, porém não sangrou, nem houve prolapso, somente inchado e dor. Após 3 dias praticamente tudo já havia melhorado exceto um nódulo interno próximo ao anus (as 7 horas) que ainda persiste e é doloroso, mas não sendo notado nada por fora. Existe a possibilidade de ser uma trombose interna? Ou apenas a inflamação? Vou me consultar com um médico na quarta mas ontem tomei um anti inflamatório (nimesulida) com daflon e a melhora parece estar ocorrendo muito lentamente. Mesmo sem sangramento ou prolapso seria caso de cirurgia?

  7. Rogerio Anjos Says:

    Tenho uma área inchada e dolorida perto do anus que doi muito, isso faz parte da hemorroida?

  8. Josmar Says:

    boa tarde! primeiramente parabéns pelo trabalho de esclarecer duvidas com profissionalismo, pois este tipo de problema causa angustia e vergonha em quem sofre. Dr. tive diagnostico pelo proctologista de hemorroidas externa trombosada, fui orientado a tomar anti inflamatório e fibras e ter paciência de esperar uns cinco dias para a crise passar, minha pergunta é existe algum tratamento que possa procurar para curar este mal pois não desejo passar por outra crise com essa a dor é muito grande e o desconforto é muito grande, seria o caso de procurar cirurgia? ( o proctologista não indicou) e os tratamentos com PPH (procedimento para o prolapso hemorroidário)? E coagulação por infravermelho e ligadura elástica? ABRAÇOS.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Josmar:
      Trombose hemorroidária externa é uma moléstia aguda, não estando associada à existência de doença hemorroidária crônica, necessariamente. Os tratamentos que você cita estão indicados para doença hemorroidária interna crônica. Medidas gerais para atuar sobre variáveis controláveis, visando diminuir o risco de desenvolver esse quadro agudo, já foram citadas em outros comentários.

  9. RD Says:

    Prezado Dr. Gustavo, tive o diagnóstico de Trombose Hemorroidária Externa, sem dor. Gostaria de perguntar se posso fazer sexo anal e quê cuidados devo tomar caso for fazer nessas condições. Agradeço desde já!

  10. Daniela Says:

    Olá Doutor,

    Há 6 dias ao tomar banho notei uma “pele” na parte externa do meu anus, logo de início comecei a utilizar a pomada proctyl, mas o quadro não regrediu. Não sinto dores e nem tive nenhum sinal de sangue. Hoje fui até um médico que me diagnosticou com hemorróida tipo II e receitou a pomada que eu já estava utilizando (proctyl) e ainda me encaminhou para um cirurgião.
    A questão é, mesmo sem sentir dores e nem vestígios de sangue, é obrigatório que eu faça a cirurgia? Não existe nenhuma outra forma de reverter o quadro? Será que é trombose?

    Desde já agradeço a atenção.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Daniela:
      Inicialmente, se o médico com quem você consultou não é especialista, desconfie do diagnóstico. Hemorróidas grau II são aquelas que o componente interno exterioriza-se quando das evacuações, retornando espontaneamente para o canal anorretal, após. Portanto, não estão permanentemente “para fora”. De qualquer maneira, não tenho como formular um diagnóstico na ausência do exame físico. Também, não entendi a indicação do PROCTYL. Por último, se o diagnóstico for plicoma ou hemorróidas, na ausência de outras alterações ou complicações, não existe a obrigatoriedade de tratamento cirúrgico.

  11. Juliana Says:

    Boa tarde, Dr

    Tenho hemorroidas externar, há três anos, Apareceu na minha Gestação e depois da Gestação elas continuaram. Há dois dias uma das veias dilatou( está enorme e com uma cor vermelha arroxada ) e muito Dolorida mau Consigo andar e sentar nem pensar . Pesquisei na internet e comprei a pomada PROCTOSAN, não consigo ingerir ela no anus com o aplicados por que só de encostar na hemoroida dói, então só passo a pomada na hemoroida dilatada. E não estou vendo nenhum resultado, continua do mesmo jeito. O que o Senhor acha que eu devo Fazer.? Aguardo a resposta Muito Obrigado

  12. Fernando Says:

    Ola Dr!
    Fui ao médico, e ele me disse que eu tenho trombose hemorroidária.
    Ele disse pra fazer o corte.
    Não me receitou nenhum medicamento.
    Gostaria de saber como é feito esse corte, se dói, se é o procedimento mais correto, se após o corte eu vou ter que ficar de repouso alguns dias.???
    Desde já agradeço.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Fernando:
      Quando você foi ao médico? Ele é especialista? Você tem dor? A trombose é muito volumosa? A presença dela está incomodando muito?

      • Fernando Says:

        fui dia 10/07, é proctologista, não sinto dor, era quase igual a essa da foto, não me incomoda
        Nestes últimos dias percebi que a bolha diminuiu.
        Antes de eu ir ao médico eu tinha pesquisado alguns sites sobre o assunto e acabei comprando uma pomada proctosan, e uma cartela com 30 comprimido venaflon (tomando 2 ao dia). Os comprimidos acabaram no dia 09/07 antes de eu ir ao medico e não tomei mais.
        mudei minha alimentação também, estou comendo mais fibras.
        O fato de a bolha ter diminuído pode significar alguma melhora? será que devo esperar um pouco pois não queria fazer esse corte (medo).
        devo voltar a tomar os comprimidos?
        O que vc acha?

        desde já agradeço pela atenção!

      • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

        Prezado Fernando:
        Qual foi o diagnóstico do proctologista para sua moléstia?

  13. Elaine Rodrigues Says:

    Dr por favor me ajude,
    Estou gestante e desde abril venho sofrendo com hemorróidas, porém no final de maio trombosou e senti muita dor, passei Proctyl sem sucesso e um dia fui ao PS cirúrgico, a médica fez um procedimento: aplicou xilocaina no local e fez um corte, drenou o sangue, doeu muito e ela pediu pra eu aplicar o Proctyl, lavar com Proctoderm e fazer banho de assento com agua morna…. Após dois dias senti uma dor e um inchaço no local e vi que novamente estava inchada e arroxeada… voltei ao PS ela examinou e disse que o corte que ela havia feito foi pequeno e cucatrizou e se preencheu de sangue novamente…. fez novamente o procedimento dessa vez fazendo um corte bem maior…. Após isso melhorei por exatos 2 meses… mas já havia sido alertada que poderia voltar a acontecer conforme a barriga crescesse e fizesse pressão… Após esse procedimento ficou só uma pelinha rosada pra fora… fui orientada a passar Proctyl e a noite introduzir um supositório de Proctyl empurrando essa pele de volta para que não vorresse o risco dele ficar para fora do ânus e ser garroteado e preenchido de sangue…. Fiz isso por dois meses e ontem não teve jeito… ela doeu, ficou arroxeada e mal estou andando…

    Estou com 35 semanas de gestação. Fui hoje ao Proctologista que me falou que precisarei voltar ao PS e fazer a Trombectomia caso a dor continue… e me orientou a continuar passando Proctyl e banho de assento… Disse que a tendência é piorar e que por mais que eu faça esse procedimento não é garantido que até o parto eu não precise fazer de novo. .. Orientou que após 1 mês do parto eu retorne para marcar uma cirurgia….

    Estou com muita dor e não sei o que fazer…. mal estou conseguindo andar…. só sento ou levanto após passar xilocaina. .. mas só alivia por 30 min…

    O que posso fazer?

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Elaine:
      Converse com o seu, ou a sua ginecologista, e peça um medicamento analgésico, e antiinflamatório, se possível, via oral, para tratamento da dor. Já escrevi que não recomendo o emprego dessas pomadas em trombose hemorroidária externa. Banhos-de-assento também não contribuem para a solução do problema. Se a saliência residual que você apresenta for um plicoma, não existe indicação alguma para tentar introduzi-la no canal anal, pois ela não se origina lá. No seu caso, o tratamento mais correto da trombose hemorroidária externa seria a excisão da mesma e não, apenas, a realização de incisões na pele.

  14. Nathalia Says:

    Ola Dr.

    Estou gestante de 38 semanas e estou com duas hemorroidas externas, fui no pronto socorro e o médico plantonista receitou proctyl, posso usá – lá sem problemas? Na bula diz que só deve ser utilizada com prescrição médica, mas fico um pouco insegura e gostaria de sua opinião.
    Obrigada.

  15. andre santos Says:

    Parabéns pelo artigo, muito esclarecedor. E parabéns também pela disposição em sanar as dúvidas dos leitores.

  16. gabrielle weil Says:

    Desculpe mandei o email errado…
    Gostaria de saber se Flancox ajuda no tratamento de hemorróidas?

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Gabrielle:
      ETODOLACO, princípio ativo do FLANCOX, é um fármaco antiinflamatório não-esteróide, com propriedades analgésicas, empregado no tratamento de artrite reumatóide, osteoartrite e espondilite anquilosante, e no alívio da dor no período pós-operatório. É também utilizado no alívio de outros tipos de dor, incluindo aquelas que ocorrem na gota e em lesões traumáticas. No caso da doença hemorroidária, poderá ser empregado quando de trombose ou para tratar a dor após cirurgia.

  17. Mayra Gomes Says:

    Dr.boa tarde!!
    Ao tomar banho notei um caroço no anus ,e fui ver no espelho e igual a esse da foto acima da materia so que maior e doi muito e lateja e coça e sou muito ressecada demo dias pra ir ao banheiro,marquei medica so dia23/07 ,entao fui na farmacia e me receitou venalot h e diclofenaco so que o creme arde e normal , comprei pq a dor e o incomodo ta grande e ate ser consultada eu vou enlouquecer rsrsrsrsts

  18. Betolemos Says:

    Tou com 3 veias no anus inchadas e doi bastante,o maior problema é que ta com 30 dias que tou operado do coracao posso tomar varicel

  19. Roberta Says:

    Boa tarde doutor, queria tirar umas dúvidas…Ha exato 6 dias apareceu uma bolinha no meu ânus ja pela terceira vez, com intervalos grandes so que dessa vez mais agressivo (como li aqui uma suposta trombose hemorroidaria ) Por coincidencia ou não apareceu um dia depois que comecei a fazer musculacao na academia tudo bem leve, mesmo assim continuei fazendo pois não me incomodava fiz mal ? Estava doendo (uma dor suportavel) tinha um pouco de dificuldade ao sentar, sem dores ao evacuar e sem sangramentos,tomei antinflamatorio por por 3 dias.Ontem depois de evacuar saiu um pouquinho de sangue fiquei mais preocupada, quando acordei hj pela manhã não havia mais dor e nem a trombose fiquei até feliz, mais quando fui até o banheiro estava toda cheia de sangue, tipo estorou e estar só uma pelezinha sem dor, e essa pele sai ? Posso continuar a fazer minha musculacao ? Ou pode voltar a acontecer ? Levo uma vida muito saudável, dieta, atividades físicas…

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Roberta:
      Seu caso é compatível com o diagnóstico de trombose hemorroidária externa que evoluiu para “ulceração” e consequente sangramento. Se este for o caso, na ausência de outras manifestações, pode retornar às suas atividades físicas. A saliência de pele poderá desaparecer ou não, neste caso constituindo um plicoma.

  20. Inês Says:

    Boa tarde!

    Doutor, estou com uma trombose hemorróidaria, não sinto dor e não tenho sangramento, então fui ao médico proctologista que me receitou Hirudoid “creme”, mas o farmacêutico informou que não havia formulação em creme e sim pomada e gel, então comprei o gel, porém não percebendo nenhuma melhora fui pesquisar quanto a diferença entre gel e pomada, mas para minha surpresa acabei encontrando um artigo falando que a hirudoid é contra indicada para área anal, além de não perceber nenhuma melhora fiquei preocupada com a indicação, moro no interior e preciso me deslocar para cidades vizinhas para procurar orientação médica, então gostaria de saber sua opinião.
    Minha dúvida é: Há algum caso em que a Hirudoid seja indicada pra trombose hemorróidaria?

    Agradeço desde já, pois seu blog é muito esclarecedor parabéns pela iniciativa.

  21. Raquel Andrade Says:

    Olá Dr. Fiz uma colonoscopia acusou hemorroidas interna . A Dra me pasou uma pomada chamada diltiazen estou passando e não estou vendo resultado agora estou com uma externa ao redor do anus junto com uma fissura estou sentindo muita dor teria uma outra pomada pra melhorar isso?

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Raquel:
      Existem vários medicamentos tópicos para o tratamento de fissura anal crônica, assim como métodos diversos ambulatoriais para o tratamento da doença hemorroidária interna. Desconhecia o emprego de DILTIAZEM para hemorróidas internas.

  22. Camila Says:

    Boa noite Dr.Gustavo, daqui novamente Camila, não quero de forma alguma ser chata mas estou bastante assustada. Hoje voltei de novo à clinica pois estou com o trombo muito inchado e o médico diz que inflamou e já está outro mais pequeno a sair para fora. Como o Dr.Gustavo havia avaliado a minha situação e com razão o corte foi feito apenas na pele :(. O médico disse que tinhamos de fazer outro corte pois na sexta-feira não resultou ou então aguardar mais uns dias para ver se desinflama. As minhas pernas começaram a tremer assim que ouvi falar em fazer novamente a excisão do trombo. Dr., por favor qual a sua opinião… não será cedo demais para fazer outra excisão? Existe alguma hipótese disto desinflamar tomando o ipobrufeno de 12 em 12 horas, fazendo gelo e repouso absoluto? Mais uma vez muito obrigada por todo o seu apoio.

  23. Camila Says:

    Muito obrigada pela sua rápida resposta Dr.Gustavo. Deveriam existir mais médicos como o Dr., prontos a ajudar e informar o paciente. Muitos Parabéns por este admirável site! Se o seu consultório fosse em Portugal com certeza eu me deslocaria até ele. Desejo-lhe o melhor para si e para os seus!

  24. Verônica Gonçalves Says:

    Bom dia, Dr.
    Fiz a hemorroidectomia por grampeamento ha 26 dias atrás, passei por muita dor, não tive constipação, nem nada do tipo… Porém o sangramento continua e vem aumentando ao invés de diminuindo… Até a cicatrização total é normal? O sangue é vivo, como se tivesse feito um corte durante a passagem das fezes, só há sangramento durante a evacuação. Gostaria de saber se devo me preocupar ou se essa realmente é uma característica pós hemorroidectomia. Desde já agradeço.

  25. Camila Says:

    Bom dia Dr., muitos parabéns por este site maravilhoso! Ontem foi me realizado a excisão do trombo hemorroidário e receitaram-me ipubrofeno e nilotil , só tenho estado a tomar o ipubrofeno 600g. Também me disseram para colocar Aloe Vera 100%. Consciente que me deviam ter esclarecido todas estas questões ontem e que vim para casa cheia de duvidas, recorro a si Dr. Mas as minhas questões são as seguintes:
    Devo evacuar ou evitar faze-lo hoje?
    Daqui a quantos dias a ferida cicatriza?
    Quanto tempo leva a desinchar?
    Devo mesmo colocar o Aloe Vera para cicatrizar mais rápido?
    Grata! Tudo de bom para e si e para os seus!

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Camila:
      Após a cirurgia, não há razão para não evacuar. A demora na cicatrização do ferimento operatório dependerá muito da extensão do mesmo. Se você foi submetida à excisão da área afetada pela trombose, não deveria mais haver inchaço. Caso contrário, foi, provavelmente, realizada uma incisão na pele. Não tenho experiência com o emprego de Aloe vera.

  26. Victor Says:

    Tenho 15 anos e apareceu 2 caroços na borda do ânus um meio grandinho que não me incomoda é um bem pequenino que está dolorido estou muito nervoso já falei com meus pais e eles marcaram um médico tenho medo que ele me examine pois sou jovem e tenho muita vergonha existe alguma pomada ou algum remédio caseiro para que eu possa passar no local pra desinchar? Muito obrigado e por favor me responda porque estou muito triste (meus pais acham que é verme só que eu acho que verme não faz isso)

  27. Fabio Says:

    Dr. Gustavo, boa tarde.

    Estou com uma trombose hemorroidária externa difusa e muito dolorida. Está comprometendo quase toda a superfície. Não tenho dificuldades em ir ao banheiro, até porque estou controlando minha alimentação. Os sintomas de dor começaram a um pouco mais de 48hs. Como em minha cidade não há especialistas e estou longe de Porto Alegre, gostaria de saber se posso esperar 72 horas aproximadamente para ver se o quadro regride ou tenho urgência em me deslocar para um especialista, que pode ser inclusive o senhor, caso haja disponibilidade na agenda claro. Estou lavando constantemente com água quente e tomando analgésicos (paracetamol), que não fazem muito efeito. Tenho tentado ficar de repouso aguardando reversão do quadro.
    Qual sua opinião?
    Caso haja urgência irei me deslocar o quão antes, caso contrário marcarei uma consulta quando tiver mais conforto no deslocamento.
    Obrigado pela atenção.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Fábio:
      Quem lhe forneceu o diagnóstico deve ter a mesma competência para prestar as devidas orientações sobre o tratamento, certamente. Caso contrário, consulte o mais breve possível para uma solução breve e com menor desconforto.

  28. Breno Elias Silvestre Says:

    Dr Gustavo, tenho essa trombose externa sempre que forço muito para evacuação das fezes, sempre trato com Proctil. A minha pergunta e se posso continuar tendo penetração anal com outros amigos e o que isso pode me prejudicar?

    Obrigado!

  29. José Marques Says:

    Há cerca de 2 semanas surgiu o que parecia ser uma grande hemorróida … Não sentia dores e não havia sangramento … Tal diagnóstico foi confirmado há cerca de uma semana, sendo prescrito Ultraproct LDO supositório e o medicamento Vecasten, além da pomada Proctyl, pois já havia comprado antes de procurar o médico … 2 dias após consulta, tal hemorroida, como disse anteriormente, de tamanho relevante passou a sangrar, inicialmente de forma abundante e agora em menor escala, mas continua … Não sinto dores e não há qq incomodo quando vou ao banheiro evacuar … Estou preocupado com o sangramento … Ele deve para sozinho?? A área irá cicatrizar? O medicamento Vecasten, de alguma forma, não atrapalharia nessa cicatrização?? Parabéns pela página … A mais esclarecedora deste tema … Abs

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado José Marques:
      Se o diagnóstico for trombose hemorroidária externa, na ausência de dor, entendo não haver necessidade de empregar medicamentos. Na vigência de sangramento, a área deverá ser protegida com gaze. Com a involução do processo, o sangramento cessará espontaneamente.

  30. Marcos Says:

    Dr. Gustavo,
    Há uma duas semanas, senti um caroço na borda do meu ânus.
    Imaginei que fosse devido a uma assadura causada por excesso de pedalar (sou ciclista amador).
    Continuei pedalando e, ao mesmo tempo, comecei a tratar com uma pomada comum para assadura.
    Vi que não surtiu nenhum resultado e, além disso, comecei a sentir coceira.
    Fui ao proctologista.
    Ele diagnosticou como sendo uma hemorróida e me passou um tratamento com proctyl e duotrat, alternando-os de 08 em 08 horas. Além disso, banho de assento com água morna.
    Tenho feito este tratamento já por uma semana. Tanto a coceira quanto o incômodo no ânus diminuíram bastante. Porém, o caroço continua lá. Do mesmo jeito.
    Perguntas:
    Quanto tempo leva para este caroço (que imagino ser um trombo) desaparecer ?
    Como está sem sintomas (sem dor, sem coceira, sem sangramento) posso voltar a pedalar ?
    Agradeço antecipadamente e o parabenizo pela presteza nas respostas.
    Marcos.

  31. Lara Says:

    Dr. Gustavo, estou com hemorroida externa. Dói e incomoda muito. O médico passou Flavonid de 450/50mg (2x ao dia) e a pomada Hemodase. Não estou vendo melhora. Esses remédios são bons para tal enfermidade? O Sr. aconselha continuar o tratamento e aguardar a melhora, ou é melhor trocar de médico e de remédio.
    Fico no aguardo.
    Está me incomodando muito e nem consigo trabalhar, não consigo nem tocar no local.
    Abraços.

  32. Marcos Silva Says:

    Dr. Gustavo
    Apareceu há 1 mes atras uma hemorroida externa Tratei inicialmente com pomada hemorvitus. Como incomodava(dor e coceira) fui a um proctologista. O mesmo me passou 1 cx de Proflam e pomada proctyl pois o edema estava grande . Ele fez exame de toque retal e me disse que estava tudo bem e sem presença de tumores. Pediu para alterar a alimentação com introdução de fibras.Me disse que demoraria 15 dias para esse edema regredir. Hoje não tenho dores porém o edema continua porém menor. Minha dúvida é : O tempo de melhora total pode demorar? Ainda estou utilizando no local a pomada proctyl.Devo tomar o proflam?
    Abraço,

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Marcos:
      Na ausência de dor, no caso de trombose hemorroidária externa, não recomendo o emprego de nenhum dos medicamentos citados por você. O desaparecimento dos trombos pode demorar mais de trinta dias, como já escrevi em outras ocasiões.

  33. batista Says:

    Olá dr. já fiz uma pergunta aqui certa vez, e fui respondido. Tenho só mais uma pergunta, a qual questão tem me deixado aflito por mais de 2 anos. Desde que fui operado de uma hemorróida em fevereiro de 2O12 de lá pra cá tenho ainda algumas dores ocasionais no lugar da cirurgia, mesmo tendo passado todo esse tempo sem usar papel, apenas agua, e tendo uma alimentação com muita fibra e agua. O que acontece é que não sei se é apenas a cicatriz que causa essas dores, ou se surgiu outro problema no mesmo lugar, ou se alguma sequela tem causado essas dores. Nunca sangrou nem antes, nem depois da cicatrização que demorou uns 3 meses. Será que se não forem um desses problemas que causam as dores, pode ser outra hemorróida no mesmo lugar? att.

  34. Michelly silva Says:

    Dr bom dia. eu gostaria de saber quando se tem hemorroidas elas somem por se só ou só pioram com o tempo? agradeço se poder me responder!!

  35. bruno Says:

    doutor tive hemorroida pela primeira vez, ficou quatro dias e parou de doer agora tem só uma bolinha o que é isso???

  36. Kleyton Scarpent Says:

    Dr. Estou com uma trombose hemorroidária, existe algum meio possa me evitar de ter novamente?

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Kleyton:
      Acho que já respondi anteriormente pergunta semelhante. Você somente poderá agir sobre variáveis controláveis, como: evacuar regularmente fezes formadas e macias; realizar a higiene anal com jato d’água, após as evacuações; não permanecer muito tempo sentado no vaso sanitário, nem realizar esforço excessivo para expulsar as fezes; não traumatizar o ânus e cuidado com alguns exercícios que necessitem de esforço excessivo para sua realização.

  37. andre Says:

    Dr. Gustavo eu tinha trombose hemorroidaria externa, mas então melhoro e acabo a trombose, mas ontem de noite comecei a ter uma forte dor interna no anus e esta incomodando bastante dói para sentar, andar e é uma dor forte, você poderia me explicar o que esta acontecendo?– Obrigado

  38. junior Says:

    Dr. tenho sofrido a um longo tempo com trombose externa, já passei por 3 cirurgias de hemorroidectomia com pós cirúrgico muito desagradável, novamente apareceu outro trombo com sintomas característicos e dores que irradia p uma das pernas, enfim, Dr. pode me aconselhar um precedimento que acabaria com este problema de uma maneira menos complica e dolorida. obrigado.

  39. consuelo rulfini Says:

    Fiz uma cirurgia recentemente no meato urinário para a a extração de um polipo com anestesia geral e 4 dias depois saiu uma trombose no anus do tamanho de 2 dedos .a minha pergunta é se é normal e se ela pode afetar o meu organismo pois minhas pernas doem e tenho medo .

  40. Rosane Says:

    Dr. Surgiram varios trombos recobrindo a superficie anal com dor extrema. Estou com 34 semanas de gestacao e gostaria de saber se nestes casos geralmente regridem com alguns dias ou ja devo procurar profissional para avaliacao cirurgica. Ja busquei atendimento medico porem o tratamento com Procto Glyvenol nao tem feito diferenca nestes tres dias. Obrigada.

  41. michely silva Says:

    Ola dr Gustavo estou aqui novamente para lhe contar como anda meu caso..desde fervereiro q tenho um trombo mas graças a deus nao doi mais, apenas tenho uma leve ardencia vez ou outra, mas o q mas incomoda é o caroço duro q ainda esta la… so q agora ele nao possui sensibilidade quando o toco nao sinto nada nele nem mesmo meu dedo…isso me preocupa, marquei uma consulta com um proctologista no recife pois moro no interior de pernambuco so q a consulta é para o mes q vem.. minha duvida é eu poço comer carne de porco tendo ainda o trombo?? Desde ja agradeço!!!

  42. Patricia Says:

    Dr., faz mais de 1 mês que apresentei um trombo hemorroidario e ainda não desapareceu. Não sangra, nem sinto dor. Fico preocupada pois acho que já está se estendendo por muito tempo, teria alguma instrução ou indicação de um bom médico em Recife?

  43. André Says:

    Olá Dr Gustavo. Obrigado por disponibilizar seus conhecimentos de maneira acessível para todos.

    Tenho 4 perguntas:

    A trombose hemorroidária pode evoluir para uma hemorróida?

    Na maioria das minhas pesquisas na internet percebi que as pomadas de policresuleno são mais recomendadas que as com corticóide para todos o tipos de situações que as mesmas são indicadas. O Sr. concorda?

    O Sr mencionou remédios manipulados. Qual seria a função da solução de acetato de chumbo, glicerina e água de rosas na trombose hemorroidária?

    E, por último, o que acontece com a hemorróida nesses métodos que não tiram a veia ou hemorróida fora como o grampeamento ou o aparelho que costura a veia por meio de ultrassom? Ela vai murchando aos poucos e fica por ali como uma pele solta ou o organismo absorve já que não tem mais irrigação sanguínea no local?

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado André:
      1) trombose hemorroidária é uma doença aguda, não estando necessariamente relacionada à existência de doença hemorroidária crônica e nem esta, sendo resultado da primeira.
      2) não emprego essas pomadas.
      3) adstringente.
      4) o método de grampeamento remove a mucosa excedente e o THD realiza a ligadura das artérias hemorroidárias. O primeiro, segundo alguns trabalhos científicos, tem indíce de recidiva três vezes maior do que a cirurgia convencional; o segundo, não teria indicação para hemorróidas de terceiro grau. A pele excedente permanece com o emprego exclusivo de ambas técnicas cirúrgicas.

  44. Daniel Says:

    Bom dia.
    Realizei uma cirurgia de 1 hemorroida de 3 grau pelo método THD. Acho que foi resolvido e não me doeu.
    O problema e o que mais me doeu é que fiquei com 3 tromboses do tamanho de um amendoim no outro lado e na região frontal. Na consulta pós cirúrgica o médico falou que os trombos podem ter ocorrido pelas injeções de anestesia local e disse que iriam desinchar e não me deu nenhum medicamento.
    Minhas perguntas são:
    1) É possível gerar tromboses em anestesias locais no anus ou nos variados procedimentos cirúrgicos existentes nessa região pela própria manipulação/esgaçamento feitos no local?
    2) O que vc acha do método THD?
    3) Porque o antiinflamatório não é usado mesmo quando a dor diminui já que a trombose é um processo inflamatório?
    4) Porque medicamentos que “afinam o sangue” ou que diminuam a agregação plaquetária como a aspirina não são indicados para esses casos já que o trombo é um coágulo e na minha leiga opinião poderiam ajudar a dissolve-lo?
    Desde já agradeço a atenção.
    Daniel

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Daniel:
      1)trombose hemorroidária pode ser consequência da manipulação e instrumentação anal transoperatória;
      2)não tenho experiência com a técnica, portanto, não opino. Tive acesso a um trabalho científico que não indica o método para hemorróidas de terceiro grau;
      3)não existem benefícios no seu emprego prolongado, passados alguns dias do início do quadro agudo;
      4)o ácido acetilsalicílico não atua na “dissolução” dos trombos.

      • Daniel Says:

        Obrigado pelas respostas. Qual seria então a indicação do thd? Até o momento para mim funcionou. No site do thd diz que é para II, III e IV graus.

      • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

        Prezado Daniel:
        Quando, em 1996, estive realizando curso de Pós-Graduação no Saint Mark’s Hospital em Londres, uma médica, durante uma conferência sobre fissura anal crônica, afirmou, de maneira arrogante, que o tratamento cirúrgico dessa doença era coisa do passado, em virtude do recente descobrimento da obtenção da sua cura com a aplicação tópica de nitroglicerina. Alguns anos depois, alguns trabalhos realizados revelavam que a cicatrização da fissura com o emprego desse fármaco apresentava índices ligeiramente superiores àqueles obtidos com o uso de placebo. Navegando pela Internet, encontrei uma matéria no endereço do H. Albert Einsten, publicado em setembro de 2010, comunicando a oferta do método THD pela instituição. O que quero dizer com tudo isso? Ainda é muito cedo para que possamos avaliar os resultados a longo prazo dessa técnica cirúrgica no tratamento da doença hemorroidária em nosso meio.

  45. Edgard Says:

    Olá Dr. Gustavo. Tenho 27 anos e domingo reparei quando estava tomando banho que tinha uma bolinha perto do meu anus. Saiu uma hemorróida externa com sangramento. Ela incomoda quando estou sentado, porém quando defeco não reparo sangue na privada. Hoje fui em um proctologista, após a análise clínica ele me aconselhou a marcar uma cirurgia de laser com urgência no outro dia para resolver e meu plano de saúde não cobre isso, disse que tenho uma hemorroida com trombose e não para de sair sangue pelo anus. Como não conheço o médico, fui por pesquisa dele no catálogo do meu plano estou receoso sobre isso além de estar com muito medo. Tenho outro médico amanhã para ter uma segunda opinião, porém também não sei se ele é bom. Gostaria de saber sua opinião sobre esse caso.

    Gostaria também de parabenizá-lo pelas respostas dos comentários, Fiquei abismado com o tanto de comentários respondidos pelo senhor. Parabéns pela iniciativa.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Edgar:
      Desculpe-me pela resposta tardia. Estava no exterior e, talvez, você já tenha sido até operado. Mas, mesmo agora, uma análise do seu caso é interessante, pelo menos, como orientação para as diversas pessoas que acessam este “blog”. Inicialmente, uma trombose hemorroidária externa, na ausência de uma complicação grave, naturalmente apresenta uma resolução espontânea. Em segundo lugar, segundo o médico americano Martin Makary, comentarista das redes de TV CNN e FoxNews, que atualmente atende no Hospital Johns Hopkins, em Baltimore, “a história demonstra que nós, os médicos, raramente resistimos à tentação de uma nova tecnologia – principalmente se lucramos com ela”. Nem tudo que é novo é melhor para a saúde. Da mesma forma, nem tudo que é melhor para o paciente, é melhor para o médico, e vice-versa. Para finalizar, sempre pergunte, e o seu caso se presta bem para isso, se existe necessidade desse procedimento agora, e se não existe tratamento clínico para o mesmo. Não satisfeito, procure uma segunda opinião.
      A propósito, o Hospital Moinhos de Vento, local aonde mais realizo colonoscopias e cirurgias, é afiliado a JOHNS HOPKINS MEDICINE INTERNATIONAL.

      • Edgard Says:

        Olá Dr. Gustavo. Primeiro agradeço sua resposta e não foi nem um pouco tardia. Fui em outro médico que me tranquilizou e me passou um tratamento clínico para ser feito em casa, limpando com água oxigenada e utilizando a pomada trombofob para expelir o sangue da trombose e deixando o organismo trabalhar naturalmente para a resolução da hemorroida. Está dando certo, está diminuindo a cada dia, tanto o sangue quanto o tamanho quase não aparecendo mais.

        O primeiro médico ao invés de me tranquilizar e explicar o que estava acontecendo já partiu para a solução cirúrgica, dando poucas informações sobre meu problema, mesmo eu perguntando para ele, o que eu como paciente achei bem agressivo. Com as pesquisas que fiz pelo google e também lendo os comentários feitos nesse post vi que muitas pessoas fazem a cirurgia sem tentar um tratamento não cirúrgico e lendo seu post vi que sua posição sobre cirurgia é somente para casos graves o que foi um posição que me ajudou a procurar um segundo médico para ter uma opinião antes de fazer qualquer ação que demoraria dias para me recuperar.

        Nunca encontrei nenhum blog, site ou portal que o colunista fosse tão ativo assim nos comentários dos leitores. Parabéns pela grande iniciativa em dedicar um tempo nessas dúvidas.
        Grande abraço de um fan.

      • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

        Prezado Edgard:
        Inicialmente, fico muito feliz que tenha obtido uma orientação mais adequada e menos invasiva para solução do seu quadro agudo. Agradeço, sinceramente, também, sua consideração e apreço, traduzidas nas palavras dessa sua correspondência. Não menos importante, é o relato dessa sua experiência que, certamente, contribuirá para que pessoas que acessam este “blog” reavaliem suas decisões ante propostas de tratamento apresentadas pelo médico. Para finalizar, vou apresentar observações de dois médicos americanos, retiradas de uma matéria sobre saúde publicada em uma revista brasileira de grande circulação:

        Você deveria saber que praticamente todos cirurgiões tem um conflito financeiro inerente de interesse. Isto, porque eles recebem aproximadamente dez vezes mais dinheiro para realizar cirurgias do que para manejar sua doença conservadoramente.
        James Rickert, MD, cirurgião ortopedista de Bedford, Indiana

        Sempre pergunte sobre tratamentos não-cirúrgicos, e se há algo de errado em esperar um pouco mais. Cirurgiões são atarefados e eles gostam de operar. Um professor de minha Residência diria, ‘Não existe nada mais perigoso do que um cirurgião com uma sala cirúrgica à disposição e uma hipoteca para pagar’.
        Kevin B. Jones, MD, autor do livro What Doctors Cannot Tell You: Clarity, Confidence and Uncertainty in Medicine

  46. Sheila Says:

    Prezado Dr Gustavo

    operei ha 4 dias de trombose hemoroidaria externa, aquela que nao da ponto somente retira os mamilos… desde entao mudei a alimentação, ao evacuar sinto muita dor e não consigo, fui ao hospital para fazer o procedimento que faz as fezes dissolverem.. neste dia após esse procedimento consegui evacuar em pé.. mas no outro dia já não consegui novamente gostaria de saber quanto tempo em media permanece essa dor ao evacuar?
    desde ja agradeço

  47. Antonio alves Says:

    s DR estou com trombose estou tomando flavonid e hoje quando evacuei saiu um sangue pisado

  48. kennenth Says:

    DR: estou com uma bolinha tipo um calo ou um caroço,ele doi muito mais não sangra oque pode ser ? ou oque eu posso fazer para curar ?

  49. Guilherme Says:

    Bom tarde Dr. Gustavo,
    Parabéns pelo blog. Li diversos relatos aqui o que me encorajou a escrever também minha experiência e dúvida.
    Utilizo por orientação da minha nutricionista um complemento manipulado com uma baixa dosagem de orlistat e após o consumo de carne de porco(exagerei no dia) tive uma forte diarréia durante dois dias seguidos, o que me gerou o aparecimento de uma hemorroida que evoluiu para um trombo. Isso tem uns 40 dias. Tratei em casa inicialmente com pomada hemovirtus que aliviou consideravelmente o incomodo e tomei voltaren durante uma semana. Nao tenho mais nenhuma dor, nem ao evacuar, porém ainda ficou um pequeno carocinho meio duro que percebo ao fazer a higiene local no banho. Pelo que li aqui, sua percepcao é que é normal esse carocinho ( deve ser sangue coagulado) e ele deve sumir em algumas semanas mais, certo? Parei com minhas atividades físicas e aumentei também o consumo de água, frutas e cereais integrais. Isso realmente ajuda bastante a regularizar o intestino. Sucesso e mais uma vez parabéns pelo trabalho!

    • Guilherme Says:

      Dr.Gustavo, bom dia! Relatei acima meu caso particular e gostaria de complementar que tomei Voltaren alguns dias e ajudou a reduzir o caroço, porém nao o extirpou e ontem percebi um novo trombo.
      O senhor tem indicação de algum especialista na cidade de SP a quem eu possa procurar?
      Obrigado e parabéns novamente pelo blog.

  50. manoela leticia Says:

    Olá doutor. Estou com uma trombose hemorroidária, porém quando vou fazer minha higiene muitas vezes sinto que diminuiu bastante, depois de uns dias ela volta! aí doi novamente, começa tudo denovo. Estou tratando com uma pomada (Proctyl) que alivia muito a dor e desincha até quase desaparecer. O problema é que se eu não passo a pomada um dia ou minhas fezes estao um pouco mais secas, parece que volta. Isso é normal? Vou ter isso pra sempre? Obrigada.

  51. silvia Says:

    ola Dr.
    ha dois dias percebi uma pequena bola minima coisa maior que um caroço de feijao ao redor do meu anus, paresce tbm com uma bolha , é da cor da minha pele(sou morena)
    naum doi, só percebi qndo estava tomando banho e na hora de lavar meu anus senti essa bolha qndo puxei doeu ai percebi q estava grudada , fiquei muito assustada, fui ver no espelho e era essa bolha ,
    mais no dia seguinte ela ja estava bem pequena e mucha
    doi bem poko qndo passo o papel higienico
    oque sera que é???
    pode ser hemorroidas?
    OBS: tem uns 30 dias que fiz uma curetagem….
    espero seu retorno, Grata!!!

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Silvia:
      “O que será, que será?” faz-me recordar Chico Buarque. Como ele, também fico em dúvida. Brincadeiras à parte, para você, a resposta já oferecida para outros em casos semelhantes: uma consulta médica presencial será esclarecedora.

  52. Cristina Says:

    Dr boa tarde, bom está acontecendo a coisa horrível, a 3 anos atrás eu fiz uma cirurgia se trombose hemorroidária,bom ate semana passada estava tudo bem meu intestino funcionando regulamente,mais dessa semana pra cá estou sentindo muita muita dor e uma hemorroidas externa, ela ta enorme me encomoda em tudo dou muito,queria muito saber o que posso fazer na minha casa para aliviar, ja li tanta coisa mais tenho medo de sair fazendo tudo, e queria também perguntar se o banho de assento e gelado morno ou quente, e se realmente compressa de gelo ajuda.
    Obrigado espero sua resposta…

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Cristina:
      Peço desculpas pela demora na resposta, mas estive no exterior em abril deste ano. De qualquer forma, as orientações relacionadas ao tratamento conservador dessa doença aguda são encontradas no “post”. A propósito, os casos de trombose hemorroidária externa podem ser reincidentes, quer a pessoa tenha sido submetida previamente a tratamento cirúrgico, ou não.

  53. Eliani Says:

    Dr Gustavo,Bom dia!Estava aqui lendo seu blog e achei muito interessante.No meu caso,fiz uma hemorroidectomia há 27 dias.Tive muita secreção,mas cessaram,mas o que tem me incomodado mesmo é a dor após evacuar,pois é muito intensa.Estou com consulta de retorno marcada para o dia 9/04.Minha pergunta é a seguinte:É normal sentir essas dores após evacuar?Desde já agradeço.Sucesso!!

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Eliani:
      Como retornei apenas ontem dos Estados Unidos, respondo seu comentário tardiamente. Após vinte e sete dias de período de pós-operatório de hemorroidectomia, o mais provável é que a dor esteja relacionada com ferimento que ainda não tenha cicatrizado, podendo até constituir uma fissura anal residual. Informe-nos sobre o resultado de sua consulta.

  54. Cleber Says:

    Olá Dr. Gustavo, Boa Noite. Primeiro agradeço às informações disponibilizadas. Há dois dias de repente pela manhã percebo uma saliência na parte externa do ânus, analisando percebi um “bolha azulada” que me preocupou. Pesquisando pela internet vi que se parece muito com uma trombose ou mesmo com uma hemorroida externa. Não sinto dor intensa, não sangra, apenas sinto ela e incomoda um pouco (parece haver um pequeno ardor também e quando me mexo parece furar levemente).
    Se possível poderia me dá um parecer rápido do que poderia ser?
    Desde já agradeço.

  55. Antonio Silva Says:

    Boas
    Ganhei uma externa e esta bastante dura a 2 dias!
    O que devo fazer ir ao medico ou esperar mais 1 ,2 dias?

  56. Mariana Says:

    Bom dia Dr. Gustavo, há 5 dias me apareceu uma trombose hemorroidária externa, estou gravida de 40 semanas e ganharei meu bebe de parto normal até este final de semana. Estou tratando com ultraproct e fazendo banhos de assento, a dor minimizou um pouco, porem o coagulo continua igual. Pergunto se com o trabalho de parto este coágulo irá piorar ( aumentar ), e para desaparecer preciso tomar anti inflamatórios juntamente com a pomada e manter a região anal sempre limpa.
    Grata

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Mariana:
      Como somente retornei de viagem ontem, apenas hoje escrevo para esclarecer essas dúvidas. De qualquer forma, parabéns, e espero que tudo tenha corrido muito bem por ocasião do parto. ULTRAPROCT e banhos-de-assento não aceleram a resolução do problema. A trombose pode demorar mais de um mês para desaparecer. Além disso, pode haver uma reagudização do quadro por ocasião do trabalho de parto.

  57. Silvia Says:

    Dr Gustavo, bom dia, tenho trombose hemorrodaira, já fui há vários médicos, mas sem sucesso. quando não está inflamada, ela sempre fica uma pele para fora.
    nesta semana especificamente está muito, mas muito inflamada, e de ontem para hoje começou a sangrar, sangue vivo, estou usando a pomada policresuleno + cloridrato de cinchocaína. mas não está adiantando muito, lembro que no ano passado fui no procto e ele me receitou um anti inflamatório,para tomar, juntamente com esta pomada, mas perdi a receita e não sei qual o comprimido, sei que foi eficaz, ou seja em 3 ou 4 dias já estava bem. O Dr. sabe me informar qual o anti inflamatório eu uso para alívio tanto da dor quanto da inflamação??, obrigada dr.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Silvia:
      Desculpe-me pela resposta tardia. Entretanto, emprego medicamentos analgésicos e antiinflamatórios, quando necessário, na ausência de contra-indicações, nos casos de trombose hemorroidária externa. Não indico esse tratamento tópico. O ideal é que consulte com um especialista.

  58. Denise Xavier Says:

    Bom dia, Dr. Estou no período pós operatório de uma hemorroidectomia. Aliás, da segunda cirurgia do tipo a que sou submetida ( Em nov/2011-gestante de 7 meses- e março/2014. Minhas dúvidas são as seguintes:
    Estou numa dieta laxativa. As fezes devem ser pastosas ou mais parecidas com diarréia?

    Dores nas pernas pode ser decorrente da situação atual?

    Se eu avacuar mais de duas vezes ao dia prejudica a cicatrização?

    Dores nas costas também podem estar relacionadas ao período?

    Devo ficar mais deitada ou preciso me movimentar?

    Informações quanto aos medicamentos:
    .Proctyl pomada 3x a.d.
    .Tandrilax comp 2x a. d.
    .Toragesic 3x a.d.
    .Xilocaína gel 2% após evacuar.
    .Plantaben 1x a.d.
    Dieta laxativa

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Denise:
      As fezes não devem ser pastosas, muito menos, líquidas. Devem ser formadas e macias, pois as evacuações servem para dilatar o ânus, evitando cicatrizações com vício, determinando estenose (estreitamento) e fissuras anais residuais. Dores nos membros inferiores não são incomuns em pacientes com doença hemorroidária. Se as fezes forem formadas, duas a três evacuações diárias não trarão prejuízo. Desconheço a razão para dores nas costas relacionadas diretamente com a cirurgia em si. Em se tratanto do dia a dia, movimentação normal.

  59. Adalberon Says:

    Dr. Gustavo, sofro de hemorroidas interna e estou em crise a 5 dias e estou tomando venaflon, mas não está surtindo efeito, devo mudar de remédio para tentar aliviar a dor, pois dói muito
    Quando vou defecar, e sangra.

  60. Rodrigo Says:

    Olá Doutor, fui diagnosticado com hemorróidas de 1 grau, fiz hemorroidectomia a 1 semana, onde minha médica relatou que tirou 3 hemorróidas, porém hoje no 7 dia pós-cirurgia notei a presença de uma protuberância pequena dura e sensível, pelo que li a respeito se trata de uma trombose, gostaria de saber se isso ocorreu devido a cirurgia? Se isso é normal acontecer pós-cirurgia? Essa trombose tem tratamento clínico ou terei que me submeter a outra intervenção cirúrgica?

  61. Éliton Says:

    Bom dia Dr. Gustavo. Fiz a hemorroidectomia há 7 dias. O inchaço está diminuindo devagar e o local que estava a veia trombosada, que foi retirada, ainda está muito dolorido e, mesmo usando os medicamentos receitados, não há sinais visíveis de cicatrização. Vou retirar os pontos da cirurgia daqui há 2 dias, para retornar ao trabalho aos 15 dias após a cirurgia. Meu médico diz que é assim mesmo e que, nesse ritmo, vou me recuperar a tempo de voltar ao trabalho. Eu trabalho 8 horas por dia sentado. Gostaria de saber também a sua opinião profissional, através de meu relato, se minha recuperação está num padrão parecido com o de outros pacientes ou devo me preocupar e, pela sua experiência com outros pacientes, se , no trabalho, poderei sentar normalmente ou terei que utilizar um assento acolchoado. Grato.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Éliton:
      Não emprego a técnica fechada para hemorroidectomia, portanto não tenho experiência com a mesma. Habitualmente, após duas semanas, o paciente deve perceber dor anal, de bem menor intensidade do que nos primeiros dias após a cirurgia, apenas para evacuar.

  62. thayna silva Says:

    Dr eu gostaria de lhe perguntar se fumar agrava a trombose hemorroidaria e se o sexo anal pode acarretar em uma possivel trombose hemorroidaria? Obrigado por esse espaço e parabens pelo blog!!!

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Thayna:
      Não tenho conhecimento sobre a relação tabagismo e trombose hemorroidária externa, especificamente. Por isso, deixarei para responder essa sua primeira dúvida, posteriormente. Já, em relação à segunda pergunta, sim, relação sexual anal pode desencadear essa doença aguda, além de outras.

  63. Anderson Says:

    Olá Dr. Gustavo! Tive uma trombose e passei por cirurgia há 11 dias, graças a Deus estou me recuperando bem, estou utilizando Proctosan, pomada muito boa, mas que ultimamente observando a cicatrização e ardência local me fez pensar em utilizar Bepantol Baby. Será que nessa fase de recuperação devemos utilizar outra pomada? Obrigado pela atenção

  64. michely silva Says:

    Dr é normal o supositorio profenid arder muito no trombo hemorroidario quando se faz seu uso? Isso é normal?

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Michely:
      Não encontrei relato algum na literatura médica sobre efeitos colaterais locais do supositório de cetoprofeno, mas não entendo a razão de empregar essa via de administração, quando você apresenta um quadro agudo doloroso anal.

  65. michely silva Says:

    Dr ontem fui na urgencia do hospital pois estava sentindo muitas dores, mais o medico de plantao me passou uma injeçao de dipirona e outra de voltaren isso aliviou muito as dores, e ele falou q nao precisava fazer incisao pq o tromo ira sumir sozinho entao mandou q eu usasse supositorio de voltaren duas vezes ao dia, ate agora estou melhor das dores mais o trombo nada de dezinxar e ainda doi quando uso o supositorio. Tomara a deus q esse trombo suma logo!!

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Michely:
      Por que empregar supositório de VOLTAREN, ao invés de administrá-lo via oral, na vigência de uma trombose hemorroidária externa. Os efeitos desejáveis e indesejáveis são os mesmos, e deve ser difícil introduzir um supositório quando se está com muita dor no ânus.

  66. michely silva Says:

    Dr minha trombose h. Se localiza dentro do anus e so consigo tocar o carocinho no momento da evacuaçao por isso me doe muito defecar pois quando termino ela entra e parece q vou desmaiar de tanta dor q depois me percegui por horas. Dr nao fica mais dificil de drenar o sangue no hospital por causa da localizaçao? Eu ainda nao fui com medo da dor pois eu nao consigo nem sentar!!

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Michely:
      Desculpe-me pela resposta tardia, mas tendo retornado dos Estados Unidos ontem, somente hoje verifiquei seu comentário. A trombose hemorroidária externa, apesar de parte do termo indicar situação aparente, visível externamente, pode ter localização na parte mais inferior, revestida por pele, do canal anal, portanto, internamente. O tratamento cirúrgico, dependendo do caso, poderá ser feito com anestesia local, exclusivamente, ou acompanhada de sedação, neste caso, em ambiente hospitalar.

  67. michely silva Says:

    Dr eu tenho mais uma duvida minha trombose hemorroidaria surgiu devida a minha gravidez pois minha barriga era enorme e minha filha nasceu com 4 kg pois bem eu nunca tive problemas com hemorroidas antes disso eu gostaria de saber se por conta dessa trombose fica mais facil eu ter esse evento denovo mais q outras pessoas q nunca tiveram?? Agradeço desde ja se poder me responder um abraço!!!

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Michely:
      Alguns trabalhos científicos concluem que a trombose hemorroidária externa pode ser desencadeada por ocasião do trabalho de parto (período de expulsão do feto) e que um percentual variável, porém pequeno, de indivíduos tende a apresentar recorrência desse quadro agudo hemorroidário. Alguns trabalhos também demonstram que o tratamento cirúrgico diminui a recidiva quando em comparação com os casos manejados clinicamente. Não encontrei nenhum artigo que avalie a possibilidade de recidiva em mulheres grávidas, ou não, que já tiveram essa moléstia por ocasião de gestações anteriores.

      • michely silva Says:

        Obrigada dr por mim responder eu estou com muito medo de ter esse problema novamente, eu estou a 20 dias sofrendo com trombose hemortoidaria todo dia quando evacuo choro muito pois as dores sao horriveis e permanecem por horas nao pude nem cuidar da minha bb estou aqui chorando de dor e minha mae esta cuidando dela enquanto melhoro nao sei ate quando vou ficar sofrendo assim!! Tenho 25 anos e nao vou querer outro filho nunca mais se tiver q passar por isso novamente!!

    • Jacqueline Says:

      Dr. Tenho hemorróidas externas fui ao proctologista e ele me receitou o laxante lasene, e um remedio chamado venalot e uma pomada Xyloproct mas de nada adiantou ja fazem 4 meses que estou usando esses medicamentos e nada ele queria me operar mas apesar de ter mudado radicalmente minha alimentaçao meu intestino nao funciona bem ja tentei tambem o plantabem mas ele enduce mais ainda as fezes o unico que esta adiantando é esse lasene mas mesmo assim sinto dor na hora de evacuar e por isso fico com medo de operar e ter mais dificuldade ainda para evacuar ou até mesmo elas voltarem a aparecer por favor me ajuda estou sofrendo de mais e não aguento

      • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

        Prezada Jacqueline:
        Desculpe a resposta tardia, embora eu já tenha escrito que este “blog” não se preste para consultas. Entretanto, dor anal intensa ao evacuar, na maioria das vezes, está relacionada à fissura anal.

  68. Paulo Says:

    Dr Gustavo , Boa noite ! li a maioria das perguntas e respostas, mas preciso lhe fazer uma pergunta que não achei … passei várias vezes por este tipo de situação e procurei estudar e pesquisar sobre o mesmo até que cheguei a Plantago ovata muito recomendada por médicos no tratamento e na cura, iniciei o uso da mesma e realmente facilitou muito a evacuação , mas minha duvida é : Posso continuar usando esse tipo de fibra para reorganizar meu intestino ? não irá acarretar em outros problemas com um consumo diário ? Muito obrigado pela atenção .

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Paulo:
      Não encontrei dados na literatura médica contrários ao uso de Plantago por longo prazo. Entretanto, reações alérgicas ao Psyllium foram relatadas. Lembrar que alguns produtos contêm aspartame e são contra-indicados em pacientes com fenilcetonúria.

  69. michely silva Says:

    Estou amando seu blog parabens pos tirando minha familia vc é o unico para quem expressei o meu problema ja q o medico q me atendeu é um clinico geral nossa cidade nao dispoe de medico proctologista pelo sus. O q é triste para minha situaçao!!!

  70. michely silva Says:

    Dr eu gostaria de tirar uma duvida eu estou com trombose hemorroidaria externa como ja tinha lhe falado anteriormente, minha duvida é eu posso manter relaçoes normal com meu marido ou pode agravar a situaçao ja q ainda esta inflamado? Fico agradecida se poder me responder!

  71. Bruno Says:

    Desculpe ter mandando duas mensagens iguais..

    Abraços.. parabéns pelo site.

  72. Bruno Says:

    Bom dia Dr.
    Tire uma duvida minha , estou com uma trombose hemorrodiaria conforme meu proctologista, ela já se rompeu e estou com sangramento, mais já esta diminuindo espontaneamente, agora de ontem pra hoje estou com uma coceira será que é por que esta no processo de cicatrização? Ele me passou a pomada novacort, vou começar a usar hoje.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Bruno:
      Prurido (coceira) no local pode estar relacionado com cicatrização ou com umidade local, em virtude da trombose hemorroidária externa ulcerada. Higiene anal com água em jato (bidê ou ducha higiênica) e proteção da região com gaze constituem as medidas necessárias para o tratamento adequado desse quadro agudo.

  73. thayna Says:

    Dr estou sofrendo muito com trombose externa so q a minha fica dentro do anus e quando vou evacuar ela retorna para dentro e a dor é insuportavel ja to sofrendo a ums dez dias e a dor nao passa sempre q uso o banheiro doi muito e fica doendo por horas. Eu gostaria de saber se essa dor demora muito tempo para sumir quando poderei ir ao banheiro sem tanta dor? Eu tomo daflon e dolamin mais as dores persistem nao consigo nem fazer minhas tarefas domesticas e choro muito de tanta dor latejante e queimando!

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Thayna:
      Se você está empregando tratamento medicamentoso, muito provavelmente já consultou para obter a solução do problema. Quando a dor é muito intensa, no caso da trombose hemorroidária, o tratamento cirúrgico pode ser a melhor solução.

  74. michely silva Says:

    Dr vc sabe me explicar se a vacina triplice viral pode agravar a trombose externa pois tomei uma ontem e minhas dores almentaram terrivelmente. Fico grata por sua atençao!!!!

  75. Tiago Says:

    Olá, estou com uma dúvida, há uns 3 meses ou 4, eu pude perceber uma protuberância no anus após avacuar, não tenho certeza se eu já tinha antes disso. A questão é que meu metabolismo ou minha dieta, me faz evacuar apenas uma vez por semana, isso quando não passo 7 dias direto sem ir.

    Logo após a primeira vez que senti uma protuberância, ela sumiu em mais ou menos dois dias, era indolor, só incomodava um pouco.

    Após isso, as próximas vezes eu já podia sentir duas protuberâncias, mas ainda eram indolor. E cada vez parecia ficar menor. Mas ontem, eu evacuei e ela voltou, na hora de tomar banho notei que novamente os dois estavam lá. Mas dessa vez, durante a noite o incômodo começou. Já esta melhorando, mas é a primeira vez que elas me causam dor ou incômodo. O que posso fazer? Eu não gostaria de passar por cirurgia ou coisas de recuperação lenta, gostaria de saber se a ligadura elástica funciona para hemorróidas externas, assim facilitaria pra mim.

    Caso não, o que posso fazer?

    Desculpe o tamanho do texto, mas preciso realmente de ajuda.

  76. michely silva Says:

    Dr obrigada poor seus conselhos passei em um medico nesta segunda e esse me prescreveu daflon e dalomin estou tomando e me sinto bem melhor dass dores espero q esse tratamento seja eficaz. Muito grata e parabens pelo seu blog!!!

  77. José de Almeida Says:

    Dr. Tive um saneamento após evacuar faz 8 dias e esse sangraamento persiste. Fui ao proctologista ele disse quee é tombose. Logo receitou a pomada tromobofob. Entretanto, vi que esta é composta por heparina, esta não usei ainda estou com medo da pomada intensificar o sangramento. Há esse risco ou é assim mesmo.
    Grato

  78. Bruno Says:

    Bom dia, dr.
    Estava sentindo dores e nessa sexta eu fui a um proctologista e ele disse que eu estava com uma trombose hemorrodiaria..So que depois de ter sido examinado começou a ter um sangramento, que nao para de pouca quantidade..Será porque na hora o medico mexeu e rompeu? Qual é a melhor pomada para isso?Estou usando procto glyvenol e tomando daflon..

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Bruno:
      Se o sangramento é consequência da trombose hemorroidária externa, a pele sobre a mesma deve ter ulcerado. O sangramento, neste caso, cessará espontaneamente, assim como ocorrerá a resolução completa do quadro agudo. No consultório, não indico medicamentos outros, exceto para o tratamento da dor.

  79. michely silva Says:

    dr. eu tive minha filha de perto cesario a 25 dias e depois disso faz 15 dias q estou sofrendo com uma hemorroida externa trombosada eu choro ai ir ao banheiro pois doi muito estou usando hemovirtus mais nao vejo resultado continuo sentindo muita dor o q eu posso fazer para aliviar as dores pois estou tambem com uma operaçao de cesaria e uma bb para cuidar mais as dores nao deixam??

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Michely:
      O correto é você ser avaliada por um médico especialista. Quando a dor é muito intensa, não tendo alívio adequado com o tratamento medicamentoso, uma alternativa possível é o tratamento cirúrgico.

      • michely silva Says:

        Obrigada dr eu gostaria de saber se as dores demoram muito tempo para sumir ou ainda tenho q sofrer muito mais até desinflamar? Tem algum analgesico oral q posso tomar para aliviar as dores?

      • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

        Prezada Michely:
        Segundo alguns autores, a dor é mais intensa até cinco dias após o início do quadro, embora intensidade e duração variem, levando-se em consideração a magnitude da doença aguda, além da sensibilidade de cada pessoa. No que concerne ao tratamento, consulte para orientação adequada para seu caso específico.

  80. Jonas Says:

    Olá, Dr. Gustavo. Há pouco mais de um mês, submeti-me a uma cirurgia e, depois de alguns dias sem conseguir evacuar, acabei forçando e percebi o surgimento de uma trombose hemorroidária. Comecei a passar a pomada hemovirtus, porém o problema não desapareceu. Mesmo não sentindo dores ou coceiras na região anal, marquei consulta com urologista, que receitou a um comprimido de melocox 15 mg por dia e que eu aplicasse, diariamente, a pomada Xyloproct. Passaram-se 10 (dez) dias desde então e percebi uma diminuição mediana do trombo, que permanece rígido. Não obstante, agendei retorno ao consultório do urologista para a próxima semana. Segundo ele, caso o trombo não desaparecesse em 15 (quinze) dias (contados do início do tratamento), seria necessária a realização de intervenção cirúrgica. Estou bastante preocupado e receoso e por isso indago se o tratamento ministrado, caso continuado, ou então algum outro tratamento pode fazer desaparecer o trombo hemorroidário. Obrigado pela atenção. Abraço.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Jonas:
      Se o diagnóstico é trombose hemorroidária externa, não entendo a razão de haver consultado com um urologista. Essa moléstia é da competência de um médico proctologista ou coloproctologista, como queira. Na minha experiência, XYLOPROCT pomada e HEMOVIRTUS pomada não têm indicação de uso nessa moléstia aguda. MELOCOX (meloxicam) é um medicamento anti-inflamatório não-esteróide, com propriedades analgésicas, que poderá ser empregado apenas durante o período da doença em que houver dor. A resolução completa e espontânea da trombose hemorroidária externa poderá demorar mais de trinta dias. Portanto, sua persistência após mais de duas semanas não é indicação absoluta de cirurgia.

  81. Mirian Says:

    Dr. estou passando por um quadro de Hemorroida trombosada há mais de uma semana. Estou passando 2x ao dia pomada proctyl, tomando 3 comprimidos ao dia de Dolamin e, Melocox 01 vez ao dia, ha tres dias. Não questiono os medicamentos, mas, o profissional que me atendeu me disse que seria apenas uma tentativa e que se não melhorar em cinco dias terei que passar por uma cirurgia para a retirada definitiva desta hemorroida. Não sei se entendi mal a sua matéria, mas pareceu-me um pouco mais simples do que me foi apresentado… sera que estou enganada? Nunca passei por nenhuma cirurgia, estou apavorada! Se puder me fornecer maiores esclarecimentos, lhe serei imensamente grata!

  82. David Says:

    Prezado Doutor Gustavo,
    Obrigado pelo texto tão rico em informações. Escrevo para tentar obter uma alternativa definitiva ao meu problema. Sofro de trombose hemorroidária externa há 20 anos (tenho 39 anos), e absolutamente todos os episódios do problema (em média 3 ao longo do ano) vieram de evacuação de fezes duras, que ferem o ânus, geram sangramento, e de 1 a 12 horas depois, o trombo aparece. Assim, nos últimos 5 anos tenho tentado um processo de reeducação: passei a consumir farelo de trigo, beber 2 ou mais litros de água, fazer jogging 3 vezes por semana. Para minha frustração, isso reduziu o problema mas não o resolveu. Não resolvo o que me parece ser o cerne (falo como leigo), que é minha prisão de ventre crônica (relacionada às fezes duras que geram ferimentos e propiciam os trombos). Nas fases que evacuo diariamente, não sofro problema nenhum, mas nos períodos em que demoro 3 ou mais dias para evacuar, as chances de trombose aumentam demais. O que eu poderia fazer para garantir por meios naturais um funcionamento mais “rápido” do intestino. Tudo o que já li (água, fibra, vegetais, atividade física, evitar laxantes pois eles “viciam” o intestino) melhora, mas não resolve! E, infelizmente, para mim, um único episódio de fezes duras pode gerar sofrimento que dura um mês! Desculpe-me pela mensagem longa e, desde já, muito obrigado!

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado David:
      Você já conseguiu estabelecer a relação causa-efeito dos seus quadros agudos hemorroidários. Agora, basta somente consultar com um médico especialista competente para que ele possa orientá-lo e tratá-lo adequadamente. Não existe uma maneira única de tratar constipação.

  83. Eduardo Dbo Says:

    Doutor tenho hemorroida mais nao me atrapalha nao doi nao sangra é como se eu estivesse sem nada ainda tem perigo?

  84. Rodrigo S. Says:

    Bom dia Doutor! Eu senti uma dor no ânus que começou hoje, e também apareceu uma bolinha inchada, o que o senhor acha que pode ser? Mandar email URGENTE!

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Rodrigo:
      Peço desculpas pela demora. De qualquer forma, a resposta é a mesma para comentários semelhantes: não são permitidas consultas virtuais pelos Conselhos de Medicina.

    • jonatas Says:

      dr. a 5 dias apareceu um inchaço em um lado do meu anus tipo uma veia acompanhado d coceira e uae ardencia não constantes, nao tem sangramento, isso sao hemorroidas? sou praticante d muay thai e musculação, devo para minhas atividades, na maio1 parte do tempo nao sinto nada, as vezes uma coceira.

      • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

        Prezado Jonatas:
        Não vou elaborar nenhuma hipótese diagnóstica, pois o correto é que você obtenha um diagnóstico através de uma consulta. Entretanto, empregue seu bom senso, sua sensibilidade, e perceba se sua atividade física exacerba as manifestações do seu quadro agudo.

  85. Daniel Orths Says:

    Gostaria de saber se em caso de “trombose hemorroidária externa” é natural dores em uma das pernas? Queria entender também quais seriam os riscos desse tipo de hemorroida.
    Obrigado!

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Daniel:
      É uma queixa frequente, a irradiação da dor anal para a face posterior da coxa na trombose hemorroidária externa. Isto ocorre porque a inervação sensitiva dessas regiões é dada pelo plexo nervoso sacral. Habitualmente, esse quadro agudo hemorroidário não evolui para complicações graves, exceto se houver infecção secundária sobreposta a alguma área com necrose. Não existe risco de embolia pulmonar, complicação grave que pode ocorrer na trombose venosa profunda dos membros inferiores.

  86. geovani farias Says:

    Oi doutor eu no ano passado tive essa trombose externa nao imaginava oque era estava com muitas dores e fui ao hospital publico chegando ao mesmo me consultei com uma medica acho que era clinico geral falando sobre oque estava acontecendo ela me levou para uma sala olhou e disse que ia fazer um pequeno procedimento …..ela passou algo cortante fasendo um pequeno furo ou corte saiu muito sangue acho que ela drenou o sangue.. logo oque tinha no meu anus muxou ….ela me liberou falando ainda vai encomodar um pouco mas vai melhorar nao me passou nenhum remedio e melhorou………agora novamente eu evacuei muitas vezes e por esta no trabalho usei papel e fiz força exageradamente chegando em casa estava com un pequeno incômodo fui tomar banho e me lavando pencebi aquela pequena bolinha esta do mesmo jeito do da primeira vez grand e doendo ….eu queria saber se o procedimento que essa medica tomou foi certo e se caso eu for au hospital eu posso falar do procedimento que a medica fez…oque o doutor acha qual sua opinião.

  87. linda Says:

    Dr Gustavo, estou c uma trombose hemorroidaria a uma semana, estou usando venalot h 6 vezes ao dia e banho de Asento… ja tem uma semana q a trombose apareceu… estou na dúvida de quando poderei voltar a malhar? Obrigada

  88. Erika Says:

    Obrigada pela atenção Dr Gustavo.
    Depois de ler alguns comentários que o senhor respondeu suspendi a pomada e o remédio,e já estou me sentindo bem melhor,e o sangramento diminuindo gradativamente.
    Doutor,ainda tenho uma dúvida:
    Preciso esperar o trombo desinchar totalmente para fazer sexo (vaginal)?
    Tenho medo pelos canais serem tão pertos e ser prejudicial.
    Mais uma vez,parabéns pelo trabalho e por ajudar tantas pessoas.

  89. Rafael Says:

    isso se cura sozinho ou é preciso ir ao medico? quanto tempo leva em média pra curar sem tratamento?

  90. Jessicaj Says:

    Dr estou gravida de 33 semanas e nao tenho nenhum problema de saude,fui ao procto e ele passou o tilatil,mas na bula percebi q gravidas nao podem tomar,minha obstetra esta de licenca,a minha duvida e se esse remedio vai trazer problemas p mim e pro meu nebe,se pufer mandar a resposta pro meu email… Obg

  91. Erika Says:

    Doutor desculpe o excesso de comentários,mais teclei em publicar sem querer.
    Minha última pergunta e sobre o sangramento,ele para totalmente em quanto tempo?
    Parabéns pelo trabalho doutor,é muito bom poder contar com a ajuda de alguém especializado para nos ajudar!

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Erika:
      Complementando, se o sangramento for consequência da ulceração da trombose hemorroidária externa, ele provavelmente cessará em menos de duas semanas. Quanto ao tempo para que você obtenha uma resolução completa da moléstia aguda, difícil antecipar, podendo demorar mais de trinta dias.

  92. Erika Says:

    Boa tarde doutor!
    Sempre tive intestino preso e ressecado.
    E hemorróidas internas,que sangrava e doía durante a evacuação,porém era uma dor moderada e logo passava.
    Há 7 dias atrás enquanto evacuava senti uma dor mais forte,e percebi ao fazer a higienização um peque nódulo.
    Fui ao médico,e ele disse ser trombose externa,e estou tomando a 3 dias DAFLON, e aplicando PROCTOX H.
    Não sinto dor,apenas um incômodo tenho um leve sangramento e prurido,isso sim incomoda bastante.
    Doutor,gostaria da sua opinião sobre os remédios que me foram receitados.
    E quanto tempo l

    externa, e estou toman edo a 3 d

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Erika:
      Na ausência de dor, não indico a utilização de medicamentos, habitualmente. Do meu particular ponto de vista, não vejo benefício algum no emprego desses preparados para doença hemorroidária na trombose hemorroidária externa. Inclusive, prurido é um dos efeitos adversos provocados pelo uso dessas pomadas.

  93. Raquia Says:

    Dr. Bom dia.
    Minha mãe (65 anos) está com uma hemorróida externa de grau 3 ou 4, não recordo ao certo. Já a levei em um especialista, mas gostaria de um esclarecimento, caso seja possível. A questão é a seguinte: além da hemorróida ela tem uma cistite intersticial que lhe causa muita dor. O urologista que a acompanha, descobriu que precisará desfazer o final de sua perineo (feita há mais de doze anos) pois criou uma fibrose que está lhe causando mais dores. Pedi ao proctologista que fizesse a retirada da hemorróida no mesmo dia que o médico (re) fizesse o final da perineo para evitar duas anestesias, dois gastos com hospital e etc. Na primeira consulta ele concordou, já que as duas cirurgias são próximas, o urologista tb gostou da ideia. Só que hoje quando fui marcar tudo, o proctologista disse q não faria mais juntas pois a de hemorróida sangra muito e tal. Gostei muito desse médico, o achei extremamente profissional. Mas enfim, serão dois gastos e será tudo particular. Com ele ficou quase seis mil e com o outro ficará mais uns cinco pq terei que pagar hospital, cirurgião etc. Você me aconselharia a procurar um proctologista que faça junto ou vc concorda com ele que não devem serem feitas as duas em um único momento? Essa cirurgia de hemorróida é tão seria assim? Abraços. Obrigada!

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Raquia:
      Inicialmente, os graus da doença hemorroidária estão relacionados ao componente interno: grau 3, para aquelas hemorróidas internas com prolapso, que necessitam de redução digital, e grau 4, para aquelas com prolapso permanente. Não vejo razão para que os dois procedimentos cirúrgicos não possam ser realizados sequencialmente, com o aproveitamento de uma mesma anestesia. Quais são os motivos alegados pelo proctologista? Informe-se.

  94. Bruno Costa Says:

    Boa Tarde !

    Doutor,

    no dia 31/12/2013 apareceu uma hemorroida externa, nunca havia tido essa externa. Apenas tinha um prurido as vezes, porém ao usar a pomada imescard resolvia.
    Dessa vez, tomei daflon 500 por 1 semana e usei a mesma pomada. Até essa data(1 semana) diminui, porém não sumiu.
    Qual pomada que devo usar? Devo tomar algum medicamento? Posso voltar a correr, pois desde que apareceu parei de correr.
    Sua ajuda será muito bem vinda, pois estou sem plano de saúde para me consultar !
    Obrigado

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Bruno:
      Já informei que este “blog” não é veículo para consultas médicas. Porém, posso fornecer algumas informações sobre trombose hemorroidária externa. Havendo dor, e não havendo contra-indicação, um medicamento analgésico e antiinflamatório, habitualmente, via oral, pode ser empregado. Higiene anal com jato d’água (bidê ou ducha higiênica), ao invés do famigerado papel higiênico. A propósito, higiene anal com papel é um equívoco cultural. Papel higiênico remove a maior parte das fezes e espalha o resto das mesmas na pele da região anal. Quanto à prática de esportes, não existe nada escrito a respeito, portanto, neste caso, deve prevalecer, em tese, o bom senso. Iniciar as atividades aos poucos, aumentando de intensidade, gradualmente.

  95. Débora Says:

    Boa tarde Dr, depois q uma trombose externa se rompe, quanto tempo leva para parar de sangrar??? Há necessidade de se continuar com pomadas??? A minha se rompeu na terça-feira, 24/12, e ate agora continua sangrando, não tenho mais dor e fui diagnosticada no dia 26/12, a dra disse q em 2 ou 3 dias pararia o sangramento e até agora nada, apesar de ser mínimo.

  96. Débora Says:

    Olá Dr. Gustavo, comecei com o caroço no ânus no domingo dia 22/12, muita dor. No dia 24/12 percebi sangue no papel higiênico e uma diminuição da dor. No dia 26/12 fui a uma proctologista que diagnosticou trombose externa e disse que ela já estava bem drenada e tentou drena-la ainda mais, porém, sem sucesso, a dor foi muito grande. Me receitou um anti-inflamatório de 8h em 8h, que não tive coragem de tomar por conta dos efeitos colaterais descritos na bula (remédio sublingual) e por estar tomando um outro anti-inflamatório para um problema na mão, além de uma pomada Xyloproct, que fica em geladeira, 3x ao dia. Minha dúvida é, quanto tempo pode durar esse sangramento, sou meio apavorada e já penso logo que pode ser algo grave? Raramente suja minha roupa íntima, é mais frequente no papel higiênico. A dor diminuiu 80%, porém ainda sinto algumas fisgadas, é normal???

  97. andre Says:

    Então Dr eu tenho a trombose hemorroidária externa e queria saber se eu poço ir a praia, ela esta pequena não sinto dores ao sentar e nem ao andar ou correr, mas eu também quero saber se ela demora para curar por que eu estou com ela a um poco menos de 1 mês e no começo ela esta um pouco inchada mas agora esta pequena e estou comendo frutas, legumes e etc corretamente…

  98. Eder Says:

    Dr. Bom dia! Tem 10 dias que fiz a Hemorroidectomia, estou bem agora, apenas sentido dor ao evacuar. Tive retenção urinaria e Constipação, mas agora meu intestino funciona normal. Queria saber se os pontos saem sozinhos e se posso ter relação sexual com minha esposa normalmente (por causa do esforço)?

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Eder:
      Desculpe-me pela sinceridade, mas por que você, assim como outros que me escrevem, não esclarecem suas dúvidas com os profissionais responsáveis pelos seus atendimentos? É muito mais prático e correto. Mas, vamos de qualquer maneira, tirar suas dúvidas. Se o fio empregado para as suturas for absorvível, não existe necessidade de remoção. Quanto às relações sexuais com sua esposa, nenhum problema, desde que ela não manipule sua região anal, para não dizer que falhei nas orientações.

  99. sabrina c. melo Says:

    anticoncepcionais agravam os problemas de hemorroidas externas ou trombose hemorroidaria?

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Sabrina:
      Embora existam referências ao risco aumentado de doença tromboembólica em mulheres que fazem uso de alguns anticoncepcionais, não encontrei referências em relação ao risco aumentado de doença hemorroidária e suas complicações nesses casos.

  100. Luciano Says:

    Olá qual o prazo médio para hemorroida externa sumir somente com uso de pomada usando proctosam 3 x ao dia ?????

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Luciano:
      No caso de trombose hemorroidária externa, não acredito que essa pomada tenha qualquer efeito em acelerar a resolução dessa moléstia aguda. Esta é variável de caso para caso, podendo ocorrer em menos de uma semana, ou demorar mais de um mês.

      • Luciano Says:

        Qual pomada creme ou medicamento que tem algum resultado na resolução desta moléstia, qual seria sua indicação??

      • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

        Prezado Luciano:
        No caso da trombose hemorroidária externa, na vigência de dor, ingesta de medicamentos analgésicos e antiinflamatórios. Alguns trabalhos científicos sugerem que cremes com medicamantos que promovem o relaxamento da musculatura esfincteriana interna anal seriam benéficos. Esteróides tópicos não têm sido bem avaliados, mas alguns especialistas sugerem seu emprego na forma de creme, ao invés de supositórios, duas vezes por dia, por não mais do que sete dias. De resto, medidas gerais para evacuar fezes formadas e macias, sem esforço, com higiene com jato d’água, após. Banhos-de-assento são recomendados para o alívio da dor por alguns profissionais.

  101. jefferson Says:

    Dr. parabéns pela iniciativa, estou com trombose anal, já passou a fase aguda. Malho pesado isso pode ter ocasionado tal enfermidade, tive uma outra vez anos atrás. Pode ser por causa do esforço na academia? fiquei dessa vez sem malhar, passado a fase aguda posso voltar a amalhar, mesmo o caroço não ter desaparecido por completo?

  102. Letícia Says:

    dr. minha drª. me indicou usar a pomada Proctyl, mas estou com receio de usar, nunca usei esse tipo de coisa. tenho medo de colocar demais. O QUE EU FAÇO?! estou desesperada!!!

  103. Leonardo Neto Says:

    Boa tarde Dr. Gustavo;

    Tenho um trombose hemorroidal que se externou o mamilo devido ao esforço ao evacuar, fui ao proctologista e ele me passou Uma fonte de fibras, beber mais agua, Hirudoid, Ultraproct LDO (supositório) e Diosmin 900mg, após 4 diasis dias ela se retraiu voltando para dentro por si só, não sinto dores, nem sequer sangra, minhas fezes já saem mais macia sem causar tanto esforço, mas mesmo assim quando evacuo faço a assepsia e coloco a pomada vejo que a veia está um pouquinho inchada e meio roxa (naquele tom de sangue coagulado), porem sou esportista e tenho que continuar com meus treinamentos para manter massa muscular, daí um mês e meio após vindo me medicando decidir continuar meu treinamento e ontem fiz um levantamento de peso moderado, logo após sentir vontade de ir ao banheiro realizar as necessidades e após ter feito com um pouco de pressão fui tomar banho e verifiquei que o mamilo se externou outra vez. O senhor acredita que ela se externou pelo esforço ao evacuar ou pelo levantamento de peso? o que o senhor me aconselha…devo continuar me medicando fito terapicamente e não treinar?! Pois não posso conviver sem treinar, sem levantar peso (musculação), eu preciso me livrar delas, será que se eu recorrer a técnica de cirurgia THD vou poder voltar a treinar após me recuperar?

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Leonardo:
      Como em outras situações semelhantes à sua, respondo: consulte com um médico especialista para uma adequada avaliação do seu caso, peça todas as informações sobre as possibilidades de tratamento e opte pela que julgar mais conveniente para você. Feliz 2014.

  104. Adele Barbosa Says:

    Boa tarde, sempre tive dificuldades para evacuar e muitas vezes, notava inchado mas com o tempo voltava ao normal, a poucos dias fiquei com o ânus dolorido e inchado, depois o inchaço passou mas continua uma pele mole e sem dor.

  105. Paulo Says:

    Olá Dr. Gustavo,
    Na último semana notei que estava com dor próximo a região anal, verifiquei no espelho e tinha uma pequena bolinha, em dois dias ela aumentou um pouco e começou a doer muito. Pesquisei na internet e notifiquei que se tratava de uma trombose externa. Comprei uma pomada Proctosan e um remédio chamado Daflon, comecei a tomar e em dois dias a dor sumiu, porém o nódulo permanece lá. Esta bem menos sensível, porém é grande.
    Parei de ingerir bebida alcoílica neste período e também parei de ir para a academia e capoeira que faço.
    Gostaria de tirar uma dúvida. Pelo que li a respeito as dores devem ir embora em uma semana, porém, a nodulação deverá desaparecer entre 4 e 6 semanas.
    Durante este período posso voltar pra academia, ou devo esperar até que a nodulação suma completamente?
    E em relação as bebidas posso tomar umas no fim de ano?
    Muito obrigado pela ajuda Doutor. Tentei agendar uma médico no SUS mas só para 2 meses, e infelizmente não tenho condições de ir em um particular.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Paulo:
      O reinício das atividades na academia, na vigência de uma trombose hemorroidária externa, dependerá da moléstia aguda, em si, e do tipo de exercício que será realizado. De qualquer maneira, em geral, sugiro que recomece de maneira menos intensa do que a sua prática habitual, observe como se sente, e, gradualmente, retorne à sua rotina. Em relação à ingesta de bebidas alcoólicas, não vejo contra-indicação relacionada diretamente à doença em fase adiantada de remissão. Feliz Ano Novo.

  106. Simone Almeida Says:

    Dr. fiz uma cesariana a 9 dias até então meu intestino funcionava normalmente nunca tive prisão de ventre…pós a cirurgia tive um pouco de gases, mas no terceiro dia já consegui evacuar normalmente…acontece que a partir do 4º dia comecei a sentir fortes dores na região anal, mesmo para soltar os gases…pra evacuar nem se fala…mas volto a repetir não estou com prisão de ventre.Só que não sei de onde saiu essa dor insuportável

  107. Elaysane Says:

    É normal após a cirurgia de trombose hemorroidária, ainda ficar um caroço no local do trombo? Sendo que é mais molinho… é normal?

  108. vanessa Says:

    tive hemorroida trombosa e tenho dificuldades em evacuar, á três dias não vou ao banheiro por medo de piorar, devo tomar uma laxante ou algo assim?

  109. Carlos Eduardo Says:

    DR.parabems pela iniciativa do site.
    meu nome é carlos Eduardo,apareceu a mais ou menos ums 35 dias uma bolinha no meu anus que me deixou preucupado fui a um clinico geral e ele me disse que era trombose emorróidaria,me receitou Venaflone e proctil,mais não melhorou e depois de algums dias apareceu mais duas bolinhas doi na hora que elas estão nascendo o que o senhor me recomneda..
    e desde já agradeco pela atencão!!

  110. clara Says:

    dr estou com uma bolinha no anus que não doi ao evacuar , só sinto uma leve dor ao passar o papel , mais é bem leve , o que pode ser ??

  111. DANIEL Says:

    DOUTOR FUI DIAGNOSTICADO COM HEMORROIDA DE TERCEIRO GRAU E ESTAVA COM UMA TROMBOSE I 2 COAGULOS DE SANGUE, FIZ A CIRURGIA DE PPH POIS O MEDICO ME FALOU QUE SUA RECUPERAÇÃO É MAIS RAPIDA E MENOS DOLORIDA, POREM JA FAZEM 5 DIAS QUE FIZ A CIRURGIA E ESTOU SENTINDO MUITA DOR, MEU MEDICO FALA QUE É NORMAL, NÃO ESTOU AGUENTANDO MAIS DOI MUITO QUANDO EVACUO DAI FICA DOENDO UMAS 2 HORAS DEPOIS. ME AJUDE PELO AMOR DE DEUS

  112. paulo mene Says:

    Bom Dia,
    Dr, no domingo, fiz muita força ao evacuar, muita mesmo..limpei td ok, quando foi na segunda fui usar novamente o banheiro, ao me limpar senti um nodolo, fiquei um pouco preocupado, mais como não doia, achei que era pelo esforço de domingo…estava sentando normal so sentia esse nodolo ao redor do anus.
    Quando foi na terça, conseguia sentar mais sentia jah um certo incomodo, na quarta não conseguia nem sentar…
    passei hipoglos a noite…na quinta sentia certo desconforto e, conversei com farmaceutico e ele receitou proctosan…ao deitar passei no nodulo e coloquei um pouco dentro do anus.e fiz compressa com bolsa de gelo.
    dormi com um certo desconforto e ao amanhecer esta doendo..
    o que pode ser???
    agradeço desde já!!!

  113. josy Says:

    eu estou com uma bolinha no anus parecido com um tomor. o q será? nao doi e nem sagra ao evacuar. estou preocupada mais nao fui ao medico.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Então, Josy, não perca tempo. Agende já sua consulta.

      • Ewerton Says:

        Bom dia Dr. Gustavo, parabéns pela iniciativa desse blog e muito obrigado pelas orientações.
        Fui diagnosticado com fistula anal a 10 anos, no ano passado o caso progrediu para hemorróida, a uma semana percebi um caroço crescido (maior que um caroço de feijão), que a médica informou que é uma trombose hemorroidária externa. Então recebi a indicação para tomar Venalot e flancox, além de tomar banho de assento com FLOGO-ROSA e aplicar as pomadas proctyl e trombofob juntas, sendo que essa aplicacação desenvolveu um processo alérgico, desencadeando uma intensa coceira em toda região, com isso parei de aplicar as pomadas e o banho de assento e passei a aplicar a pomada Bepantol Baby, para aliviar a coceira, o que de fato melhorou, porém agora está coçando, até com a aplicação da pomada Bepantol Baby. A médica está em recesso, favor informar o que devo fazer para aliviar a irritação/coceira no anus e região, pois está intensa e constante,que não estou conseguindo nem dormir.

        Muito obrigado!

      • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

        Prezado Ewerton:
        Se a médica está em “recesso”, procure um dermatologista. Como já escrito, não é o objetivo deste “blog”, nem é permitido pelo Conselho Federal de Medicina, a realização de consultas virtuais. Não acredito no benefício do emprego dessas pomadas em casos de trombose hemorroidária externa, e casos de reações alérgicas locais estão descritos quando de sua utilização.

      • Ewerton Says:

        Dr. Gustavo obrigado pelo retorno, já estou bem melhor.

  114. Renata Says:

    Dr. estou desesperada me ajuda !!! A três dias atrás formou uma bola ao redor do anus, e percebi uma secreção de pus, acho que devido ter ficado bastante inchada… doeu bastante no primeiro dia, comprei uma pomada proctosan, porque a princípio achei q era hemorróida… não resolveu, a dor continuou… liguei na farmácia e a farmaceutica me receitou policresuleno + cloridrato de cinchocaína.. a dor parou, e deu uma leve desinchada, mas ainda continua grande.. já tentei colocar para dentro mas não entra.. e também percebi q a pelinha que formou está durinha, me parece q tem algum tervinho dentro… Meu intestino é ruim, as vezes sai sangue vivo nas fezes.. mas a um tempo pra cá eu mudei bastante minha alimentação, como bastante fibras, tomo em média 2 litros de agua, por isso minha surpresa de ter acontecido isso.. Pelo que já pesquisei na internet, estou com duvida de ser uma fissura anal crônica com plicoma sentinela, ou trombose hemorroidária,… Gostria de saber a diferença.. e também se o uso da pomada trombofob é aconselhavel? A um tempo atrás eu fui a um proctologista, pois estava com um bolinha parecida, mas menor… ele me aconselhou usar essa pomada, e realmente sarou.. não lembro o que ele tinha dito q era na época.. minhas consulta está marcada já, mas estou muito aguniada, esteticamente está horrivel.. e estou com receio de que piore, tenho viagens marcadas para praia.. não queria que isso atrapalhasse… Por favor, me ajuda, o que pode ser???

  115. Michelle Says:

    Dr. estou com um treinamento muito pesado para emagrecer então estou correndo 8KM por dia durante 5 dias na semana, mas quando foi hoje, tive uma sensação estranha de que estava saindo fezes sem eu perceber, então acabei de fazer os 8 Km, e fui ao banheiro e quando eu olhei estava tudo sujo de sangue saido do anus, então assustei bastante pois não senti dor nenhuma, será que pode ser o treino exaustivo que rompeu algum vazo?

  116. Cesar Says:

    Tenho um sangramento a mais de 1 ano que começou aos poucos, porem foi aumentando com o tempo, fui ao proctologista essa semana diagnosticaram trombose externa, passou flogo-rosa (banho de assento 2 vezes ao dia) e profenid supositorio 1 vez ao dia, Porem até agora nao tive resultado em 5 dias de medicação. Continua um sangramento, bastante sangue ao defecar, mas não doi, apenas sangra ao defecar.

  117. Diana Says:

    Dr. tenho 29 anos, sempre fui ressecada desde de criança, na adolescência apareceu a tal bolinha ,mas não sentia dor, só cosseira, ao passar do tempo essa bolinha aumentou e aos poucos foram surgindo outras ao redor, comecei a sentir dor só quando evacuava,mas não sangrava e eu colocava para dentro,hoje estou grávida de 13 semanas, ha dois meses começou a sangrar ao evacuar,incomodava um pouco mas era suportável,a dois dias estou sentindo uma dor insuportável,de chorar de dor,pesquisei pela internet sobre pomadas,chá e etc. mas algumas delas diz ser contra-indicado para gestante,já marquei um especialista mas só para o fim do mês, nunca tinha procurado antes,talvez por vergonha, por favor,o que o sr pode me indicar para aliviar a dor até chegar o dia da minha consulta?

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Diana:
      Inicialmente, quem tem competência para orientá-la sobre medicamentos analgésicos e/ou antiinflamatórios na gestação é o especialista em ginecologia e obstetrícia. Da mesma forma, sem um diagnóstico de certeza, eu não teria condições nem de lhe oferecer possibilidades de tratamento local. Já referi anteriormente que não é proposta deste blog oferecer consultas e terapias, mas prestar esclarecimentos sobre assuntos de minha competência profissional.

  118. adriano Says:

    Olá Dr. Obrigado pelas dicas, minha esposa precisa retirar a vesícula (por video) e fazer cirurgia para hemorroidas (grau 4), qual o intervalo recomendado entre estes procedimentos ?

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Adriano:
      Depende do que fizer primeiro. Se a colecistectomia, aguardar o período necessário para que as evacuações, se alteradas, estejam normalizadas; se a hemorroidectomia, aguardar a cicatrização completa, provavelmente não menos do que trinta dias.

  119. aline Says:

    Dr pode usar o gel trombofob em hemorroidas externas?o medico receitou mas na receita diz q não é recomendado

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Aline:
      Para hemorróidas externas crônicas ou para trombose hemorroidária externa (evento agudo)? De qualquer maneira, não emprego em nenhuma das duas situações.

      • Aline Says:

        Obrigada pela resposta Dr., estou em crise ainda segundo o proctologista esta trombosada, estou deitada praticamente o dia todo, passando proctyl e tomando daflon e anti-inflamatório, mas mesmo assim ela esta externa e muito dolorido , mudei minha alimentação mas a dor é que esta forte , tem algo para aliviar esta dor? me falaram que tomar banho de assento com cristais de pedra ume é bom é verdade?

      • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

        Prezada Aline:
        Dor muito intensa pode ser indicação de tratamento cirúrgico.

  120. Fernando Says:

    Bom, fui diagnosticado com trombose hemorroidal a 5 dias, estou tomando analgesicos e anti-inflamatório, pomada, a dor diminuiu mais ainda doi um pouco, principalmente quando estou dirigindo. A questão é que, neste dia, quando eu estava no banheiro para iniciar minhas necessidades senti estourar, sangrou bastante. Agora que estouro, o que devo fazer…cirurgia…ela vai vazar com mais facilidade….o que devo fazer….e constrangedor se esta venha a estourar na faculdade ou no serviço.
    Obrigado pela atenção

  121. Eliza Says:

    Olá, Dr. Tive pela segunda vez em um ano uma crise de trombose hemorroidária. Na primeira vez a médica disse que nao tinha necessidade de cirurgia, e realmente so com os medicamentos as fissuras fecharam e nao tive mais nada. Mas agora as fissuras se abriram novamente e passei por toda a dor de novo. Tomei o medicamento de novo e está muito melhor, quase nao doi. Mas ainda ha necessidade de uma cirurgia? Posso fazer para nao ter mais? Ou apenas retirar essas fissuras para que nao abram de nvo? Obrigada desde já.

  122. Marcel Says:

    Dr. Apareceu uma trombose em mim no domingo passado após uma prova de ciclismo, que incomodava com muita dor. Na Quarta-feira, já sem dor mas com um incomodo fui ao Médico, ele disse que poderia já existir algo e eu a machuquei com a atividade, ao examinar ele logo diagnostricou como trombose hemorroidária, disse que iria resolver na hora e realizou um corte, após espremeu bastante para retirar o sangue coagulado, doeu muito sem anestesia. Agora parece que está um pouco mais inchado e com o corte da incisão, estou tomando Flancox e como estava ainda com muita dor após o procedimento, liguei para ele na quinta-feira e também me receitou Dolamin, melhorou muito a dor, mas ainda muito inchado. existe algo que possa fazer para melhorar o inchado? quando posso voltar aos treino de bike?

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Marcel:
      Na maioria dos casos de trombose hemorroidária externa, não existe apenas um vaso com trombose, mas sim, um conjunto de vasos. Nesses casos, a incisão é apenas uma solução parcial, quando o correto seria realizar uma excisão, com a remoção da pele e do conjunto de vasos comprometidos. Não entendi a razão de realizar o procedimento cirúrgico sem ao menos empregar anestesia local. De qualquer maneira, voltar a pedalar, somente depois da resolução completa do quadro agudo.

  123. Daniele Rodrigues Says:

    Oi Dr gostaria de tirar uma duvida , faz 8 dias q saiu uma hemorroida desde entao ela ficou muito dolorosa nao consiguia sentar nein andar doia muito , marquei um proct e ele me disse que coagulou sangue e virou artrite só com cirurgia , nao contente marquei outro proct e entao esse disse q nao precisava de cirurgia ele empurrou ela e apertou foi uma dor terrível , ele me passou pomada, remedio pra circulação de sague e anti flamatorio , e tmb supositorio ele disse q tenho q manter ela dentro pra circulacao , um dia depois q ele empurrou ta pior q antes da tudo dolorido mal consigo me mexer na cama , minha duvida eh será que o primeiro proct estava certo minha hemorroida nao iria voltar pra dentro a nao ser com cirurgia , ou o segundo proct q disse que eu fazendo isso ela iria muchar rápido , até quando vou ficar assim com medo de andar pq se eu levanta ela ja fica querendo sair , Dr será q procuro outro medico pq nao to agüentando de dor … Obrigada

  124. Nathan Says:

    Boa noite Dr.
    Recentemente senti uma bolinha na borda no anus, consultei um proctologista e fui informado que o caso é simples. Não gostei muito e procurei outro especialista e o diagnóstico foi o mesmo. A dúvida é a seguinte o 1º passou o creme Venalot H, o segundo passou proctyl. QUAL O DR. SUGERE QUE A MAIS INDICADA?

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Nathan:
      Não acredito que esses medicamentos tópicos acelerem a resolução desse quadro agudo hemorroidário. Para mim, o único efeito benéfico existente é a diminuição do desconforto proporcionada pela diminuição do atrito por causa do veículo oleoso. Assim raciocinando, a pomada seria melhor.

  125. Rosangela Mateus Says:

    Doutor gostaria de saber quem tem uma trambose hemorroida, qual seria alimentação certa e se a beber cerveja faz mal.

  126. Sonia Maria C.Santos Says:

    Boa noite Doutor.Meu nome é Sonia.Fiz uma cirurgia de hemorroida e graças a Deus correu tudo bem. Tinha um pouco interna e externa.Faz 20 dias,mas percebi que não estou conseguindo segurar gases e isto está me constrangendo e tem hora que parece que algo fica pesado que vai sair.O que pode estar acontecendo uma vez que a minha recuperação está correndo tudo bem.Obrigada!

  127. André Says:

    Doutor, fui diagnosticado com trambose hemorroidaria semana passada, onde na mesma hora o cirurgião removeu o coágulo que tinha e a area cicatrizou, só que uns dois dias depois apareceu mais coagulos do outro lado bem pequenos, de inicio doia muito mais agora parece que nem tenho nada a não ser apos a evacuação que parece que fica latejando. Ja faço o tratamento com remédio e pomada e mudei minha alimentacao a uma semana. E queria saber, esses coágulos saem sozinhos (somem) ou vou ter que retiralos novamente como da primeira vez ??
    Marquei proctologista pro dia 30 agora mais até la queria passar de novo pra saber sobre isso.
    Obrigado e espero sua resposta

  128. eocosta Says:

    Bom dia , Doutor! Apareceu tem 1 semana a trombose em mim. Eu posso fazer atividades físicas, como malhar e correr? Nâo sinto dor e nem incomodo. Tive sangramento no primeiro dia, graças a dificuldade em evacuar. tenho um exame de retossigmoidoscopia marcado ainda. Obrigado

  129. Rosangela Mateus Says:

    Gostaria de saber qual é a causa, que leve a pessoa ter uma trambose hemorrodia? E qual é os risco e tem cura? obridaga Rosangela

  130. Mariluce Says:

    Doutor, hoje fui diagnosticada com a hemorroida trombosada externa. Não sinto muita dor (apenas um incomodo) não tive sangramento também. Procurei o médico três dias após o aparecimento, ele me passou banho de assento duas vezes por dia e pomada 4 vezes por dia e pediu pra eu retornar em 14 dias. A questão é a seguinte, existindo a possibilidade de voltar o problema eu prefiro fazer uma cirurgia e por coincidência eu tenho uma cirurgia marcada para daqui a 15 dias, é uma cirurgia de cisto vaginal (bartholin). Minha dúvida é se posso aproveitar a cirurgia do cisto e já fazer a do hemorroida junto, pois a anestesia é a mesma, e assim resolveria dois problemas de uma vez só.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Mariluce:
      Nenhum problema em realizar os dois procedimentos cirúrgicos aproveitando a mesma anestesia (geral ou condutiva). Entretanto, devo informá-la que, mesmo que trate cirurgicamente a trombose hemorroidária externa, isto não impede que outras surjam futuramente.

  131. Jorge Milico Says:

    Boa noite Dr Gustavo, relato minha experiência com uma hemorróida de grau 4 que trombosou. Em 12/08 fui consultar com um proctologista e na entrevista informei ao mesmo que há dois meses eu estava com dificuldades para defecar até resultar no trombo. O mesmo perguntou se eu queria operar se fosse o caso, e com a minha concordância fui operado. No mesmo dia fui para casa e mantive a minha dieta com fibras, 2 litros de água por dia,mais verduras,brócolis, mamão, troquei a carne vemelha por frango, eliminei gorduras, inclui barras de cereais ,troquei o pão caseiro pelo integral, abandonei a margarina e adotei chimier de uva ou abóbora,deixei de ingerir bebida alcoólica destilada e só bebo cerveja ou vinho com copos de água intercalados, troquei o chá preto e o café pelo suco natural…Após a alta hospitalar resultou um pequeno sangramento que perdurou uns 10 dias, então até parar de sangrar troquei o papel higiênico pelo chuveirinho. Durante aqueles 10 dias eu usava absorvente que era trocado pela manhã é à noite. Tive receio para defecar, mas deu tudo certo. Resultado: Hoje estou curado, não ficaram sequelas e defeco diáriamente sem dificuldade, pois as fezes nunca mais endureceram. Mesmo assim mantive a mudança de hábitos alimentares, e já me sinto outra pessoa. Lhe parabenizo pela criação e manutenção do Blog, e também aos que aqui postaram, pois seus são importantes. Desejo a todos voces muita sorte, e perseverança. Deixo um conselho: Façam a micro-cirurgia mas modifiquem seus hábitos alimentares, que Deus fará a parte dele…Um abraço

  132. flavio Says:

    Boa tarde Dr.. Muito bom os seus comentários, deveriam haver mais profissionais com atitudes assim. Fui diagnosticado com trombose externa, na sexta.feira 27/09, me foi passado velanot comprimido 12/12 hrs velanot h pomada, além de banho de acento 2 vezes ao dia e após evacuar, minha pergunta e: e possível isso ocorrer novamente ? Eu fazia academia a pouco tempo, e me sinto no dever de parar.

  133. thiago Says:

    Dr. Gostaria de tirar uma duvida, há 2 meses atrás percebi uma bolinha no meu anus, quando fui ler sobre, percebi que se encaixa na definição de hemorroidas externas, porém nunca sangrou, não sinto dor nenhuma, apenas coça bastante e fica essa bolinha, estou usando pomada, gostaria de saber se essa bolinha desincha com medicamento ou so com cirurgia? Caso o medicamento resolva com quanto tempo em media.
    Obrigado!

  134. Alan Says:

    Bom Dia, doutor
    Muito interessante esses post, auxiliando com informações ulteis.
    No meu caso é muito ressente a 3 dias estou com uma bolinha ao lado do anus, interna que consigo sentir inchada ao toque. Tenho muitas dormes não estou conseguindo nem andar direito, li em algumas matérias e meu diagnostico parece ser uma trombose hemorroidária interna, estou tomando um antiinflamatório de 12/12 horas, mais a dor e intensa o uso de um analgésico para aliviar a dor também é indicado ?

    Desde já agradeço

  135. marcos Says:

    Olá Dr.º Bom Dia, meu nome é marcos. Fiz a cirurgia de trombose hemorróida externa, está com 8 (oito) dias, estou tomando medicação, to afastado de meu serviço por 15 (quinze) dias e to fazendo o tratamento, a questão é que no local que foi feito a cirurgia não tá sarando ou cicatrizando rápido. No local to pensando em passar pomada vaginal “Micozen” cuja já peguei em um posto de saúde, juntamente colocando gase por cima. Gostaria de ver com vc se esta atitude possa ser recomendável, digo que após a cirurgia melhorei, foi somente uma trombose externa.

  136. Juliana Says:

    Prezado Dr.

    Há 12 dias tive meu 4o bebe. Antes dessa gestação, há 4 anos, tive uma gestação gemelar que correu sem problemas. Essa última gestação tb cursou sem nenhuma intercorrência. Foi minha 3a cesárea. Durante esta gestação não tive constipação intestinal, embora minhas fezes tenham ficado com aquele aspecto de bolinhas e algumas vezes eu tenha precisado ajudar a saída fazendo pressão na vagina. No pós parto imediato fiquei 4 dias constipada, mas consegui evacuar fezes normais sem sentir dor. Entretanto, no 10o dia observei o aparecimento de um inchaço na região anal, indolor e sem nenhum outro sintoma. Essa protuberância apareceu após a evacuação e depois diminuiu. Ontem percebi 2 pequenas bolinhas duras na região que acredito serem trombos, pelo descrito aqui em seu site. Elas não doem, não coçam, não sangram….mas percebi uma sensação de peso nas pernas, que não havia antes. Nunca tinha tido nada parecido. sou atleta, pratico corrida e natação e também sou vegetariana, consumo alimentos saudáveis e ricos em fibras e bebo muita água. O que pode ter contribuído pra isso acredito que tenha sido o uso de cinta pós operatória, que no meu caso seria essencial pois fiquei quase sem musculatura abdominal. Tinha em casa a pomada hirudoid e por enquanto é só o que estou usando. Você poderia me ajudar? Só consegui agendar consulta com especialista para 15 de outubro! Paro de usar a cinta? Tomo algum antiinflamatorio mesmo sem dor ou não faço nada e espero?? Agradeço desde já sua atenção! Excelente seu blog!

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Juliana:
      Em verdade, pela descrição da característica das fezes e da necessidade de manobras para auxiliar na expulsão das mesmas, você teve constipação durante sua última gravidez. Se o quadro agudo atual corresponder à trombose hemorroidária externa, na ausência de outras anormalidades, não existe necessidade de emprego de medicamentos, nem de suspender o uso da cinta abdominal, se esta teve recomendação médica. Higiene anal com jato de água após as evacuações: ducha higiênica ou bidê.

      • Juliana Says:

        Muito obrigada pela atenção! Já estou quase 100%, acredito que no dia da consulta não exista nem mais trombo! Estou fazendo a higiene com agua morna e caprichando na alimentação com fibras. É possível que esse trombo deixe um plicoma?? E nesse caso, existe algum tratamento mais conservador, com laser por exemplo, para retirá-lo? Minha preocupação nesse caso, é por motivos estéticos.
        Mais uma vez obrigada e parabéns pelo serviço de utilidade pública que o Sr. disponibiliza aqui!

      • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

        Prezada Juliana:
        Sim, plicoma anal pode ocorrer como consequência de trombose hemorroidária externa. O melhor tratamento, quando desejado, é sua simples excisão com bisturi ou tesoura.

  137. sidney Says:

    Boa noite doutor,
    Foi diagnosticado com trombose hemorroidaria, entao o medicou me prescreveu tandrilax, proctyl e dipirona, mas nao falou por quanto tempo devo usar os medicamentos. Eu gostaria de saber quantos dias devo utiliza-los. Li os demais comentarios e resposatas anteriores, mas gostaria de saber se uma intervencao cirurgica vai resolver definitivamente meu problema os se futuramente terei novamente a trombose hemorroidaria. Meu hedema esta com tamanho de duas azeitonas aprox. E incomoda muito alem de dificultar na higiene. Pelo que li esse inchaco so regride e desaparece apos 30 dias aprox.

  138. gerson luciano Says:

    Dr. Gustavo, pouco se falou aqui da trombose hemorroidaria interna, Há 4 meses tenho um caroço dentro do anus que provocava dor ao evacuar,, nunca sangrou, nunca mesmo. ha 40 dias a dor ficou insuportavel, fui ao procto recentemente, e ele com o anuscopio falou q eu tenho uma trombose interna. e não foi possivel ver se tenho fissura,pois estava muito inchado e dolorido e o anus pressionando, , ficando para a proxima consulta daqui a 15 dias, estou tomando feldene sublingual e.supositorio ultraproct Ldo…banho de assento em agua morna que ajuda um pouco,mas sinto dor após evacuar, as vezes media, as vezes forte, que dura umas 2 horas e não consigo nem sentar, andar, no trabalho por ex., Gostaria de saber como é o tratamento da trombose hemorroidaria interna, e da possivel ; fissura interna, se é medicamentoso ou obrigatoriamente cirurgico. Meu intestino funciona bem. com fezes pastosas pois como muitas verduras e frutas. Eu estava tomando nesse periodo Cialix,, será q tem alguma relação com esse medicamento? meu pai, que fazia muitas estravagancias (p ex fumava 2 maços de cigarro por dia, comia gorduras, era sedentario, era etílico) faleceu de trombose intestinal……..,essa trombose que tenho é um sinal da trombose intestinal que meu pai faleceu ? eu estar acima do peso provoca essa trombose hemorroidaria e possível fissura q tenho?
    agradeço a resposta, envio .minhas cordiais saudações.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Gerson:
      Se a dor é tanta, por que não lhe foi indicado o tratamento cirúrgico. Também não entendi como o diagnóstico de fissura anal não pode ser realizado, se por ocasião do exame físico até a anuscopia pode ser feita. De qualquer maneira, não se preocupe. Provavelmente seu pai teve uma trombose mesentérica, quadro grave, que não guarda relação com o seu caso.

  139. Alessandra Says:

    Operei as hemorroidas a 1 mês e 12 dias. Tive problemas na cicatrização e meu médico me passou nifedipena e novacort. ^Tem ajudado bastante, porém, ainda sinto uma dor incômoda e um certo inchaço na cicatriz. É normal? Em quanto tempo deve passar esta dor? Agradeço desde já.

  140. gabriel Says:

    doutor, minha médica receitou o uso da pomada proctyl porém não faço ideia de como aplicá-la. Fui tentar inserir o tubinho e senti muita dor, e normal?

  141. Eddy Lima Says:

    Dr. Tem uns 15 dias que fui diagnosticado com trombose hemorroidal externa, tomei antiinflamatorios e Daflon por 5 dias 3x ao dia. Nao sinto dor, mas o coagulo continua. Segundo o que li acima ele vai desaparecer deixando um plicoma. Pergunto entao, esse plicoma é como nas fotos, ou sera uma pequena saliencia?
    Outra coisa, posso fazer sexo anal enquanto nao some o trombo?
    E caso faca a risco de piorar? Ou estourar?

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Eddy:
      Inicialmente, mesmo sem conhecimento técnico, todos nós devemos empregar o bom senso. Na presença de um evento agudo ainda não resolvido por completo, por que dar chance ao azar? Aguarde a resolução completa da trombose. Neste blog, não postei nehuma imagem de plicoma anal.

  142. Alessandra del Carmo Says:

    Dr., gostaria de esclarecer uma dúvida. Minha mãe tem hemorróida há alguns anos e na semana passada ela começou a sentir muita dor. O médico disse que era trombose. Ele receitou anti-inflamatório. Como eu pude ler, esse problema tende a se resolver sozinho. Ela já estava melhorando, mas voltou a sentir uma dor aguda de novo? Isso é normal? ou pode ser uma nova trombose?

  143. bruno Says:

    Dr eu operei hemorredectomia há uma semana e evacuei ontem pela primeira vez a após a cirurgia, meus pontos saíram e estou com anus sangrando desde entao, meu medico nao está atendendo essa semana, pois viajou estou preocupado, se é normal, volto para revisao dia 11/08 e até lá nao sei o que fazer. Obrigado.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Bruno:
      Evacuar quase uma semana depois de ser submetido a uma hemorroidectomia é totalmente errado. O correto seria evacuar nas primeiras 24-48h após a cirurgia. A evacuação funciona como dilatação fisiológica do ânus, impedindo que os ferimentos cicatrizem com vício, ocasionando, entre outras coisas, estenose anal. No seu caso, como a primeira evacuação ocorreu tardiamente, as bordas dos ferimentos operatórios já estavam aderidas entre si, e a dilatação do ânus, promovida pela passagem das fezes, causou o rompimento dessas aderências, com consequente sangramento. O correto, na ocasião, seria fazer um curativo compressivo com gazes.

  144. jonas Says:

    Dr.meus parabéns por sua disposição em tirar as duvidas de tanta gente aflita.no meu caso é o seguinte,tenho uma pequena veia externa inchada não me tras desconforto nenhum e nem doi,já vai fazer um mês que estou assim faço banhos de asento com água morna e aroeira já tomei bastante nimisssulida mas não vi efeito minha vacuação é bem tranquila,gostaria de saber de é só esperar o tempo pra ela desinchar?obrigado

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Jonas:
      A trombose hemorroidária externa pode se manifestar apenas com um aumento elástico bem localizado, sem dor maior, demorando mais de trinta dias para desaparecer. Não estou dizendo que seja este o seu diagnóstico. Correto será consultar, se já não o fêz.

  145. André Says:

    Olá. Doutor, parabéns pelo excelente blog !
    Eu tenho uma duvida, eu tou cm problemas de hemorroida a mais oumenos 7 meses , tenho uma alimentaçao muito ruim e passo o dia sentado, quando vou ao banheiro faço muitoça força para defecar. des uns dias pra ca comecei a sentir grande desconforto na região anal, a hemorroida começou a ficar exposta, sinto grandes dores mal consigo sentar, meu medico é daqui 10 dias vai se ruim aguenta até la, tem alguma pomada que eu possa passar para pelo menos aliviar a dor?

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado André:
      Respondo agora, apenas para reforçar a orientação de que diagnóstico e tratamento devem ocorrer após uma consulta presencial. Indicar tratamento, sem examiná-lo, seria um equívoco grosseiro de minha parte, condenável pelos meus órgãos de classe.

  146. Gabriel Says:

    Dr., inicialmente parabenizo-o pelo blog e pelos esclarecimentos aqui prestados.
    Minha dúvida refere-se ao sangramento de uma trombose hemorroidária externa.
    Há 5 dias notei o aparecimento de um trombo na margem anal acompanhado de dor moderada que aumentava ao sentar/levantar. Iniciei a aplicação de Hemodase (já tinha em casa em virtude de outro caso de trombose hemorroidária externa que me acometeu há pouco mais de um ano e meio) e a utilização de castanha da índia (comprimido).
    A dor não me impedia de seguir minhas atividades regulares. Ontem, ao aplicar a pomada logo após acordar, notei que o trombo estava sangrando. Desde então, não sinto mais dores fortes e a coloração deixou de ser azulada mas o sangramento continua e, mesmo utilizando gaze para evitar sujar as roupas, não me sinto à vontade para realizar minhas atividades diárias (acabei por permanecer em casa).
    Quando tive quadro idêntico há um ano e meio, o sangramento levou mais de uma semana para parar completamente e também permaneci em casa durante esse período. Atualmente, entretanto, receio não dispor da possibilidade de passar muitos dias em casa.
    Me desculpando pelo longo relato, gostaria de perguntar ao Dr. se haveria algum medicamento recomendado para acelerar o processo da cicatrização do trombo ulcerado com consequente estancamento do sangramento e se é “normal” o sangramento contínuo (semelhante ao da imagem do post) permanecer por vários dias.
    Agradeço antecipadamente!

  147. Maria Regina Says:

    Doutor, meu nome é Maria Regina e gostaria de saber a opinião do senhor sobre as almofadas com buraco no meio usadas por algumas pessoas que têm hemorroidas. Desde já, obrigada

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Maria Regina:
      Nunca indiquei, pois acredito que o correto seja resolver o problema, embora a decisão caiba aos pacientes. Entretanto, não identifico contra-indicação. Elas servem para diminuir a pressão sobre o períneo posterior, onde está localizado o ânus.

  148. Davi Diniz Says:

    Olá Doutor, minha mãe ontem a noite teve que ir ao ps, porque estava sentindo muita dor e segundo a descrição dela ao mestruar e fazer fezes acabou com hemorroidas para fora e era uma dor tremenda. chegando no ps ela foi atendida e o médico colocou pra “dentro” e ela disse que sentiu muita dor durante o processo, depois ele recomendou acompanhamento pra ela em algum posto e alguns medicamentos, o que mais me deixou curioso é que durante o procedimento um dos médicos disse que era trombose, e pesquisando sobre isso na internet eu li que quando é trombose não é bom colocar de volta lá dentro, mas e agora que o médico coloco o que pode ser feito? obrigado.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Davi:
      Espero que esteja tudo bem com a senhora sua mãe neste momento. Não se deve tentar reduzir uma trombose hemorroidária externa. Entretanto, pode haver prolapso (exteriorização) com trombose de mamilos hemorroidários internos. Neste caso, a redução dos mesmos pode diminuir o edema (inchaço) e, em tese, impedir que ocorra trombose em outros vasos desses mesmos mamilos.

  149. Silvana Says:

    Dr. Gustavo…
    Devo me submeter a uma hemorroidectomia semana q vem queria saber qto tempo leva para que eu possa me sentar sem sentir dores e como é feita a higienização após a evacuação, pode lavar as feridas abertas com a mão e sabonete antibactericida? ou a região ñ pode haver atrito? No inicio senti mtas dores mas agora as hemorridas ñ doem tanto, mas vou ter de operar pois sinto mto incomodo para sentar e fazer as necessidades e já tem 2 semanas que a trombose ocorreu está tudo p/ fora… afff Ninguém merece!!! Estou com medo do pós operatorio… dizer ser terrivel… quero ficar boa logo!!!!

  150. Marcela Romaro Says:

    Dr. Gustavo, Bom dia!
    Há 12 dias fui diagnosticada com trombose hemorroidaria, o médico me receitou remédios e fui pra casa.
    As dores ficaram insuportaveis, entao fui ao Pronto Socorro, onde o medico queria me operar e um outro achou melhor nao, me receitando outros medicamentos. Desde então, venho fazendo todas as recomendações, mas continua doendo(menor intensidade), mas muito inchado, tenho dificuldade para andar, evacuar, sentar, etc….
    Será que deveria retornar ao médico?

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Marcela:
      Depois de mais de um mês, já deve ter havido uma resolução do seu problema agudo hemorroidário. De qualquer forma, registro que, na trombose hemorroidária externa, a dor anal intensa, que não responde adequadamente aos medicamentos analgésicos empregados, do meu particular ponto de vista, é uma das principais indicações de tratamento cirúrgico dessa moléstia aguda.

  151. Ronaldo Says:

    Doutor, bom dia.

    Estava com muita dor na região do ânus no final de semana retrasado, e percebi um “caroço” nesta região, fui ao proctologista e ele diagnosticou uma hemorroida trombosada, porém apenas disse que não era grave e que regridiria sozinha, me receitou voltarem, novalgina e metamucil apenas, a dor se foi 2 dias após a consulta, porém, lendo este site fiquei preocupado, este quadro regride sozinho mesmo ? Ou apenas com cirurgia ? Obrigado pela atenção.

  152. Ana Maria Says:

    Doutor tenho problemas de inchaços na região anal desde pequena, a minha familia possue casos de hemorroidas e cirurgias. A algumas semanas apareceu uma hemorroida que fui parar no PS para retirada do Coagulo, isso nunca havia acontecido. Consultei um Procto e o mesmo informou que meu caso seria de cirurgia, porem estou na duvida se é urgencia ou nao essa cirurgia. Me caso em breve ( 30 dias) e acredito que nao estarei totalmente recuperada até la.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Ana Maria:
      A cirurgia é para solucionar a trombose hemorroidária (evento agudo) ou para tratar uma eventual doença hemorroidária crônica? De qualquer maneira, deveria perguntar para o médico, se um tratamento clínico poderia ser empregado. Caso positivo, tranquilize-se e curta seu casamento.

  153. samuel Says:

    obrigado pela informação
    foi muito importante para mim
    grato..

  154. Carol Says:

    Boa noite, Dr Pfeifer!! Estou tendo trombose hemorroidária pela segunda vez, por isso desta vez não fui ao médico, apliquei proctyl 3 vezes ao dia e fiz vez ou outra banho de assento (eu vi no blog que eles nao sao eficientes na resolução do problema…porém parecem aliviar o desconforto), lém disso, tomei nimesulida por 15 dias, de 12/12h. A dor insuportável ocorreu apenas na primeira noite, o que resta após de quase 3 semanas é um incômodo- tenho 2 tromboses e uma delas, a que fica embaixo, incomoda quando sento, ando muito, etc…ela está mais durinha que a outra de cima( que embora esteja maior já nao dói). A cor inicial era azulada, agora a cor das duas é vinho…O tamanho delas nao diminui desde o segundo dia. Minha pergunta é a seguinte, como vi no seu blog, a trombose regride voluntariamente, devo esperar mais tempo até que se resolva, que necrose, sangre e volte ao normal ou devo ir ao médico? isso vai me trazer sérios problemas de saúde? Começo a me preocupar…Obrigada desde já e parabéns pelo blog.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Carol:
      Consultar é sempre o correto. Se seu juízo estiver correto, regressão completa deverá ocorrer. O difícil é fazer uma previsão de quando.

      • Carol Says:

        Obrigada por responder, Dr. Pfeifer! Sim, terei paciência em relação a isso.
        Fui ao médico, como sugeriu, e ele confirmou que embora esteja demorando mais que o previsto, elas devem regredir por completo voluntariamente (sem banhos, sem pomadas e sem remédios). Além disso, ele me aconselhou a pensar sobre uma cirurgia no futuro após exames de rotina no local.
        Muito obrigada mais um vez, estou bem mais tranquila!!! Abraço

  155. Josy Says:

    Gostaria de parabenizar a disponibilidade de um site informativo e esclarecedor como este.
    Estou muito aflita , fiz uma cirurgia de uma hemorroida trombosada , há quinze dias. O .método foi fechado , com cirurgião geral…entretanto , retornei pra casa com um caroço que após sete dias ficou com o mesmo aspecto físico do que ffoi retirado.
    O cirurgião , na revisão , disse que já tinha visto esse caroço , e que agora ele aumentou o tamanho. Que tenho muitas hemorroidas e que ele não pode tirar todas para não causar estenose.
    Estou preocupada , pois parece que todo sofrimento que passei no pós cirúrgico não valeu a pena é que surgiu uma nova trombose tão rapidamente.
    Isso é normal e comum ?
    O que devo fazer ?
    Me oriente , por favor.
    Estou aflita.

  156. Wagner Assis Says:

    Dr. Gustavo, já fiz operação a um ano e meio passado de fussira interna anal e as vezes quando as fezes ficam mais duras, saem com um friso vermelho e fico com dores por +/- 3hs., passo proctyl porem não adianta muito, gostaria de saber se a pomada trofodermin pode ser injetada com aplicador na parte interna para cicatrização.
    Obrigado.

  157. Fernanda Says:

    Dr. Gustavo,
    Fui operada a nove dias de hemorroida. Estou me recuperando bem, ja nao sinto dores. Porem a cicatriz onde foram dados os pontos me incomoda um pouco. Quanto tempo ela leva pra sumir por complete? Obrigada!

  158. Diego Says:

    Ola Dr.,
    Primeiramente quero lhe parabenizar pelo site muito util e bem elaborado.
    Gostaria de fazer uma pergunta.
    Sou gay, tenho hemorroidas e estou pensando em operar. A minha pergunta é:
    Como fica a estetica do anus apos a cicatrizacao da cirurgia? Fica cicatriz, queloides, marcar,? Meu anus vai ficar normalmente como se fosse um anus que nunca teve hemorroida? fica pele sobrando?
    se puder me ajudar a esclarecer essas questoes ficarei muito grato….procurei muito na internet, mas nao achei nada sobre este tema…..muito obrigado, abracos

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Diego:
      Sejamos práticos. Todas essas perguntas deverão ser feitas ao médico responsável pelo seu tratamento. Quando atendo meus pacientes, esclareço suas dúvidas e forneço as informações necessárias para que eles possam participar ativamente da tomada de decisão. Isto é o correto. Um médico não poderá fazer isso adequadamente por outro profissional, mais ainda se o desconhece.

  159. Emerson Says:

    hoje recebi o diagnostico de trombose, o médico passou remédios e pomadas.. doutor existe cura? ela pode desaparece e voltar? sou homosexual passivo vou poder ter relações sexuais? obrigado..

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Emerson:
      Como já escrevi para outras pessoas, essas perguntas devem ser respondidas pelo médico que lhe presta atendimento. Mas, tudo bem, vamos tentar esclarecer suas dúvidas. Trombose hemorroidária externa tem cura, as relações sexuais poderão ser reiniciadas assim que esta ocorrer e si, podem existir recidivas.

  160. Daniela Xavier Says:

    Bom Dia estive no PS ontem pois estava com tanta dor que ja nao conseguia mais andar, ela relatou um mamilo hemorroidário mandou eu fazer compressas com acetato de chumbo + banhos de assento com permanganato de potássio. Fiz banho de acento e hoje ao ejacular sangrou muito, inclusive saiu varios coagulas de sangue. E agora eu faço as compressas com o acetato mesmo com a fissura aberta, e os banhos de assento devo continuar.
    A dor é horrivel não sei mais o que fazer. Por favor me ajude se possivel.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Daniela:
      Na sua descrição, não encontrei referência a medicamento analgésico e antiinflamatório. Se você tem dor, deveria estar usando algum para tratá-la. Se seu caso corresponder à trombose hemorroidária ulcerada, onde ocorre a formação de uma ou mais feridas com exposição de trombos, verifique se na fórmula da solução de acetato de chumbo aparece álcool como um dos componentes. Neste caso, novo preparado deverá ser aviado na farmácia de manipulação, com a manutenção dos demais ítens.

  161. Maria das Dores de Oliveira da Silva Says:

    Olá quero parabeniza-los por tantas informações importantes.

    O que fazer quando aparece uma especie de tumor bem inchado e avermelhado ao redor do anus porém não sangrou. A dor é extremamente grande. Que cuidados devemos ter? Estou usando pomada e tomando DAFLOM 500ML.

  162. Carlos Eduardo Says:

    Bom dia, Dr.;
    Eu passo muito tempo sentado, e não tenho muitos cuidados na com minha alimentação, e geralmente na hora de defecar, costumo forçar a expulsão das fezes, como citado no texto que descreve as características da trombose hemorroidária externa, e há uns oito meses, apareceu uma saliência externa, semelhante à descrita no texto digitado pelo senhor.
    Há aproximadamente seis meses, esta saliência tinha o tamanho de um grão de arroz, e hoje evoluiu e possui o tamanho de um caroço de feijão.
    No início dos sintomas, me consultei com uma enfermeira, que me recomendou moderação na dieta. Recomendou uma alimentação com mais fibras, hidratação abundante e controle cronológico do ato de defecar. Isso fez com que os sangramentos parassem, porém, ainda que gradativa, a saliência continuou a crescer e o que é pior: uma nova parece estar se formando, só que desta vez no reto. Estou muito preocupado, pois passo a maior parte do tempo sentado e minha mãe já teve problemas com hemorroidas.

    Abraços

  163. Marcos Says:

    Dr Gustavo, gostaria de saber se o excesso de gases no canal do reto pode causar hemorróida. Pelo menos uma vez por ano tenho problema com hemorróidas e sofro com problema de gases. Mais uma dúvida, minha hemorróida não me causa problema para sentar, mas ficar deitado ou se levantar da cadeira são dores insuportáveis. Estou há duas noites sem dormir direito pois quando me deito a dor é intensa, não importa a posição. Estou com hemorróida externa e a cada crise parece aumentar mais. Já estive no PS e fui medicado com pomada (policresuleno) e tylenol (via oral), um tratamento paliativo. Minha consulta com o proctologista já está agendada.

  164. Tatiana Says:

    Dr.Gustvo, parabens pelo site.
    Segundo o proctologista que passei, desenvolvi uma trombose hemorroidaria. E ele queria me operar no mesmo dia. Ja tive outras vezes hemorroida mas nunca desta forma. Estou tomando Nisulid e usnado pomada Proctyl o que alivia um pouco o desconforto. Associei o aparecimento a esforco essecivo carregando peso. Minha duvida e se devo operar realmente, uma vez que percebi que nao resolve para sempre, ou tento primeiramente, mudar de habitos alimentares ingerindo mais fibra e carregando menos pesos.
    Em sua opniao neste caso qual o antiinflamatorio mais indicado?
    E em quais casos vc recomenda a cirurgia?
    Grata, Tatiana

  165. soniadiniz2007@hotmail.com Says:

    dr fui no medico ele disse que estou com uma hemorroidas com trombose hemorroidaria e que to a hemorroidas no grau 4 sera que preciso de cirurgia

  166. Douglas Almeida Says:

    Boa tarde Dr., muito do que foi tratado aqui serviu grandemente para tranquilizar-me. Meu caso não difere muito dos demais, exceto: o fato de eu ter plaquetas baixas e intestino preso desde os 10 anos ou antes, sempre faço muita força ao defecar, surgem várias saliencias por todo o anus, sempre foram colocadas inteiras p dentro, hoje não mais, até pela dor, estou evitando forçar e auxiliando com alimentação rica em fibras e remédios, dignosticado com trombose hemorroidal externa já tive consulta com dois médicos, o primeiro indicou pomadas e que aguardasse desinchar para a CIRURGIA (direto), o segundo disse que pelo fato de eu ter apenas 25 anos não há necessidade de cirurgia e que o medicamento DAFLON irá “CURAR” meu quadro com chances de 80%. Estou cumprindo o tratamento, e hoje no segundo dia, após defecar, tive SANGRAMENTO, consigo ver a “FISSURA” no trombo que provoca o sangramento. Vai alcançar a segunda semana com três mamilos externos, antes do sangramento eu os colocava para dentro do reto, agora acredito que isso não tem razão, é a primeira semana de tratamento que, de acordo com o médico, terá resultado em 15 dias. Enfim, não estou pedindo consulta, apenas sugestões e opiniões, uma vez que minhas dúvidas não foram satisfeitas pelos outros médicos.
    1º – DAFLON pode sanar a trombose? Dentro de 15 dias?
    2º – Em se tratando de coágulo, obstrução de vasos no anus, o fato de eu ter plaquetas baixas não deveria eliminar a idéia de sangue coagulado dentro de uma veia sem motivo aparente? Qual seria a causa de um possível coágulo?
    3º – O contato das feses com o sangue não pode expor a alguma infecção?
    4º – Empurrar os mamilos, apezar do ardor momentâneo, traz conforto e suaviza a dor. Qual sugestão?
    5º – Os trombos podem recuar, sumir, reaparecer? A cirurgia pode ser considerada única medida para solucionar os atuais trombos externos? O fato de aparecerem muitas outras saliencias, podem ser trombos? Virem a formá-los?
    6º – Trabalho sentado 6 horas do meu dia, alguns espaços me movimento, no entanto com a exposição, o sangramento e as dores, tenho receio que piore, não sei se devo retornar ou permanescer em repouso até que os trombos recuem naturalmente ou decida pela cirurgia. qual sugestão?
    Espero não ter feito perguntas repetidas e ou instigado-o à invasividade.
    Desde já agradeço e parabenizo pelo trabalho.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Douglas:
      Inicialmente, se ainda não resolveu sua constipação, deverá fazê-lo. Nunca prescrevi DAFLON para doença hemorroidária, razão pela qual não poderei responder sua primeira pergunta. O fato de você ter contagem baixa de plaquetas não necessariamente significa que seu sangue não coagule. Se o contato das fezes com os ferimentos operatórios causassem infecção frequentemente, seria impossível realizar as cirurgias que são feitas há anos. Se você consegue reintroduzir mamilos hemorroidários é porque eles pertencem ao canal anorretal, não sendo estruturas externas. Os trombos em vasos hemorroidários habitualmente são reabsorvidos e os vasos recanalizados, porém outros podem surgir. Quanto a questão do trabalho, no seu caso específico, não tenho condições de responder, pois não sou seu médico.

  167. Larissa Says:

    Olá Dr. Gustavo!

    Fiz a cirurgia em 08/07/13 (estou no meu 17o dia) e retirei 1 mamilo externo e 1 interno. Neste externo levei alguns pontinhos. Porém o médico “cauterizou” as 2 outras possíveis hemorroidas externas que até então não haviam se manifestado. A técnica utilizada foi aquela aberta, sem pontos.

    Minha recuperação está indo muito bem, mas estou com uma grande dúvida: uma das que foi cauterizada está bem inchada e aberta, até meio dura! Tento fazer massagem pra ver se melhora, mas sinto muita dor… Não tem aparência de inflamada e nem sangra!

    As perguntas são:

    1) Essa “raquete” aberta e inchada é normal?
    2) Ela tende a regredir e desinchar com o tempo?
    3) Em média qual o tempo de recuperação total pra elas desaparecerem?

    Obrigada pela ajuda!

  168. laudiceia santana Says:

    Parabenizo o Dr,mas gostaria de saber se Daflon 500ajuda a diminuir as várizes ?

  169. admilson Says:

    Dr. parabenizo pela iniciativa e gostaria de esclarecer uma duvida… há tres dias estou com trombose hemorroidaria externa e nestes dias estou tomando nimesulida, paracetamol e venalot… percebo que diminuiu o volume digamos em 40%… e hoje quando fui ao médico ele disse que meu caso é cirurgico e ja passou pedido de exames pre cirurgicos… etc.. mas se eu não fizer a cirurgia? o que pode acontecer? minha esperança é que ele diminua mais apenas com os medicamentos.. e q nao seja preciso a cirurgia… isso pode ocorrer? obrigado. Admilson.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Bem, prezado Admilson, neste momento, você talvez já tenha sido operado. De qualquer maneira, minha resposta poderá contribuir para o esclarecimento de dúvidas de outras pessoas em situação semelhante. No caso da trombose hemorroidária externa, se o processo agudo involui sem complicações, não indico cirurgia.

  170. Fer-Pr Says:

    Dr., existe uma causa para o surgimento de tromb. hemorroidária? Se ela desaparecer, é possível outras aparecerem? Isso significa que possuo hemorroidas? Apos o desaparecimento, posso fazer exercicios fisicos como corrida de 30 a 40 minutos, barra fixa, abdominal e outros exercicios? Desde já agradeço a atenção dispensada e o vosso tempo dedicado ao esclarecimento das dúvidas que tanto nos perturbam.

  171. telma ap menezes Says:

    bom dia dr..eu tenho problemas com hemoroidas ha mais ou menos 9 anos…faço o trntamento com pomadas,remedios e melhora só q de um tempo pra ca tem aparecido com bem mais frequencia ..fui até o medico e ele diagnostico a trombose e passou os medicamentos e o tratamento eu sei q vai melhorar e q da aqui algum tempo ela volta a tacar oq eu faço/?

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Telma:
      Solicite esclarecimentos para o médico especialista sobre a possibilidade de uma solução definitiva ou de medidas para minimizar a possibilidade de ocorrência de eventos agudos.

      • Margarete Says:

        Não sei onde entro para fazer uma pergunta,então vou tentar aqui.Tive trombose hemorroidaria á quase quatro anos.Tive que operar.A cirurgia que o medico fez,foi horrivel,aquela que não da pontos.Fez um corte muito grande de cada lado da nadega.Demorou para fechar,ficou a pele fininha e no mesmo mes apareceu uma hemorroida pequena,tb ficou muito fechado e cada vez que evacuo,machuca.Agora,depois de quatro anos,fiz uma cirurgia de ptose ,fazem 11 dias e nesse meio de tempo,meu intestino ficou preso,resultado,estou novamente com tres tombo,um é enorme.Vou ao medico amanhã,será que terei que operar novamente?trombo regride?pelo tamanho,eu acho que vou ter que fazer cirurgia de emergencia,pior com os olhos todos cortados….Tb acho que piorou,por ter que dormir de barriga para cima,isso ajudou a inflamar mais ainda,a posição,será?E então terei sempre isso?J á pensou á cada 3 ou 4 anos uma cirurgia? Ninguem merece…

      • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

        Prezada Margarete:
        Sinceramente, assim como em outros casos, gostaria de esclarecer todas as suas dúvidas. Mas, da mesma forma, para tanto, existe a necessidade de uma consulta. Para aqueles que desejarem, o endereço do meu consultório em Porto Alegre – RS consta no cabeçalho do blog. Eu fico frustrado por não poder corresponder a todas as expectativas, mas existem limites inerentes ao emprego deste tipo de ferramenta na atividade médica.

      • Margarete Says:

        Dr Gustavo: Fui ao médico,esse me examinou e disse que cirurgia não era recomendado,pois já tiraram bastante na outra cirurgia e não poderia tirar mais,quer dizer não era o caso,pois não ha trombose,nem tumor [graças a Deus].O que eu achei estranho foi….o médico disse para eu só tomar nimesulida,que eu ja estava tomando a dois dias[tomar mais 3 ou 4 dia].A pomada que eu estava usando[por conta]continuar usando e qdo usar o banheiro,lavar com agua morna e secar no ventilador..Eu desconfio que assa pomada está fazendo mal para mim…..[policresuleno+cloridato de cinchocaina] pq está saindo uma agua[bastante] do mesmo jeito que saia qdo operei,e estou com uma assadura enorme,ele não me receitou nada para aliviar…..estou pensando em procurar outro medico para ver se alivia pelo menos……..eu fiz o banho de assento por conta hj e alivia e diminui um pouco as hemorroidas,mas ele não quer que faça…..dificil isso,incomoda,irrita,poxa vida,é horrivel…..

      • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

        Devemos lembrar que médicos são pessoas e, portanto, têm qualidades e defeitos; não são perfeitos, longe disto. Além do mais, a variação de competência entre esses profissionais é enorme.

      • Margarete Says:

        Olá boa noite!Fui a outro médico no dia seguinte e graças a Deus ,esse me olhou,horrorizou-se com o estado em geral.O remédio que eu estava usando,nada mais era do que o genérico do Proctil[sou alérgica]isso exacerbou meu problema.O dr receitou um remedio para banho de acento,tomei uma injeção de Diprospan e mudou a pomada.Melhorei no mesmo dia e agora estou tendo melhoras visiveis,graças a Deus.Engraçado,fui a mesma clinica,só que com profissionais diferentes.O segundo ficou assustado pela proporção da alergia,carne viva,quer dizer,se eu estivesse continuado com antiinflamatório e a pomada e ventilador,nem sei o que aconteceria,acho que estaria internada agora.Mas ainda bem,só estou escrevendo para dar uma satisfação do meu problema,que consegui…obrigada por hora….

      • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

        Prezada Margarete:
        Como escrevi anteriormente, médicos são pessoas como outras quaisquer, têm pensamentos e competências distintas.

  172. Luana Logatto Says:

    Dr. Gustavo, parabéns pela iniciativa do site. Tenho uma duvida: Sou gestante e no 4 mês de gestação, tive uma dor de barriga e com essa dor saiu um fissura anal, procurei um proctologista, tomei Daflon durante 15 dias e usei a pomada Venalot H, felizmente a dor que sentia se foi, mas continuo com a fissura que se nao fosse gestante em no maximo 60 dias, regrediria, porém como o peso do meu utero só aumenta (estou com 32 semanas), não houve essa regressão da fissura e quando vou ao banheiro, mesmo que nao faça força, essa fissura aumenta. Minha pergunta é a seguinte: Devido a este quadro clinico, é preocupante eu optar por um parto normal e estar sujeita e uma Trombose Hmorroidaria externa? Pois minha obstetra já fala em parto cesariana por conta do meu quadro. O que o Sr. acha???

  173. Rafael Says:

    salve salve doutor Gustavo! Primeiramente quero agradecer de todo o coração a sua iniciativa, o senhor além de médico curador é uma pessoa com extrema virtude altruísta, fruto tbm de vocação, graças! Estou á praticamente uma semana com esse problema da trombose hemorroidária, imagino eu. Digo imagino pq fazem alguns anos que já tenho problemas com hemorróidas… Minha alimentação é bem regulada com verduras, frutas e fibras, mas mesmo assim quando vou ao banheiro elas incham, entro para o banho e coloco elas pra dentro… Mas na segunda passada ela não voltou mais pro lugar, só fui no médico n a quarta… Ele disse que até já estava murchando e receitou Toragesic pra dor, parece que aliviou mas não mais que isso… Peguei uma pomada homeopática pq aqui na minha casa o pessoal é meio natureba, á base de hamamélis, tbm parece não resolver muito, acho que só alivia, assim como algum tipo de compressa com erva de bicho, castanha da índia… nada parece resolver tanto mesmo… Gostaria de saber se esses remédios, como toragesic ou mesmo esse spidufen 600 só servem mesmo pra abrandar a dor e antinflamatórios… Pelo que entendi nada reduz a trombo assim de imediato, né… A dor aliviou mas não consigo sentar, e pior: sou baterista cheio de shows semanalmente… Como a gente, em geral, é “cheio de querer”, minha agonia é que passasse de uma vez pra que pudesse fazer minhas coisas de sempre, mas pelo visto vou ter que ser mais paciente, literalmente, rsrrsrssrsrs… Continuo com a compressa, e com a pomada? Permaneço no anal-gésico e antinflamatório receitado? … Tocar batera por enquanto nem pensar? rsrsrsrrsr
    Bem, depois desse texto enorme, só quero lhe agradecer por toda a atenção á todas essas pessoas tbm, que além de sofrer dor estão cheias de dúvidas por , muitas vezes, um tipo de vergonha e de ignorância tbm, como eu… rsrrsrsrr Gratidão!!

  174. Fernanda Says:

    Dr Gustavo, fui diagnosticada num pronto Socorro com trombose hemorroidaria. Comecou com um caroco pequeno e hoje 3 dias depois o tamanho aumentou. Tenho feito varias tentativas em colocar essa veia pra dentro pois me parece ser algo que vem de dentro da parede do anus. Me deram 3 dias em casa, porem meu trabalho me exige esforcos fisicos. Minha pergunta e: essa veia volta pra dentro em quanto tempo? Devo tentar com o dedo devolve-la pra dentro( o desconforto que sinto quando sinto ela pra for a e’ enorme), Lembrando que tenho feito banhos de assent, aplicacao de gelo, limpreza adequada do local e alimentacao rica em fibras e agua. Estou desesperada doutor, por favor me ajude!
    Obrigada!

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Fernanda:
      Se o diagnóstico for de trombose hemorroidária externa, não tente colocar a lesão no canal anorretal, pois ele se originou fora, e você acabará piorando a evolução do seu quadro agudo. O melhor para tratar a dor é a utilização de um medicamento analgésico e antiinflamatório.

  175. Diego Says:

    Parabéns pela consistência em todas essas respostas, são mais de 6 meses de perguntas respondidas!
    Dr., eu estou com uma trombose também, estou fazendo tratamento com Varicoss, Procto-Glyvenol, recomendados pelo clínico geral.
    As dores e as coceiras já são quase inexistentes, não sinto mais dor ao evacuar pois estou consumindo bastante água e fibras, porém a hemorróida não diminuiu de tamanho, ainda tem o tamanho de uma ervilha… Devido a isso introduzi introduzi banhos de assento, recomendados pelo menos médico.
    Minha dúvida é a seguinte, existe chance de eu precisar operar ou ela diminui de tamanho depois de os outros sintomas começarem a desaparecer?
    Eu também li sobre fazer compressas frias antes do banho de assento para fazê-las diminuirem de tamanho, é uma opção válida?

    Muito obrigado Dr. !

  176. Santos Says:

    Dr. apareceu um caroço no ânus inchado e dolorido o proctologista receitou hemovirtus, a dor passou porem já fazem 20 dias e o caroço não sumiu e continua inchado. quanto tempo leva para sumir ?

  177. Marcelo Says:

    Ola Dr,
    No meu caso foi bem parecido com relatado acima…Ou seja, eu fui dormir e acordei 3 horas depois com dor no anus e uma bolinha dura e do tamanho de uma ervilha.
    Eu so vou no medico daqui a uma semana, mais eu comprei uma pomada recomendada pelo farmaceutico que se chama HEMOCORT.
    O senhor acha que pode ajudar em alguma coisa (pergunta).
    E se for a trombose mesmo em quanto tempo deve sumir(pergunta).
    ahh e se ocorrer sangramento, e normal, e o que faço(pergunta).
    Muito obrigado pela sua atençao e fico no aguardo…

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Marcelo:
      Provavelmente, sua consulta já ocorreu e você já tem o diagnóstico correto e tratamento adequado. Trombose hemorroidária externa é uma possibilidade. Nesses casos, não emprego pomadas, apenas medicamentos analgésicos e antiinlamatórios. Quando o sangramento surge, em consequência de ulceração, basta usar gaze para não sujar a roupa.

  178. Flavia Says:

    Olá Dr. Gustavo. Parabéns pela iniciativa. Site muito esclarecedor.
    … Estou com trombose hemorroidária, diagnósticada pela médica. A médica me tranquilizou a respeito da gravidade da coisa….
    Eu gostaria de saber qual a diferença dessa trombose para outras, pois sempre ouvi que trombose era uma coisa grave, podendo o trombo ir pela corrente sanguinea e causar AVC e outras doenção graves…
    Me desculpe se a pergunta for absurda!! Mas sou leiga, fazer o que?!

  179. giuliana meyer Says:

    Boa tarde Dr.fiz a cirurgia aberta há 23 dias pois estava com trombose externa e com muita dor,a cicatrização está indo bem mas a 2 dias sinto arder e me incomoda andar…no pos cirurgico do hospital me mandaram passar nebacetim pois tenho alergia a proctyl e xiloproct…nao sei se é pela pomada o ardor ou a falta dela já que parei a uma semana…mas com o ardor passei novamente…como fui operada em carater de urgencia e o hospital nao fornece o pós operatorio,estou meio perdida sem saber o que fazer…nao tenho febre e meu estado geral é bom…apenas esse ardor…por favor me ajude…Giuliana

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Giuliana:
      A dor que você percebe pode estar relacionada com a não cicatrização adequada do ferimento operatório, talvez uma fissura anal residual. Deverá procurar um médico especialista para fazer o diagnóstico correto e indicar o tratamento adequado.

  180. Luciana Says:

    Boa tarde Dr. Acredito que tenho este problema, a mais ou menos uns três dias apareceu uma bolinha dura e mtoo doloria próximo ao ânus e esta me incomodando mto. Na semana passada estava com difículdade de evacuar e acredito que isso tenha contribuido para o aparecimento, no momento estou usando Proctyl (comecei ontem a noite a usar). O que me recomenda?

  181. Juan Says:

    Olá Doutor.

    Primeiramente parabéns por essa bela iniciativa de auxilio virtual.

    Há alguns anos tive um problema no ânus diagnosticado pelo procto como trombose. Ele me recomendou o trombofob.

    Agora estou com esse mesmo problema de novo e gostaria de saber se posso repetir o uso da pomada?

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Juan:
      Na literatura médica em língua inglesa, encontrei apenas um estudo científico, publicado na Revista Romena de Gastroenterologia de setembro de 2002, que relata o emprego de TROMBOFOB no tratamento de quadros hemorroidários agudos. Entretanto, somente tive acesso ao resumo, onde os resultados não são citados. Eu, particularmente, nunca indiquei. Mas se você tem certeza do diagnóstico e acha que o tratamento incrementou sua melhora na vez anterior, não vejo razão para não usar.

  182. Silvana Says:

    Olá Doutor; Tenho hemorroidas mistas e o medico sugeriu, para o meu caso, hemorroidectomia tradicional, e eu não quero, pois gostaria de fazer pelo novo método THD…Minha pergunta: Esteticamente após a cirurgia tradicional a região ficará com aparência digamos: estranha?…Pelo pouco que conheço o método THD não deixa cicatriz externa, enquanto a hemorroidectomia deixa feridas abertas com risco de infecção…Como sou negra tbm corro risco de ter queloides…..Por favor, estou para decidir, confesso que não gostei da sugestão tradicional do médico, o que me traria sérios traumas psicológicos…Ele diz que a saúde e mais importante, mas discordo, se for para viver com vergonha e retalhada, talvez seja melhor ficar como está ……Obrigada a e parabéns pelo excelente trabalho…

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Silvana:
      A decisão final deverá ser sempre sua, desde que seja bem informada dos benefícios e potenciais iatrogenias decorrentes de qualquer forma de tratamento. Se você optar pelo tratamento cirúrgico com o emprego da técnica THD, apenas certifique-se se o cirurgião realmente emprega essa técnica e se já tem casuística adequada para tratar o seu caso com competência. Digo isso, porque tenho conhecimento de casos onde o médico anuncia que utiliza THD e emprega outra técnica cirúrgica, enganando seus pacientes. THD é marca registrada e, provavelmente, a empresa poderá informá-la se o médico, em questão, emprega essa tecnologia.

  183. iza Says:

    e pelo jeito estou sofrendo desse problema trombose hemorroidaria a 4 dias muitas dores e um carosinho do tamanho de uma ervilha doloridoooo estou passando uma pomada proctyl mas amanha irei a um medico tenho medo de algo mas serio

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Bem, Odailza:
      Você já deve ter consultado hoje. Alguma novidade?

      • iza Says:

        Olá, Dr.Gustavo. Consultei, sim, e agora estou bem melhor e aliviada pois não é nada muito grave, somente uma trombose por conta de ter feito muita força para ir ao banheiro. O meu médico receitou Venovaz, pomada Proctyl, banho de assento quente e, pra ajudar a ir ao banheiro, um supositório de glicerina. Olha, eu senti uma melhora grande, não tenho mais dor, o único problema é que eu não gostei do supositório. Ele não faz o efeito esperado; antes de fazer efeito total, ele pede pra sair. rsrsrs É horrivel. Também estou numa dieta com fibras, apesar de não resolver muito meu problema, pois eu sempre tive intestino preguiçoso. Dia 10, tenho retorno. Vamos ver o que ele vai falar. Abraços…

      • odailza Says:

        Dr teria algum exame que posso fazer pra diagnosticar qual o problema de eu ter o intestino tao preso??????

      • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

        Prezada Odailza:
        Existem sim, e um médico competente saberá requisitá-los, depois de avaliar cuidadosamente seu caso.

  184. Andreia Says:

    Doutor, ainda mais uma dúvida?

    Uma pessoa que desencadeou a tromb.hem.externa uma vez terá propensão de desenvolver outras com mais facilidade do aquelas que nunca tiveram?

    Ainda sobre as atividades físicas. Qual seria o tempo necessário para ficar afastadas delas?

    Obrigada novamente!

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Andreia:
      Em meu consultório, ocorrem casos de pacientes que apresentam dois ou mais episódios de trombose hemorroidária externa. Entretanto, revisando a literatura médica, não encontrei referência sobre probabilidade de recorrência desse evento agudo. Em relação a atividades físicas, tudo dependerá da magnitude e da fase da doença e do esforço necessário para as atividades físicas realizadas.

  185. jailson freittas Says:

    DR. Gustavo obrigado pela oportunidade,meu nome é jailson,tenho um carocinho na região anal aproximadamente a uma semana e me doi muito, é normal? O que fazer para amenizar a dor? Amanhã tenho consulta com especialista, gostaria de saber qual metodo mas eficaz ,tramento ou cirurgia? E qual tempo de recuperaçao?

  186. Andreia Says:

    Olá doutor,

    Primeiramente quero parabenizá-lo pelo seu site que nos ajuda a entender um pouco mais sobre a trombo hem.externa, além de sabermos que não somos os únicos com este problema.

    Na semana passada fui diagnosticada com tromb.hem.externa pelo meu médico. Fiquei surpresa. Há pouco tempo, aproximadamente 1 mês, iniciei musculação. Seria a academia a culpada por esse diagnóstico, doutor, ou existem outros fatores que vão se acumulando ao longo da vida? Sempre cuidei da minha alimentação, porém, sempre tive oscilações com o meu intestino. Ora funcionava super bem, outras vezes nem tanto.
    Sobre as atividades físicas, elas serão permitidas depois que tudo voltar ao normal, ou musculação NÃO será algo mais recomendado?

    Obrigada doutor.

  187. Rafa Says:

    Dr., há 1 semana apresento um caroço na borda do ânus e pela descrição aparenta ser a trombose. Nos 3 primeiros dias senti muita dor e no quarto dia houve um sangramento que não estava relacionado às fezes. No dia seguinte notei que parecia que houve um pequeno rompimento, por isso sangrou. Depois desse dia passei a apresentar sangue na superficie das fezes e no papel higienico. Tenho algumas duvidas: – a dor passou no quarto dia mas a bolinha continua e doi apenas quando mexo nela ou com algum movimento mais brusco nas proximidades. Quanto tempo levara pra sarar? – é normal o episodio de sangue? – vi algumas pessoas relatando a cor da ferida, roxa ou meio azulada. A minha é mais pro tom da pele mesmo, mais rosada. É normal essa tonalidade? Pode haver alteracoes intestinais? Basta aguardar?

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Rafa:
      Sua descrição parece corresponder a um quadro de trombose hemorroidária externa que ulcerou. Já escrevi que a resolução completa pode demorar mais de trinta dias, dependendo do caso. O ideal é que você faça uma consulta médica.

  188. Sandra Says:

    Dr Gustavo, boa tarde

    Comecei a ter incomodos na região anal e dificuldades para ir ao banheiro há mais ou menos um mes, passei em um PS e a medica deu algumas orientações para melhorar a constipação e disse para eu procurar um procto para avaliar e acomapannhar, pq tinha uma hemorroida.

    Alguns dias depois fui ao procto, mas na ocasião eu tinha mais o incomodo da constipação do que da dor, a bolinha tava menor, ai ele não examinou e passou orientações para constipação.

    Bem uma semana depois tive uma crise de dor muito forte na região, voltei ao procto, ai ele informou que tinha uma trombose, que eu deveria ficar em repouso por dois dias para ver se regredia e ai decidir por cirurgia ou não, tb passou uma antinflamatorio spdufem 600 e falou para eu continuar com a dedição anterior que havia passado para constipação.

    Bem estou em repouso já por 4 dias e tomando o antinflamatorio. A dor realmente melhorou, tive ontem sangramento, como o medico havia comentado que poderia ocorrer.

    Minha preocupaçaõ agora é que apesar da melhoda da dor, ainda estou com o incomodo de sentir a bolinha, ela está ainda bem presente. Também me preocupo porque segunda volto a trabalhar, será que ficando no transito e muito tempo sentada no trabalho isto não pode voltar a piorar? o quadro voltar como estava?

    quanto tempo leva normalmente para sumir totalmente a bolinha? ela some se eu não fizer nada ?

    desde já agradeço a atenção

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Sandra:
      Na trombose hemorroidária externa, a dor desaparece antes da saliência, mesmo espontaneamente. O volume pode demorar até mais de trinta dias para desaparecer. No seu caso específico, seu médico deve estabelecer a data adequada para seu retorno ao trabalho, considerando a fase de sua moléstia aguda e o tipo de atividade que você realiza.

      • Sandra Says:

        Muito obrigada Dr. Gustavo, a resposta me deixou mais tranquila. Ps: muito bom este espaço, tenho certeza que ajuda muitas pessoas, assim como eu.

  189. Luiz Rodrigues Says:

    Dr. Gustavo
    Muito obrigado pela atenção.

  190. Emmanuel Coelho Says:

    Dr. Gustavo, o que causa a trombose hemorroidária externa?

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Emmanuel:
      Em artigo científico publicado por médicos alemães em outubro de 2009, intitulado “Aetiology of thrombosed external haemorrhoids: a questionnaire study”, três fatores foram relacionados em quase oitenta por cento dos casos dessa moléstia aguda: indivíduos com idade inferior a 46 anos, esforço físico excessivo (assim como o esforço exagerado para evacuar) e higiene anal com papel seco.

  191. Luiz Rodrigues Says:

    Dr. Gustavo,
    Há algum tempo ( 2 anos ) fui diagnosticado com trombose. Na ocasião, minha médica receitou e com sucesso o uso de Celebra (celecoxibe) 200mg de 12/12h e 2 injeções de Voltaren 75.
    De tempos em tempos o incômodo volta, desaparecendo em dois dias.
    Agora voltou e há 4 dias me incomoda e devo voltar ao uso do Celebra. Ocorre que recentemente estou gastrite e o médico disse que a causa mais provável deve ter sido o uso de antiinflamátorio.
    O Sr. saberia informar se o Celebra poderia ser não indicado por causa do problema do estomago ?

    Desde já grato

  192. Raul Says:

    Dr. Gustavo,

    Parabéns e obrigado pela disposição e paciência em responder a cada dúvida, em atitude de bondade gratuita. O sr. Deve ser uma pessoa especial. Estou com esse problema de trombose hemorroidária e lendo seu post e suas respostas às perguntas pude tirar todas as minhas dúvidas.

    Às vezes, tão ruim quanto a enfermidade é a sensação de ignorância. Quando o sr. Se dispõe a dissipar a ignorância, revela ser mais que um médico, mas uma pessoa de espírito elevado.

    Muito obrigado.

  193. amanda domingues Says:

    No caso de eu ter uma trombose hemorroidária externa e estar fazendo o tratamento, o aparecimento de uma outra hemorróida não trombosada, essa outra hemorróida pode vir a trombosar? Obrigada

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Amanda:
      Vou responder de uma maneira mais abrangente. Qualquer pessoa, independentemente de idade ou de ter doença hemorroidária crônica, pode desenvolver um quadro agudo de trombose hemorroidária externa. Portanto, especificamente, no seu caso, também pode.

  194. André Says:

    Boa noite dr. Gustavo. Estou com um trombo hemorroidário a mais de 1 mês, Nunca tive dor. A minha médica me mandou fazer banhos de assento com água morna 3 vezes ao dia e usar a pomada ou gel trombofob. Disse que em 10 dias iria desaparecer e não desapareceu! Estou muito incomodado com isso já… O que posso fazer? Existe algum medicamento que eu possa tomar por via oral ou alguma pomada manipulada para reabsorver o trombo formado? Nunca tive dor, mas o trombo me incomoda. Acha que a cirurgia seria o mais indicado? Obrigado

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado André:
      Fazer previsões de quando a trombose espontaneamente desaparecerá é arriscado, pois nenhum médico tem elementos de certeza para poder fazer isso. Desconheço medidas que, na prática, acelerem consideravelmente a resolução desses casos, exceto a cirurgia. Portanto, se a presença dos vasos trombosados lhe incomoda, discuta a possibilidade de removê-los cirurgicamente com sua médica.

  195. Analu Says:

    Quem tem este problema pode fazer academia ?

  196. CRISTIANE BORGES Says:

    Obrigada pela resposta e pela atençao

  197. CRISTIANE BORGES Says:

    OLÁ Dr. Gustavo Pode me ajudar ? Fui para no PS No domingo 12/05/2013 Com uma bolinha no Anûs e uma dor insuportavel o Medico de plantao disse que era um trombo , mandou eu tomar uma injeçao para dor receitou xyloproct ,meloxicam e banhos de acentos ate ai a dor aliviou a coceira tbm so que no quarto dia dps de ir no banheiro começou a sangrar hoje faz 2 dias que ta sangrando espontaneo muito pouco um pinguinho na gaze mas sempre sai , a pergunta é : PODERIA TER SANGRADO ? ISSO É NORMAL ?
    QUANTOS DIAS É NORMAL SANGRAR ?

    DESDE JA OBRIGADA , AGRADEÇO SE PODER ME AJUDAR , É MT DIFICIL CONSULTAR AKI LEVEI 5 HRS PRA SER ATENDIDA NO PS.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Cristiane:
      Se o diagnóstico de trombose hemorroidária estiver correto, o sangramento deve corresponder à ulceração da mesma, conforme fotografia exposta no “post”. Se for esse o caso, proteja a região com uma gaze para não manchar sua roupa. O quadro deverá ter resolução espontânea. Não esqueça de higienizar o ânus com água após as evacuações.

  198. Nilza de Figueiredo Says:

    Dr.Gustavo.Boa noite.
    Apresentei essa trombose hemorridária há uma semana.Hj,procurou uma médica que me passou uma pomada Proctyl,Venalot e Inicox.Solicitou tb uma colonoscopia e me informou ser um caso de cirurgia.Nunca tive nenhum problema com Hemorróidas.Tenho 49 anos e estou muito preocupada ,pois tenho uma filha de 12 anos que já não tem o pai (falecido há 8 anos).Obrigada pela atenção.Nilza

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Sra. Nilza:
      Se entendi bem seu relato, a médica ofereceu-lhe tratamento clínico para a trombose hemorroidária, correto? Desta forma, a indicação cirúrgica não deve estar relacionada ao problema agudo, mas a alguma outra moléstia anal crônica, hemorroidária, talvez. De qualquer maneira, é seu direito, e também dever, buscar maiores informações sobre a indicação de cirurgia, já que você refere não ter apresentado nenhuma manifestação de doença hemorroidária crônica até esse evento agudo. Quanto à colonoscopia, provavelmente a indicação esteja relacionada à prevenção de câncer colorretal, o que seria correto, levando a sua idade em consideração.

  199. Pedrinho Says:

    Dr., gostaria de aproveitar o espaço para tirar uma dúvida. Tenho uma trombose e estou tratando com imersão em água quente de manhã e à noite, além de aplicação de Trombofob e Proctyl. Além disso, estou tomando Diosmin de 12 em 12 horas. Todos os medicamentos foram indicados pelo meu médico. No entanto, após pouco mais de uma semana de tratamento, estou sentindo uma coceira intensa na região o tempo todo. Na bula das pomadas informa que no caso de coceira por mais de 48 horas, deve-se interromper o tratamento. Eu devo suspender a aplicação das pomadas? Não tenho como entrar em contato com o médico hoje, só na segunda. Obrigado pela atenção

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Pedrinho:
      Já atendi pacientes com trombose hemorroidária externa que, por orientação de profissionais de farmácia, adquiriram e fizeram uso de pomadas como PROCTYL e apresentaram prurido anal depois de alguns dias de uso. A cessação de seu uso fez com que o sintoma desaparecesse. Não indico esse tratamento para esse problema agudo externo. Esse tipo de composto medicamentoso é, quando muito, para uso interno. Também não vejo utilidade em banhos-de-assento com água morna. Espero ter contribuído para esclarecer suas dúvidas.

  200. Máira Says:

    Olá Dr.. Parabéns pelo site, muito esclarecedor esse artigo.
    Fui diagnosticada com trombose hemorroidal há uns 10 dias e desde então venho aplicando Proctyl 2 vezes por dia. Não notei nenhuma melhora. Na verdade desde o início nunca tive dor, apenas o caroço que incomoda. A médica me disse que o caroço ia muchar, mas não desapareceria, só com a cirurgia mesmo. Fiquei apavorada! Mas tenho visto na internet que ninguém fala isso, nos tópicos acima o senhor diz que ele some em algumas semanas. É isso? O tratamento com essa pomada também é eficaz para trobose? Tive a impressão de que ela é indicada apenas para hemorróidas.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Máira:
      Não acredito que PROCTYL desempenhe algum papel significativo na resolução desse quadro agudo. Talvez o benefício resida no fato de lubrificar a pele, diminuindo o atrito. Se alguma alteração visível restar, após a resolução da doença, como um plicoma anal, operar, ou não, é decisão que compete ao paciente.

      • Máira Says:

        Doutor, obrigada pela resposta. Tenho mais duas dúvidas: 1. Apesar de já fazer quase 3 semanas com o caroço não sinto nenhuma dor, nem ao evacuar, significa algo? e 2. Então o caroço pode desaparecer sozinho em algumas semanas mesmo? Até agora não vi nenhuma melhora. Pena que seu consultório em Porto Alegre, se fosse em São Paulo eu marcaria uma consulta.

      • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

        Prezada Máira:
        A resolução completa da trombose hemorroidária externa pode demorar mais do que trinta dias. Portanto, não se preocupe.

  201. izabel cristina Says:

    boa noite DR hj descobri que estou comum trombo e estou muito preocupada mais ja procurei o medico e fui medicada mais ele disse que talvez seja cirurgico

  202. Camila Says:

    Ola, Dr.
    Fiquei aliviada em encontrar um site tão esclarecedor.

    Estou gravida de 39 semanas, e há 5 dias me apareceu um nódulo que creio ser trombose h. aguda, pois é consideravelmente grande e o surgimento foi muito repentino (da noite para o dia). Já tinha tido hemorroidas gestacionais no meu primeiro filho, mas mesmo com parto normal, não se agravou.
    Nesta gestação eu estava cuidando, sempre lavando com água morna e evacuando bem. Como meu filho ainda nao tem 2 anos, creio que o esforço de pega-lo no colo somado a pressão do feto na região pélvica desencadeou o problema.

    Não preciso nem comentar que minha vida praticamente acabou de tanta dor que sinto. Quase não saio da banheira, pois na água é o lugar que menos sinto dor e o resto do dia tento ficar deitada… Estou fazendo dose ataque de Venalot e passando Venalot H e pomada de hamamelis. Minha GO disse que nunca viu um quadro assim antes do parto… Queria que eu procurasse um procto, mas moramos em uma cidade pequena, que infelizmente não dispõe desta especialidade. Viagem nem posso pensar em fazer a esta altura e com tanta dor..

    Paracetamol e pomadas com xilocaina não fazem nem cócegas…

    Minha dúvida é: posso passar pelo parto normal? Nunca cogitei fazer cesárea e me sentiria muito frustrada ter que passar por uma cirurgia tão invasiva por conta de um nódulo no reto.. Durante o esforço do parto corro algum risco? (é claro, que diante das circunstancias consideramos fazer o parto com analgesia peridural.)

    Desde já agradeço a atenção!

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Camila:
      Nesta idade gestacional, pergunte para sua ginecologista/obstetra se você pode fazer uso de medicamento analgésico e antiinflamatório, como NIMESULIDA, além de compressas mornas de solução de acetato de chumbo. O problema hemorroidário agudo não impede o parto normal. Se houver necessidade de tratamento cirúrgico na vigência de uma pantrombose hemorroidária – crise hemorroidária – como consequência do parto, a cirurgia pode ser realizada imediatamente após o procedimento obstétrico.

    • Camila Says:

      Muito obrigada pela posição. Voltei aqui para contar o desfecho… Depois que li sua resposta me tranquilizei bastante, pois meu medo era que o trombo se rompesse durante o parto. Não aconteceu.
      Tive parto normal, super rápido, 4 horas de trabalho de parto, sendo que passei 3e 1/2 destas em casa, quando fui para a maternidade, nasceu em 20 minutos. Não fiz episiotomia, nem anestesia, mas confesso que as hemorroidas doeram, principalmente na hora da placenta.
      Mas a boa noticia é que apenas 2 dias depois do parto voltei a sentar, e o nodulo murchou consideravelmente. Ainda esta ai, mas quase nao incomoda mais. Continuo tomando venalot, e agora passando andolba.
      Obrigada mais uma vez.

  203. Lunas Junior Says:

    Olá Dr,
    Estou com uma trombose já faz 17 dias…Faço banho de assento 3x ao dia, passo pomada 3x tb e tomo Diosmin… Até agora nada, a trombose continua, só a dor e o incomodo que passou.. Essa trombose dura quanto tempo? Obrigado.

  204. Rafaela Says:

    Olá Dr. Boa Noite!

    Estou grávida de 40 semanas e minha hemorróida (q tive na primeira gestação há 8 anos atrás) evoluiu para trombose hemorroidária em 2 dias… os médicos não querem me operar devido ao tempo gestacional (não tenho convênio), estou usando pomada Xyloproct a cada evacuação juntamante com banhos de acento morno e me passaram também Flavonid de 8/8h mais dipirona de 1g de 6/6h faz 2 dias e não sinto muita melhora pq tenho muitas espasmos no ânus e parece q é isso q faz elas aumentarem…. resumindo a minha médica disse q não posso passar de 41 semanas de gestação devido a cesária q tive anteriormente, o q faço Dr??

  205. João Paulo Says:

    Olá Dr. Gustavo K, Pfeifer,

    Parabéns pela redação abordando um tema valioso e pelo projeto do blog. Li o artigo e muitas perguntas e respostas (quase todas), incrível! Atualmente sofro deste problema, surgido – eu creio – que por somatização de um longo período de stress, visto que tenho hábitos de alimentação normais (nem perfeitos, nem péssimos) e não apresento problemas para evacuar (nem diarreia e nem constipação). A princípio tratei como hemorroida externa, visto que é um caso muito mais comum. Logo antes de aparecer a trombose eu estava usando anti-inflamatório (diclofenaco potássico) para uma dor nas costas. Parei e comecei a usar Daflon 500mg de 12 em 12 horas, porém apresentou uma piora (apareceu sangramento). Interrompi imediatamente. Passei a fazer fazer banho de assento com água morna 2x ao dia e sempre que ia ao banheiro sou cuidadoso ao limpar (sem raspar) o local com papel bem macio e sempre lavo o local no chuveirinho com água morna e sabonete dermatológico (Effaclar – tentando evitar irritações) depois de secar bem (cuidadosamente – sem raspar) passo uma pomada genérica do Nebacetin (sulfato de neomicina + bacitracina) 2x ao dia aplicada diretamente no inchaço na quantidade de aprox. 1/2 grã de alpiste. Estou com este “problema” desde 11/04/13 e parece estar estável. A dor diminuiu. Tenho esperança que o inchaço passe e o calombo desaparece com o tempo. A FOTO DA ILUSTRAÇÃO DO TEXTO MOSTRA ***EXATAMENTE*** O MEU QUADRO ATUAL. Até a pequena “pinta”, o local, quadrante, tudo, incrível – novamente.

    Curiosidade: Li, “na internet”, que os orientais tem menor índice de hemorroidas devido aos hábitos de posição no momento da evacuação (mito ou verdade? – acredito que possa ser um fator, mas dentre vários outros que incluem cultura, alimentação, higiene etc.).

    Lembando a todos que devemos sempre procurar orientação com bons profissionais e que sejam dignos de receber a confiança que depositamos neles. Infelizmente, não neste caso, a medicina tem sucumbido ao capitalismo selvagem (sem ética e irresponsável) tornando-se meramente um comércio que objetiva o lucro incessante.

    OBRIGADO por compartilhar o conhecimento, não só comigo, mas com muitos que por aqui passaram.

    Que os homens de boa vontade sejam abençoados.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado João Paulo:
      Inicialmente, percebo com satisfação que as informações deste “blog” lhe foram úteis. Entretanto, devo fazer algumas considerações sobre o que você escreveu. Em primeiro lugar, a higiene anal apenas com água após as evacuações basta, não havendo necessidade de emprego de sabonetes ou uso de papel. A utilização de NEOMICINA no local não tem respaldo científico e, ao contrário, é contra-indicada. Também não existem relatos de que banhos-de-assento com água morna contribuam para a resolução desse problema agudo.

  206. eduardo Says:

    Ola Dr !
    Estou fazendo tratamento deum nodulo que apareceu no meu anus, o médico falou q era trombosse, receitando venelot, ja tomo a alguns dias , a dor acabou , mas o caroço continua, ele falou q sairá com alguns dias, será q estou em tratamendo adequado, tem mas algo q possa fazer?

  207. penelope Says:

    tenho uma duvida meu sobrinho derrepente notamos sangue em sua bermuda e olhando se veia uma pelinha cheia de sangue como um coagulo ñ tenho certeza se é hemorroida mas estou muito preocupada.Ele é timido e nao confia em medico. se alguen pode me ajudar obrigada.
    ps: Ele dis que ñ doi e ñ cosa.

  208. Fernando Ivo Says:

    Minha trobose é bem parecida com a que o sr. relata acima,É aconselhável fazer uma ligadura elástica? Naõ sinto dor e nem sangra.. Agradeço antecipadamente. Obrigado

  209. Tânia M. Tavares Says:

    Prezado doutor
    Minha filha está com este quadro de trombose e a leitura do seu site me trouxe várias informações. Obrigada ! Gostaria de lhe perguntar quais são os fatores importantes para a prevenção dessa doença.

  210. Fernanda Says:

    Ola Dr bom dia!
    estou em processo de tratamento de trombose, porem tenho uma duvida, sou adepta a musculação e sei que não é aconselhável,mas pelo menos uma caminhada, ou esteira eu posso fazer?
    Obrigada desde já.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Fernanda:
      Como respondi em outro momento, aqui prevalece o bom senso. Recomece gradualmente e perceba os limites impostos no seu caso. Pode empregar uma pomada no local, pois o veículo oleoso da mesma lubrificará a pele, diminuindo o atrito e consequente trauma local.

  211. Andrea Carla da Silva Furtado Matsushita Says:

    Como vai, Doutor! Gostei muito de tudo que li no seu site. Meu filho tem 17 anos de idade e na semana passada queixava-se de dores e sangramentos qdo ia defecar e então o levei ao Proctologista e disse que ele está com a trombose hemorroidaria externa e receitou a pomada PROCTYL e o remédio em comprimidos MUVINOR. Minha dúvida são esses comprimidos. Estão corretos? O caso do meu filho é porque ele faz muito esforço para defecar. Estou dando muitas fibras para que possa amolecer as fezes. Será que posso ficar tranquila? Esse problema vai sarar naturalmente? O médico disse que não é hemorroida e que este quadro regride naturalmente com o tempo. Fico preocupada pois meu filho é estudante e fica o dia inteiro sentado na escola e em casa também.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Sra. Andrea:
      Se o sangramento é resultado da trombose hemorroidária externa, ela deve ter ulcerado com exposiçao de trombos. Constipação pode estar relacionada com uma dieta carente de fibras de qualidade como aquelas encontradas em cereais e leguminosas (vegetais com vagens como feijão, lentilha, ervilha, etc.). Banana amassada com aveia e suco de laranja é uma excelente fonte de fibras, vitamina C e ferro. Verifique também se seu filho, por alguma razão, não bloqueia o desejo de evacuar em um primeiro momento, por alguma situação, evacuando posteriormente, quando as fezes, então, ficam mais desidratadas. Alguma atividade física também é importante. Por fim, a trombose hemorroidária externa é um evento agudo, tem resolução espontânea, podendo ocorrer em qualquer idade, independentemente da existência de doença hemorroidária crônica.

      • Andrea Carla da Silva Furtado Matsushita Says:

        Muito obrigada Dr Gustavo! Gostei muito de sua resposta e também quando passou algumas dicas da dieta com fibras.
        Não tenho palavras para lhe agradecer e tenha certeza que o senhor é abençoado por Deus!

      • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

        Prezada Sra. Andrea:
        Sou eu que devo agradecer a oportunidade de poder ser útil. Desejo um ano de muita saúde para toda sua família.

      • Andrea Carla da Silva Furtado Matsushita Says:

        Olá Dr!
        Eu escrevi para o senhor no dia 05 de abril, explicando que meu filho teve dores e sangramento (o que gentilmente foi respondido) , que eu to tinha levado ao Proctologista e foi diagnosticado uma trombose hemorroidaria externa. Pois bem. Saímos do consultório um pouco mais tranquilos porque o médico explicou que não era nada grave e que apenas precisaria manter uma dieta de fibras, passar uma pomada PROCTYL e tomar uns compridos chamado MUVINOR. Acontece que já se passou uma semana e hoje meu filho veio me contar que apesar das dores e o sangue terem passado ,ele disse que sentiu mais uma “bolinha” que saiu e que agora em vez de uma “bolinha”, são duas. Estou preocupada com isso. Ele está seguindo tudo que o médico falou: tomando fibras, as fezes estão amolecidas e mesmo assim saiu mais uma bolinha.Só lembrando que ele tem 17 anos de idade. Desde já agradeço,doutor!

  212. Fábio Says:

    Bom dia Dr. Pfeifer,
    Antes de tudo gostaria de agradecer pela dedicação e atenção à todas as perguntas.
    Fui diagnosticado com trombose hemorroidária externa. Foi receitada a pomada Hirudoid 500 e um sachê de Diosmis SDU ao dia, além de repouso parcial.
    Não chego a sentir dor, apenas um incômodo no local.
    Mas minha dúvida é a seguinte: faço uso receitado de citrato de sildenafil e, inclusive, os meus primeiros sintomas da trombose apareceram após a ingestão do referido medicamento e uma relação com minha parceira. Na consulta, eu sinceramente esqueci de relatar esse episódio, e pensei nisso somente hoje, mas meu médico está viajando e não consegui retorno.
    Devo evitar essa combinação (medicação + relações sexuais), ou não existe nexo causal entre isso e a trombose?
    Muito obrigado!!!

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Fábio:
      Revisando a literatura médica internacional em inglês dos últimos vinte anos, encontrei apenas um artigo, escrito em 2001, relatando um caso onde um paciente com 36 anos de idade, com disfunção erétil e doença hemorroidária crônica, apresentava sangramento anal após a ingesta do medicamento. Um episódio de trombose hemorroidária externa apenas é pouco para dizer que a mesma é consequência do emprego do fármaco. Isso pode ter sido obra do acaso, uma mera coincidência.

  213. Sildete Fabricio Says:

    Oi Doutor. Parabéns pelo site, é a primeira vez que entro e gostaria de tirar umas dúvidas.É o seguinte:
    1º- Fiz a cirurgia no consultorio médico de trombose hemorroidaria externa,dia 25-03, faz 12 dias. Graças a Deus não sinto dores, mas continua com uma saliencia menor do que antes, e tem uma secreção. É normal este quadro? Estou usando a pomada proctyl passada pelo meu médico.
    2º- Em relação a sexo, qto tempo devo evitar ou não tem nenhum problema?
    3º- Isso é transmissível?
    4º- Desde já muito obrigada por este espaço. Nos alivia conversar com um Dr especialista no assunto.
    Deus lhe abençoe

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Sildete:
      Em relação à sua primeira pergunta, é mais provável que a cirurgia realizada tenha sido uma simples incisão da pele na área da trombose, com extração de parte ou de todos os trombos. Neste caso, uma saliência menor permanecerá temporariamente ou definitivamente, como plicoma anal. A secreção é resultado do processo inflamatório, resposta do seu organismo ao trauma cirúrgico, e cessará quando o ferimento operatório estiver completamente epitelizado (cicatrizado). Em consideração a relações sexuais, se for vaginal, dependerá de sua percepção, o bom senso, neste caso, devendo prevalecer; se for anal, apenas após a cicatrização completa. Finalmente, esse quadro agudo não é transmissível, mas pode recorrer.

      • Sildete de A. M. Fabricio Says:

        Muito obrigada, Dr. Gustavo pelo esclarecimento e a atenção que o sr. tem em responder a nossas dúvidas.
        Deus lhe abençoe.

  214. Fe Asdourian Says:

    Oi Dr. Parabéns pelo site e por todas as respostas. No meu caso resolvi várias dúvidas por elas. Só me restam duas. Antes disso fui ao médico achando que tinha uma hemorroida e ele me disse que era uma trombose hemorroidária externa , rapidamente retirou o coagulo ( doeu um pouco, mas nada demais), me receitou dois comprimidos, pomada e 5 banhos de assento por dia, com 10 dias de repouso, disse que o sangramento iria parar 4 dias mais ou menos. quando passo a pomada sinto ainda uma espécie de bolinha (imagino que seja da retirada do coagulo).
    Pelo fato de ser trombose o coagulo pode ir para o Pulmão ?
    Qual a relação ao esporte com o tratamento, digo , se parar de sangrar posso voltar a treinar ? Natação ou corrida ?
    Obrigado Dr.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Fernando Asdourian:
      Antes de responder suas duas dúvidas, gostaria eu de entender qual a justificativa para os banhos-de-assento cinco vezes ao dia. Talvez seu relato sobre essa conduta possa acrescentar informação que ainda não tenho. Mas, voltando às questões relativas à trombose hemorroidária externa, respondo: de forma diversa da trombose venosa profunda dos membros inferiores, não existem relatos de embolia pulmonar nesse quadro agudo, portanto, tranquilize-se; em segundo lugar, de uma maneira um tanto quanto subjetiva, o bom senso dita o retorno às atividades desportivas, ou seja, sentindo-se bem, retome-as gradualmente, independentemente de resolução completa do quadro agudo.

  215. Eduardo Says:

    Olá doutor, é o seguinte tenho hemorroidas internas e de vez em quando após defecar aparecem as hemorroidas externas, porem me alimento corretamente mas mesmo assim a inflamação nas hemorroidas internas continuam, gostaria de saber se posso andar de bicicleta, ou se isso tende a piorar as hemorroidas. obrigado.

  216. Aline Says:

    Boa noite doutor.
    Hoje reparei uma saliência e olhei no espelho e vi esta veia saltada mais não sinto dores seria o caso de ser esta trombose hemorroidária externa?

  217. julio Says:

    Olá, Doutor.

    fazem 2 semanas apareceu um bola no meu anus, pequena, seguida de dor. Fui no proctologista, e ele disse que era um trombo. Disse que nao havia necessidade de cirurgia , nao receitou remedio , alegando que a cura era espontanea. Eu pratico Remo , ela estava diminuindo quando fui remar ela inchou de novo. Agora esta diminuindo novamente, sem dor. Gostaria de saber quanto tempo demora e se ela sumira? Daqui ha 3 dias completa 3 semanas. Devo parar com os esportes?

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Julio:
      No seu caso, conforme relatado, dependendo do volume da trombose hemorroidária externa, talvez o melhor fosse o tratamento cirúrgico, o que permitiria um retorno mais breve à prática do remo. Considerando a conduta clínica, somente deveria voltar a remar após melhora sensível do quadro hemorroidário agudo.

  218. alexander oliveira Says:

    Olá doutor bom dia,
    Já tive por duas vezes e as duas vezes o meu médico furou com uma seringa e a dor e o inchaço sumiram na mesma hora. Mas agora voltou maior e mais dolorida, será q furar resolveria de novo ?

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Alexander:
      Alguns estudiosos acreditam que a excisão da pele e dos vasos trombosados é mais adequada do que a simples incisão ou drenagem dos trombos, porque os vasos envolvidos na trombose, na primeira situação, “doentes”, permaneceriam, estando predispostos a novas tromboses futuramente.

  219. wagner Says:

    Dr. Gustavo
    Boa noite. Parabéns pelo blog, pois nos esclarece de forma simples e demonstra muito embasamento sobre o assunto.
    Gostaria de saber caso um trombose hemorroidária externa que estoura e fica sangrando pouquinho por um período de um dia ou dois, esse sangue é o que estava no trombo ou continuidade do sangue da veia?

  220. harry Says:

    Parabéns pelo post, estou com uma trombose hemorroidaria externa a oito dias, no sexto dia tive uma consulta com um Proctologista, ele receitou diclofenaco e pomada hirudoid por cinco dias, e ele disse que daqui um mês irá fazer um exame interno para ver se realmente tenho hemorroida, será realmente necessário fazer esse exame?

    Obrigado

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Harry:
      Como não conheço todos os comemorativos do seu caso em particular, não posso emitir opinião. Pergunte para seu médico, quais são as justificativas para a investigação adicional.

      • harry Says:

        Bom dia dr.
        No dia 15 de março a saliência praticamente sumiu, por esse motivo não fui fazer o exame interno, mudei minha alimentação, estou respeitando a vontade de evacuar, desde então até hoje não tive mais problemas,
        Mesmo assim muito obrigado pelas respostas

  221. Samara Silas Says:

    Boa noite doutor, faz 3 dias que apareceu um caroço no meu anus, ele é duro, no começo doía e coçava, estou passando a pomada policresuleno + cloridato de cinchocaína, as vezes dói um pouco, eu tomo o medicamento tenoxicam devido a dores nos joelhos e costa, ele ajuda?
    Aqui na cidade onde moro não há especialista por isso comprei a pomada, tem especialista em outras cidades mas é meses para conseguir consulta.
    Tenho medo que esse caroço venha a estourar porque é grande e duro e muito desagradável, devo me preocupar ou esperar até que desapareça? Tbm tentei empura-lo para dentro mas ele volta. Obrigado

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Tamara:
      Se for uma trombose hemorroidária externa, leia atentamente o “post” e os vários comentários já disponíveis. Desta forma, certamente terá suas dúvidas esclarecidas. Em meu consultório, nunca paciente algum encontrou dificuldade para agendar uma consulta.

  222. Kellin Says:

    Boa noite Doutor.
    Há dois anos atrás fiz uma cirurgia para retirada de um trombo, o médico não explicou que mesmo que demorasse um pouco poderia desaparecer naturalmente. Me receitou que tomasse muvinlax para regularizar o intestino e que mudasse minha alimentação, e em caso de sangramento que usasse ultrapoct ldo. Porém, de um tempo para cá cada vez que ia aos pés notava um inchaço mas que logo desaparecia. Agora o trombo voltou, sinto uma dor incômoda e desconfortável. Como mudei de cidade não consigo consultar o mesmo médico e a consulta aqui consegui marcar somente pra daqui 14 dias. Gostaria de saber se só tomando algum analgésico e anti-inflamatório e higienizando bem após a evacuação é necessário para que ele diminua ou devo insistir em procurar um outro especialista. Obrigada!

  223. alexndre Says:

    Dr boa noite.Vou ser o mais breve possível.
    Há uns 4 dias tive muita dor no anus,seguindo de fisgadas (pontadas),nem conseguia me sentar,não conseguia usar papel higiênico e mal conseguia tocar o local.Já tem dois dias que estou usando comprimidos de diosmin e a dor diminuiu em muito e finalmente consegui tocar a região e pude notar uma bola logo abaixo do anus e notei também que ao defecar sinto um pouco de dor,lavo a região que depois fica coçando ou dando as tais fisgadas porém bem mais branda. Não faço e nunca fiz sexo anal. Desde já agradeço.

  224. Anderson Cruz Says:

    Ola Doutor convivi vários anos com um problema no ânus que achava ser hemorroidas, quase sempre sangrava ao evacuar, dentro de 2 horas já não tinha inchaço e dor, tentei de várias formas protelar a visita ao médico, (por receio de uma cirurgia) o pós-operatório me deixa meio que com um pavor. Mas faziam dois dias que não dormia e trabalhar estava difícil. Não aquentei as dores, procurei um proctologista de minha cidade. Resumo da conversa: _ Seu casso rapaz é de cirurgia a laser (bisturi). Como não tenho 4 mil reais preciso esperar, o DR me deu atestado de 5 dias e pediu para repouso absoluto, e voltar apos o 5º dia, me receitou: Toragesic, flancox e um manipulado de acetato de chumbo (que arde pra caramba). O Inchaço diminuiu pouco e as dores tambem, mas o incomodo é grande. Dr. Gustavo, encima do que relatei, o que o senhor pode me dizer. (minhas tromboses são bem grandes) estou com medo de evacuar.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Anderson:
      A ardência que você apresenta, quando da aplicação da solução de acetato de chumbo, pode estar relacionada com a existência de álcool na fórmula. Se for esse o caso, basta aviar o produto sem álcool. Quanto à conduta, cirúrgica ou medicamentosa, já me pronunciei, informando que não presto consultas não presenciais. Para tanto, coloco-me à disposição em meu consultório.

  225. Sandra Roney Says:

    Olá Dr. Gustavo!
    Li todos os relatos e percebi que muitas pessoas sofrem do mesmo problema que vem limitando a vida do meu esposo. Ele é do tipo que quando vai ao banheiro leva revistas para ler e palavras cruzadas… Cada vez que vai ao banheiro parece ir para uma sessão de tortura. Perdia muito sangue ao evacuar, e sentia muitas dores. Em sua família também há pessoas com este quadro clínico, que sofrem de hemorróidas, ele fez a cirurgia há 2 dias, aparentemente nos causa a impressão que piorou, antes o ânus tinha uma aparência de flor, depois do procedimento cirúrgico ele ficou com uma saliência muito feia exposta. Como li os comentários anteriores cheguei a conclusão que é uma trombose hemorroidal, pelo que entendi vai melhorar, ele está muito triste e preocupado com a situação, o desconforto , as dores, o medo de evacuar, e o pior com o tempo que vai levar para livrar-se desse problema que o perturba.
    O médico dele receitou Dolamin Flex (clonixinato de lisina 125 mg
    cloridrato de ciclobenzaprina 5 mg)… banho de assento com água morna , pomada hemodase ( acetato de hidrocorfisona 5 mg, locaina base, 20 mg subgalato de bismuto 20 mg, óxido de zinco 100 mg ) e xylocaína 2% (cloridrato de licocaína 20 mg )
    Agradeço sua atenção! e Parabéns pelo seu Blog! Sucesso!

  226. Sérgio Silvestre Says:

    Nobre Doutor Gustavo, primeiramente agradeço por abrir este espaço que tanto nos auxilia. Fui hoje em uma consulta pela primeira vez e o médico imediatamente diagnosticou a trombose hemorroidária. Perguntei a ele sobre o assunto me disse algumas coisas que deveria evitar e alimentação, disse que certos casos é necessário cirurgia e outros como no meu caso não, sendo assim me receitou a pomada XYLOPROCT para passar de 3 a quatro vezes ao dia. O que o doutor acha desta pomada? Agradeço imensamente

  227. Roberto Says:

    Boa noite e parabéns pela iniciativa.
    Ficar sentado lendo no sanitário pode dar trombose hemorroidaria?

  228. Marco Antonio Says:

    Doutor, no dia 13/02 eu vi q tava com a trombose, mediana, tamanho de uma azeitona. Pesquisei um pouco na internet e no começo achava que era hemorroida msm, mas hj depois que li seu blog identifiquei que de fato era a trombose hemorroidaria, oq nao nao adiantaria passar os geis que eu estava passando.. e ate hj nao tinha sangrado, mas estava com dor, qdo sentava movimentava ou contraia o esfincter, hj começou a sangrar de cor bem vermelho-vivo, e continuando com os outros sintomas… pois bem hj vou tomar um analgesico e/ou um anti-inflamatorio visto que alguns medicamentos tem as 2 funçoes..minha duvida seria, c devo ir de urgencia a uma consulta em um especialista, (claro que independente de qualquer situaçao a ajuda medica e fundamental) mas como nao estou na minha cidade natal, gostaria de esperar ate retornar a mesma para consultar, ou administrando estes medicamentos e acompanhando o resultado para verificar melhoras ou c o caso c agrava, bastaria por inquanto? e outra duvida, sou fumante o cigarro atrapalha no tratamento? eu ate diminia o fumo mas nao parei totalmente!
    Desd ja agradeço, pela disponibilidade que o senhor tem pelo blog, e pelos “pacientes” aqui, exemplo que deveria ser siguido por muitos medicos!! grato

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Marco Antonio:

      Como não posso examiná-lo, fica impossível confirmar seu diagnóstico. Portanto, não seria correto indicar uma conduta como, por exemplo, postergar uma consulta. Se é um problema menor, consultar fora de sua cidade natal, caso não haja dificuldade maior, seria o mais adequado.

  229. Ana Sanches Says:

    Dr., Boa tarde. Realizei a hemorroidectomia aberta a 20 dias, porém ficou um caroço grande e duro do lado do meu ânus, pior do que quando estava com crise. Tinha ou tenho hemorróidas interna e externa. Em consulta com meu médico fui informada que terei que realizar mais uma cirurgia, pois meu caso estava avançado (segundo o médico, grau III). O que mais me chateia é que não fui informada antes, tendo em vista que o pós operatório é muito doloroso. É normal mais de uma cirurgia para sanar o problema de hemorroidas mistas? Existe outro método que não seja a cirurgia. Infelizmente muitos médicos não gostam de conversar com o paciente, e procurar um outro medico pode não resolver o problema, tendo em vista que um não gosta de terminar um procedimento realizado por outro.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Ana:
      Em alguns raros casos, a doença hemorroidária pode ser tão exuberante que o médico, quando realiza o tratamento cirúrgico, percebendo o risco de excisar tecido em excesso e, consequentemente determinar estreitamento do ânus quando da cicatrização, ou formação de fissuras anais residuais, tem uma conduta mais conservadora, minizando o risco de ocorrência dessas iatrogenias. Nesses casos, dependendo do nível de satisfação do paciente, poderá indicar um tratamento complementar da doença hemorroidária residual, com métodos como fotocoagulação, injeção esclerosante, ligadura elástica, ou mesmo, cirurgia.

  230. marcia Says:

    Dr. Estou com dor a mais de 15 dias e esta semana fui no proctologista ele faou que estou com um pequeno trombo , estou tomando daflon e nimisulida, Gostaria de saber quantos dias demora para parar de doer. O medico falou que apos desinflamar poderia fazer o procedimento do elastico. Seria necessario mesmo???

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Márcia:
      A duração do quadro é variável dependendo de cada caso, mas normalmente diminui sensivelmente após os primeiros cinco dias. Ligadura elástica é tratamento para doença hemorroidária interna crônica, que não necessariamente está presente nos indivíduos com esse seu quadro agudo. Converse com seu médico.

      • marcia Says:

        Obrigado Dr. pela resposta. Eu fico preocupada pois na gravidez dizem que piora muito e meu medo é este, caso eu venha engravidar , ficar passando por tudo isso novamente. e não poder tomar remédio nenhum. Vou conversar com ele e verificar qual será o procedimento pois não quero mais passar por estas crises horríveis.
        muito obrigado.

  231. daniela Says:

    a pomada Ttrombofob , é boa para hemorroidas, posso usar .
    mas vi na bula q não pode por causa das mucosas, tenho usado Utraproct ldo mas parece não fazer efeito , oq fazer.

  232. Henrique Camargo Says:

    Parabéns pelo Post! Lamento que agora parece realmente uma ferramenta de consulta! Porém não encontrei em nenhum comentário quais poderiam ser fatores de risco que devem causar tal desconforto. Também sou adepto de boa alimentação e gostaria de saber sobre quais alimentos ajudam como profilaxia (circulação, sangue grosso, cicatrização…enfim) e por fim não li nada que me trouxesse informação sobre os sangramentos o que me preocupa também!
    Parabéns! Hoje descobri que existe médicos que fizeram e entenderam o juramento de hipocrates.

  233. Anselmo Says:

    Boa Tarde Dr. Gustavo ,

    Realizei uma consulta com Proctologista, pois estava sentindo muito dores , tanto ao se levantar , sentar evacuar era uma dor parecendo um espinha , porem antes fui diagnostico por um Clinico Geral como um abcesso e foi passado alguns antibióticos para o tratamento do mesmo, também foi indicado a visita em um Proctologista , bem ai vai meu relato , chegando ao consultório o foi relato o que eu estava sentindo e foi realizado o exame visualmente , e constado por ele que era trombose hemorroidária , porem tinha drenado sozinha. Porem ainda sigo com dores na hora de evacuar e posteriormente também. Gostaria de saber se isso é normal e se devo tomar anti-flamatório para dor cessar.

    Muito Obrigado pela atenção.

    Att,
    Anselmo

  234. igorciaaondaii@facebook.com Says:

    Boa tarde Dr. Meu caso que operei de hemmorroidas há 7 meses, também tinha trombose aguda anal, are hoje sinto um pouco de dor e sai sangue nas fezes.. To com medo se pode dar alg tipo De câncer anal ou no reto, o que tenho que fazer Dr? Obrigado desde ja …

  235. Juliana alvez Says:

    A trombose pode ser eterna , ou ela vai e vem?

  236. Ricado Benedito Says:

    Bom Dr. Gostaria de saber , se eu posso fazer esporte com hemorroida externas .

  237. Joao Says:

    Boa tarde Dr. Parabens pelo site .

    Tenho uma duvida , ja tive esse caroço antes . depois de umas 3 semanas voltava o normal , agora nasceu uma um pouco maior to com ela a uns 13 dias e to com medo de ele nao voltar . o que me sugere? att joao

  238. José Says:

    Correção: assento de visco-elástico…

  239. adenilson nascimento Says:

    esqueci de citar tambén se é normal que exista um pequeno carocinho parecendo o anterior no local bem no meio da dilatação ?

  240. adenilson nascimento Says:

    dr.é normal em uma operação pós cirurgica de trombose hemorroidal o paciente ter escorrimento do anus além de ficar no local do caroço uma dilataçãozinha tipo uma flor com liquido amarelado depois de 15 dias da cirurgia

  241. José Says:

    Prezado Dr.
    Parabéns pelo blog que é muito esclarecedor. Nota-se que possui muita experiência e conhecimento no assunto. Moro no interior do RS e neste momento estou em férias fora do estado. Tenho hemorróidas internas há anos e não uso medicamentos pois as mesmas passam meses sem me incomodar. Na viagem apareceu de uma hora para outra esta elevação arredondada caracterizada como li no blog todo como sendo Trombose hemorroidária externa. Tenho hábito diário de caminhadas diárias e há 12 dias desde que surgiu o problema suspendi a caminhada por medo do exercício físico. Minha pergunta é: posso retomar minha prática de caminhada de 1 hora por dia ?

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado José:
      Difícil dizer, sem examiná-lo. Tente, porém, questão de bom senso, o seguinte: comece caminhando vinte a trinta minutos e veja como se sente. Aumente o período de caminhada gradualmente, não observando piora do quadro.

      • José Says:

        Caro Dr. Gustavo .Em viagem fiz uma consulta em um Clínico Geral mas esqueci de perguntar a respeito da caminhada. Ontem mesmo retornei com a prática após ler seu comentário e não senti desconforto algum ( pensava que pudesse evoluir para uma situação de gravidade e outras complicações além do desconforto ) . Não sinto desconforto em pé, nem deitado; somente sentado por muito tempo. Comprei um acento de visco-elástico com um orifício no meio e me sinto aliviado. Muito obrigado pela sua consideração e atenção, agradeço muito sua disponibilidade em compartilhar seu conhecimento. Na oportunidade que for a Porto Alegre vou em sua clínica; Obrigado.

  242. Francisco Says:

    Dr. Gustavo, minha trombose começou a sangrar a 3 dias, estou tomando somente Daflon receitado pelo médico durante 10 dias. Esse sangramento é normal e devo aguardar ou procuro um médico, pois representa perigo?
    Este sangramento dura quanto tempo se for normal?
    Obrigado.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Francisco:
      Como já referi anteriormente, essas perguntas deveriam ser respondidas pelo seu médico por ocasião da consulta. DAFLON não age sobre o sangramento, caso o diagnóstico seja de trombose hemorroidária externa ulcerada. Via de regra, o sangramento é apenas uma manifestação inconveniente da doença aguda, algums vezes proporcional ao volume da trombose e da área ulcerada. Deverá cessar espontaneamente.

  243. Valdeci Jesus Says:

    Parabéns Dr Gustavo.
    Estou passando pelo mesmo problema de pessoas relatadas.Após feito 03 ligaduras surgiu a trombose que é tão dolorida que passo noite em claros de tanta dor.
    Retornrei a Proctologista que me informou que desencadeou uma Trombose..Minhas dores estão insuportáveis não havendo melhoras nem com analgésicos.Estou tomando diosmin USD de 12 em 12h, não estou vendo muito resulta do satisfatório.Já foi indicado antiinflamatorios>Nimesulid 100m que me deixou muito inclhada, e o Bioprofenid 150 que me deu muita diarrréia..
    Observei que os relatos de todos os pacientes com o mesmo e as mesmas queixas…O que me incomoda mais é a dor. Gostaria de poder ter uma consulta com o Sr.. Parabéns pelas respostas.
    Caso queira me responder ficcarei Feliz……
    Quanto tempo normalmente dura esta dor?

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Valdeci:
      A trombose hemorroidária pode ocorrer como consequência de ligadura elástica de hemorróidas internas. A dor habitualmente é mais intensa nos primeiros cinco dias. Caso a dor não seja manejada adequadamente com o emprego de medicamentos analgésicos, talvez a melhor opção seja a cirurgia. O endereço e telefones do consultório, se desejar consultar, constam no canto superior direito do cabeçalho do “blog”.

      • Valdeci jesus Says:

        Dr Gustavo, boa tarde, obrigada pela resposta em tempo tão habil.
        Vou retornar a minha proctologista uma vez que no final de semana além das fortes dores, tive tbem um estado febril. Meu maior problema é ficar por muito tempo sentada.
        Moro em Brasilia, pq o senhor não pensa em ter um consultório aqui.?
        Qual o telefone e endereço da sua clínica? Voltarei a contactá-lo pra qualquer novidade.
        Mais uma vez o meu cordial agradecimento.
        Feliz 2013!!!!!!!
        Abraços,
        Valdeci

      • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

        Prezada Valdeci:
        Fico contente por ter contribuído com o devido esclarecimento. Como informado anteriormente, endereço e telefones do consultório constam no canto superior direito do cabeçalho do “blog”. Se tiver dificuldade para identificar, deixo aqui o registro: rua Mostardeiro, 333, sala 806 – Porto Alegre, RS – telefones (51)32223539/30610716/99861216. Um ótimo ano para você também.

  244. Eduardo Says:

    Olá Doutor, estou com hemorroidas externas e me foi passada a pomada Trombofob para ser usada e colocar um supositório também, porem já tem uma semana que estou utilizando ambos porem o inchaço nao diminui, a dor já passou porem a hemorroida ainda continua inchada do mesmo jeito, você sabe o que pode ser feito ? minha alimentação já está sendo feita corretamente, utilizo o banheiro sempre que tenho vontade e nao utilizo papel higiênico e estou fazendo banhos de assento em agua quente. Você sabe se é melhor eu utilizar a pomada Ultraproct ou continuar com a Trombofob, ou então utilizar alguma outra pomada ?

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Eduardo:
      Se o diagnóstico for trombose hemorroidária externa, saiba que a dor desaparece bem antes do que a saliência (vasos hemorroidários externos trombosados). Você não necessita realizar tratamento algum complementar, somente aguardar. A resolução é espontânea.

      • Eduardo Says:

        Doutor, a hemorroida que estava inchada já desinchou, porem agora está aparecendo uma outra trombose, porem ela está muito pequena, nao está coçando porem estou sentindo que ela vai inchar igual à outra, o que o senhor me indica a fazer, pois já estou me alimentando corretamente e nao sei porque ainda continua.

  245. Ana rangel Says:

    olá doutor , tenho uma trombose hemorroidária considerada pequena para cirurgia , tomei 3 meses seguidos diosmim e atualmente quando sinto dor e vejo q está alterada novamente faço uso por 1 ou 2 semanas até voltar ao normal , mas tenho duvidas; por favor se puder me esclareça: posso tomar anticoncepcional ? pois com medo parei. se eu engravidar a trombose pode aumentar?e essa trombose pode ir para qualquer outra parte do corpo? sou Ana tenho 31 anos e desde já muito lhe agradeço.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Ana:
      Inicialmente, desconheço quadro de trombose hemorroidária externa com resolução tão lenta e com recidivas tão frequentes. Talvez seja melhor rever seu diagnóstico. Na literatura médica, não encontrei referência alguma contra-indicando anticoncepcional oral em pacientes com esse quadro agudo. A trombose hemorroidária externa também não tem relação com a trombose venosa profunda de membros inferiores, que pode determinar embolia pulmonar. A gestação é fator de risco para trombose hemorroidária aguda.

  246. José Augusto Says:

    Boa tarde Dr. Gustavo, fui diagnosticado hoje com trombose hemorroidaria externa, sendo que o médico só passou Daflon 500mg 3x dia. Falei sobre cirugias e pq acontece isso e o mesmo só pediu para seguir uma dieta, tomar o remédio e aguardar alguns dias.
    Lembro que a 1 ano atrás fui diagnosticado como hemorroida é o médico anterior já queria fazer uma ligadura elástica e não fiz. Este problema pode ter acontecido devido eu não ter feito o procedimento na época?
    O meu médico atual fez o procedimento correto pedindo para eu aguardar ou devo procurar outro profissional?

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado José Augusto:
      Não é meu papel, neste “blog”, julgar, validar ou retificar orientações médicas. A trombose hemorroidária externa, geralmente, involui espontaneamente, necessitando de tratamento cirúrgico raramente na minha experiência e na de autores internacionais. O fato de uma pessoa apresentar essa moléstia aguda não necessariamente determina que ela tenha doença hemorroidária interna crônica. Da mesma forma, o tratamento de hemorróidas internas com ligadura elástica não necessariamente previne a ocorrência futura de trombose hemorroidária externa, podendo esta, inclusive, ocorrer como complicação dessa modalidade terapêutica.

  247. Maria Julia Says:

    Boa noite,

    Há treze dias passei por uma hemorroidectomia método convencional. é normal que fique uma pele para auxiliar na cicatrização? Ou essa pele desaparece após um tempo? Sinto um incômodo como se algo estivesse na região…

    Aguardo retorno,
    Obrigada

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Maria Julia:

      A hemorroidectomia que você descreve como convencional, provavelmente é aquela de técnica aberta, onde os mamilos hemorroidários são excisados (removidos cirurgicamente) e os ferimentos operatórios não são suturados, cicatrizando por segunda intenção. Nesta técnica, existe a necessidade de deixar “pontes” de pele e de mucosa entre os ferimentos para que o ânus não fique estreito (estenose). Pode acontecer de permanecer pele em excesso, determinando a formação de plicomas anais. Esclareça o caso com seu cirurgião.

      • Maria Julia Says:

        Há necessidade de operar de plicoma? Ele aumenta de tamanho ou diminui após a cicatrização total?

      • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

        Prezada Maria Julia:
        Para a primeira pergunta, recomendo que leia o “post” plicomas anais. Os plicomas anais residuais – aqueles que permanecem após a hemorroidectomia – tendem a ficar de menor tamanho quando a cicatrização se processa por completo, pois cessa a resposta inflamatória. Entretanto, no decorrer dos anos, podem aumentar gradualmente de volume.

  248. Glausiane Dantas Says:

    Boa Noite Dr. Gustavo! Primeiramente parabenizar pelo site, agradecendo o espaço para nossos esclarecimentos.
    A quase duas semanas, me deparei com um nódulo no reto, até então não sabia do que se tratava, apenas fiquei preocupada, como tenho casos incidentes de câncer na família, me desesperei; o que me fez procurar um profissional da área (procto) o qual diagnosticou uma “trombose hemorroidária”, não tenho sangramentos nem tampouco prurido, apenas me queixo de dores e desconforto no local, pois o “trombo” tem uma saliência considerável que na primeira semana, chegou a fechar o reto.
    li todos os comentários acima e percebi a seriedade nas repostas e no seu profissionalismo, o que me fez escrever e esclarecer algumas questões a respeito do que li.
    O profissional que me atendeu me receitou o DIOSMIN SDU juntamente com o PLANTEBEM, venho seguindo suas orientações, no entanto, nos primeiros dias, notei uma melhora na dor e diminuição no inchaço, mas no início da segunda semana, notei o mesmo desconforto ocasionado inicialmente.
    Li relatos escritos que o DIOSMIN não é recomendado em alguns casos. Estou preocupada, pois não sei se o procedimento está correto e se esta complicação poderá se agravar, desencadeando outros problemas.
    Em relato passado para o profissional, descrevi quais seriam meus hábitos (alimentares e cotidianos) tais como:
    Tenho vida sedentária (casa/trabalho),
    Tenho constipação intestinal (3 a 4 dias para evacuar)
    Durante toda a semana, praticamente não faço ingestão de frutas, nem tampouco de saladas;
    Sou fumante.
    Algum fator descrito acima, pode ter sido agravante para desencadear o problema? Sei que tenho que rever esses conceitos, mas aguardo sua resposta e obrigada!

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Glausiane:
      Inicialmente, gostaria de esclarecer que a utilidade do DIOSMIN na melhora da doença trombose hemorroidária externa, segundo a literatura científica internacional, é, no mínimo, conflitante. Eu, particularmente, não emprego. O fato de ter uma dieta pobre em fibras associado a não realização de atividades físicas contribui para sua constipação. Se essa sua frequência evacuatória diminuída – evacuar três vezes por semana é considerada a frequência mínima normal – estiver associada a esforço evacuatório e tempo de permanência maior sentada no vaso sanitário, você tem reunidos elementos suficientes para a ocorrência dessa doença hemorroidária aguda.

  249. joao costa Says:

    Ola dr. estou a 10 meses após uma cirurgia que foi de uma recuperação lenta, mas praticamente recuperado, o que me intriga e me tira o sossego é que antes da cirurgia eu não podia deitar virado para o lado direito que sentia dores no local da hemorróida e tinha que dormir só virado para a esquerda ou de barriga pra cima. Agora depois de operado, infelizmente ainda sinto o mesmo, com uma leve diferença pra menos mas ainda tenho que dormir da mesma maneira. Fico duvidando que a cicatriz seja a responsável pelo desconforto ou que tenha se desenvolvido outra hemorróida, pois esta que foi removida era surgida a mais de 18 anos atrás e ninguém da família teve casos, sem contar que nesse tempo tive uma alimentação rica em fibras, bastante agua e somente faço higienização com agua morna. Será que alguém já passou por isso? grato: joao

  250. Marco Says:

    Primeiramente Dr. parabéns pelos seus esclarecimentos. Tive uma trombose hemorroidária e o médico receitou venalot H creme e banho sentado em agua morna, isso ja faz 7 dias, as dores diminuiram bastante, mas ainda tem uma certa ardência e inchaço. Este creme receitado a seu ver é eficaz?
    Tive lendo alguns textos sobre o assunto e alguns falam muito da pomada hemovirtus, o que o Dr tem a dizer sobre este medicamento?

    Parabéns pela sua página.
    Obrigado.
    Marco

  251. Ricardo Gusmão Says:

    Dr. Gustavo, há 10 dias surgiu uma trombose por hemorróida externa que foi diagnosticada por um proctologista, a dor era insuportável. Tomei Cetropofeno de 12 em 12 horas, Flavonid 2 comprimidos pela manhá e 2 a noite, paracetamol 8 em 8 horas, Pomada e supositório Procto-Glyvenol pela manhã e a noite e banho de assento. Surgiu uma mancha escura, como citado no caso acima e no dia 23/12 estourou, saindo bastante sangue muito avermelhado e alguns pedaços de sangue escuro (coagulado). Até hoje continua sangrando e vejo a parte que ficou escura está aberta. A dor parou quase completamente, mas a fixura reduziu mas continua. O proctologista está de férias e não tem outro em minha cidade. Devo procurar um clinico geral para drenar ou posso esperar que espontaneamente o sangue pode parar? Leva quanto tempo? Vou parar com o Cetoprofeno e paracetamol pois não tenho dor. Devo continuar com o supositório e pomada?
    Parabéns pelo belo trabalho deste site. Me ajudou muito, pois nunca havia passado por esta situação antes. Obrigado

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Ricardo:
      Se tudo estiver evoluindo para melhor, proteja a ferida com uma gaze, lave com jato d’água duas vezes por dia e após as evacuações, empregando sabonete apenas quando for tomar banho. Na grande maioria dos casos, a resolução é espontânea.

  252. Thiago Santana Says:

    Dr.Gustavo fui ao medico Urologista ao perceber um trombo e foi diagnosticado trombose hemorroidaria externa.Porem o medico me mandou apenas usar um anestesico local e um creme com corticoide(trok) precionando no local.Agora o trombo aumentou com dor e apareceu um ponto preto indicando a pele necrosada.Gostaria de saber se a risco de hemorragia grave e se isso resolve sem precisar intervenção cirurgica?O medicamento Diosmin poderia ajudar a resolver o problema nesse caso ou pelo menos aliviar?

    Grato!

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Thiago:
      Um médico urologista não é o profissional mais indicado para você consultar em razão dessa doença aguda. Como já citei em outros comentários, se não houver contra-indicação, um medicamento analgésico antiinflamatório, via oral, é o tratamento clínico mais apropriado. Não existe indicação alguma de pressionar a área afetada, também. Se houver ulceração da pele e consequente exposição do trombo, poderá ocorrer sangramento, podendo ser contínuo, independente de evacuação. Não há necessidade de utilizar DIOSMIN, não conheço relatos de sangramentos intensos por trombose hemorroidária externa ulcerada e, mais frequentemente, a resolução do quadro é espontânea.

      • Thiago Santana Says:

        Dr.Voltei ao medico ele drenou o local e passou Proctyl..Agora o sangramento ta ocorrendo sempre(pouco mais ta)mesmo sem evacuações..Irei procurar um especialista..Obrigado pela resposta e parabéns pelo site!

  253. Nanda Says:

    Tenho história de pólipo no intestino (2 vezes removido na colonoscopia) e de hemorróida e há alguns dias tenho sentido incômodo, dor leve na região anal e fiquei preocupada. Estou numa cidade do interior a trabalho, que tem poucos médicos e sem proctologista. Só vou poder ir pra capital daqui a 1 mês. Recorri à internet e lhe achei, o que me ajudou a entender melhor a situação. Sei que preciso procurar um especialista, mas no momento não é possível. O possível agora são os seus esclarecimentos.
    Dr. Pfeifer, quero que saiba o quanto seu site, suas palavras, seus esclarecimentos, seu cuidado ao responder os comentários me ajudaram e me acalmaram nesse dia.
    Agradeço pelo seu espaço e disposição.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Nanda:
      Desconforto ou dor na região anal podem estar relacionados a várias doenças. As mais comuns são trombose hemorroidária externa – verifique se percebe alguma saliência de aparecimento súbito e fissura anal. Quanto aos pólipos, assunto que pretendo abordar no início de 2013, é importante conhecer a natureza dos mesmos. Entendo sua preocupação, mas seu comentário carece de maiores informações para que possamos tentar definir doenças prováveis.

  254. Mariana Costa Says:

    Dr. Fiz a retirada de um trombo onde a médica retirou com uma cureta e ela tambem disse que retirou uma capsula que o recobria para não correr o risco de se formar outra vez, pois antes da retirada ele saiu expontaneamente em casa (simplesmente estorou) e no mesmo dia encheu de sangue e tudo começou outra vez. foi aí onde fiz a retirada no consultorio. ja fazem tres dias e até agora estou bem melhor. Neste caso, deverá haver algum tipo de repouso especial?Posso ir para academia? Caminhadas? relações sexuais?Devo evitar alguma comida?

    Obrigada e parabéns pelo site, ele é bastante esclarecedor, com certeza tem ajudado muita gente.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Mariana:
      Bem melhor é muito subjetivo. Mas, sentindo-se bem, o que poderá fazer é mais uma questão de usar o bom senso. Mais uma vez, mesmo as recomendações médicas são mais empíricas do que baseadas em aspectos científicos. Desde que a região não seja traumatizada, relações sexuais não precisam ser suprimidas. Se você não consegue estabelecer uma relação causa-efeito entre a ingesta de algum alimento ou condimento com o desencadeamento do quadro agudo, restrições alimentares não são necessárias. No tocante a caminhadas e academia, sugiro que aguarde uma semana.

  255. Cintia Conceição Says:

    oi Dr. gostaria de saber se uma vez fazendo o procedimento cirúrgico, o problema se resolve para nunca mais voltar???porque veio evitando está opção desde meus 14 anos, hoje tenho 25 anos e estou aqui escrevendo e chorando de dor por não ser mais uma bolota e sim 2, uma enorme do tamanho de uma bolita que que tenho ha muitos anos, depois de algumas horas da evacuação desincha e a outra é uma pequena que porém incomoda mais por ser dura e parecer um nervo que está deslocado (não da nem para encostar)…Nos últimos dias as 2 se agravaram, sendo que a maior não desinchou mais de modo que parece ter uma bola do golf no meio dos meus glúteos…semana que vem vou a um procto da J.J pra ver o que fazem…mas normalmente eles sempre mandam eu fazer banho de assento, pomada Proctil, pomada erva de bicho, Varicel etc….e agora vou passar novamente a água de rosa com chumbo…
    O sr. faz este procedimento cirúgico, pode me passar uma ideia de valor??Obrigado

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Cintia:
      Sim, eu realizo este procedimento cirúrgico e o preço está vinculado à complexidade do mesmo. Entretanto, já informo que o tratamento cirúrgico dessa condição aguda não inviabiliza a possibilidade de quadros semelhantes futuros, pois outros vasos da região podem trombosar caso o fator ou conjunto de fatores desencadeantes não seja corrigido.

  256. Paulo Dias Says:

    Dr., sigo seu conselho uma vez estando em POA, consulto-me ;) Mas caso venhas a Copacana ou afins a trabalho, avise-nos ;)
    Att.
    Paulo Dias

  257. Mariza Madeira Says:

    Dr. Gustavo, agradeço a sua atenção. Lembrando que meu filho estará em seu consultório no dia 17dez ,pergunto se até lá seria melhor ficar sem medicação nenhuma já que a que está fazendo parece inadequada?

  258. priscilla Says:

    Dr. Tive trombose hemorroidaria que me deixou com dores insuportáveis. Fui a uma medica que fez um incisao para a retirada de uma quantodade assustadora de coagulos. Apos 1 semana melhorei. So que essa melhora so durou 1 semana e a trombose voltou. Não sei mais o que fazer. Estou usando um supositorio de profenid so que esta cada vez pior. O medico so poder me atender daqui a 2 semanas. O que posso fazer? Nao aguento mais tanta dor! Estou gravida de 8 meses

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Priscilla:
      Trombose hemorroidária externa ocorre com relativa frequência durante a gestação. Alguns trabalhos científicos sugerem que a excisão – remoção da pele com os vasos comprometidos – é melhor do que apenas a incisão com remoção dos trombos, procedimento ao qual você foi submetida. Como já informei em resposta a outros comentários, o Conselho Federal de Medicina veda consultas não presenciais. O melhor seria que você tentasse contato telefônico com sua médica ou procurasse um atendimento de emergência. Permaneço à diposição.

      • priscilla Says:

        Fui a um medico de emergencia hoje, que me deixou revoltada! Disse que cada vez que surgisse uma trombose que eu deveria drenar para a retirafa dos trombos. Me recusei a realizar outro tratamento paliativo, visto que ele e extremamente doloroso! Me receitoy daflon 500, mas meu obstetra disse que o custo beneficio dele nao vale a pena. Resumo da opera, sera que realmente atw meu bebe nascer eu vou ter tromboses recorrentes e a unica solução e abrir toda a vez que trombosar? Minha intençao nao e ter uma consulta nao presencial, so que ja fui a varios medicos, cada um diz uma coisa e a dor continua insuportavel. Qual a sua opiniao dr?

  259. Mariza Madeira Says:

    Boa tarde Dr. Gustavo
    Meu filho (21 anos) está com trombose hemorroidária interna que já estourou tem 2 dias e continua sangrando bastante. Foi ao médico aqui no interior que receitou Nimesulide, Diosmin e pomada Xyloproct, alem de banhos de acento.. Eu já agendei consulta em sua clínica para 17dez, e como ainda falta uma semana, gostaria de saber se ele pode continuar com essa prescrição até lá e se é normal o sangramento contínuo após a tromba ter se rompido.
    Obrigada
    Mariza

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Sra. Mariza:
      Emprego NIMESULIDA apenas quando a dor é intensa ou o processo inflamatório é de maior magnitude. Caso contrário, se mesmo assim houver necessidade de tratamento, pode-se empregar ACETAMINOFEN, em doses variáveis de acordo com a necessidade. Se a trombose hemorroidária externa sofrer ulceração, ela sangrará espontaneamente. A duração do sangramento dependerá do tamanho da ulceração e da trombose. Existe necessidade apenas de proteger a lesão com gaze. Desconheço trabalhos na literatura científica que demonstrem que banhos-de-assento contribuam para uma resolução mais breve do problema. A higiene anal após as evacuações, esta sim, deve ser realizada com jato d’água. Também não enxergo contribuição maior no emprego de XYLOPROCT, e os trabalhos da literatura médica sobre a utilização de DIOSMIN nesses casos são contraditórios. O que pode ser feito algumas vezes, através da ferida, é a extração dos trombos.

  260. Paulo Dias Says:

    Estou em fase de tratamento da Trombose hemorroidária, gostaria muito de poder me reconsultar com o SR, DR Gustavo (moro no Rio). Parece ser um médico com experiência e excelência. Ajudou-me muito os relatos e esclarecimentos de ambos os lados. É impressionante como nos sentimos menos sozinhos “ao ver o espelho” :) Muito desconfortante esse período e, mais ainda, a “incerteza futura’ de reincidência trombais.
    É…parabéns e obrigado, DR Pfeifer

  261. Regina Says:

    Ola dr. Gustavo boa tarde, eu gostaria de tirar uma duvida com o senhor, ha umas 3 semanas eu sentir uma coceira no anus, e logo no dia seguinte sentir um carroco, o qual me incomodava muito a ponto de nesse dia nao conseguia caminhar, sentar, muito menos evacuar, a dor era insuportavel, passei tres dias nesse processo, entao comecei a passar a pomada xiloproctt, e tomar casatanha da india. Ha semana passada comecei a perceber uma diminuicao, e hoje, a ao me lavar nao a sinto mais, o desconforto ao evacuar é praticamente zero, tambem venho fazendo banho de assento com agua morna, nao uso mais o papel higienico, e mudei minha alimentaçao colocando mais fibras que nao era habito, e bebo muito liquido!
    A minha duvida é em saber se o procedimento esta errado, e se a reduçao dessa trombose pode realmente acontecer pro esses metodos?? E se continuando com a reeducação alimentar nao teria mais problemas do tipo??
    Muito obrigada pela atenção, e a oportunidade!!

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Regina:
      Inicialmente, estás supondo que o quadro agudo que apresentas seja o de uma trombose hemorroidária externa. Levando isto em consideração, a ingesta aumentada de alimentos ricos em fibras e de líquidos somente tem papel relevante se apresentasses anteriormente constipação, evacuando fezes desidratadas, com esforço. Higiene anal com jato d’água deveria ser feita por todas as pessoas após as evacuações, independentemente de doenças anais. Já escrevi que higiene com papel é um equívoco cultural. De resto, o melhor seria, na ausência de contraindicações, o emprego de medicamento analgésico e antiinflamatório, via oral. Não encontro fundamentação científica para as demais medidas que você adotou. A trombose hemorroidária externa habitualmente apresenta resolução espontânea.

      • Regina Says:

        Ola dr. Gustavo, entao quer dizer que a trombose hemorroidária como no meu caso o caroço, nao está mais duro, ele amoleceu, e seu tamanho diminui bastante!! O trombo pode desaparecer ou sempre estara ate inflamar novamente? É verdade que mariscos fazem com que inflame novamente?
        Obrigada pela atanção, Att

      • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

        Prezada Regina:
        No caso da trombose hemorroidária externa, os trombos desaparecem e os vasos são recanalizados. Como o ânus é ricamente vascularizado, outras tromboses poderão ocorrer, caso o fator causal não seja removido. Revisando a literatura médica em inglês dos últimos vinte anos, não encontrei associação alguma entre ingesta de mariscos ou frutos-do-mar e quadros agudos hemorroidários.

  262. Augusto Says:

    Olá Dr. Gustavo,

    A trombose regrediu ~40%, já fazem 5 dias, e quase não dói. Normalmente aos domingos ando de bike, por ~ 2h; posso andar no próximo domingo.
    Abraço,

  263. Augusto Says:

    Olá Dr. Gustavo, os detritos a que me refiro seriam as “particulas sólidas” que entupiram os vasos. É isso mesmo? Ainda, durante os banhos de assento mornos eu também costumo apertar um pouco o caroço, mas só um pouco pois dói, para facilitar o desentupimento, está errado?
    Abraço,

  264. Augusto Says:

    Ola Dr. Gustavo, parabéns por este espaço; ele agrega muito valor.
    Faço os banhos de assento em agua morna, com duchas frias e quentes alternadas. Imagino que essas variações de temperatura e as consequentes dilatações e contrações dos vasos sanguineos devem ajudar a expulsar os detritos que entupiram os mesmos. Estou correto? Abraço.

  265. Rafaela Says:

    Dr. Eu nao fui diagnostica com nada, porém eu estou com uma proeminência no anus porém nao sangrou e nem ta coçando e começou a doer agora porém e uma dor só qnd toco ou qnd contraio o esfíncter.. Isso e uma trombose hemorroidal? Agradeço!

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Rafaela:
      Trombose hemorroidária externa é uma hipótese diagnóstica. Existiriam outras. Porém, como já escrevi anteriormente, reforço a informação de que o Conselho Federal de Medicina veda, aos médicos, consultas virtuais. Portanto, faça uma consulta presencial.

  266. Hugo Says:

    Tenho 41 anos, 1,78mts, 112kg, sou hipertenso, sedentario, uso losartana postassica 100mg e alprazolan 0,5mg diaria. Maleato de enalapril me causa dores no rim! Não tenho casos de cancêr na família! Tenho uma érnea umbilical do tamanho de uma azeitona a ser resolvida em breve!

    Bom, tive um trombo anal do tamanho de um grão de feijão! Até então sem nenhum tipo de dor!

    Ele surgiu e 3 dias depois ele sangrou diminuindo 90% seu tamanho! Apos o sangramento tive dores moderadas! Hoje no tamanho de um grao de arroz e sem dores, exceto por apenas exporádicas fisgadinhas muito raras, e nenhum tipo de sangramento! Não me foi receitado nenhum tipo de medicamento!

    Fui proctologista que me solicitou uma endoscopia e me deu um encaminhamento a um clonoproctologista com suspeita de uma sindrome de intestino irritado (procurando uma provavel causa), devido ao meu historico de fezes moles a aquosas por varias vezes no dia e com frequencia ao longo de anos!

    O proctologista ja descartou qualquer tipo de intervenção cirurgica ligada a hemorroidas ou trombo anal!

    Todos exames solicitados pelo proctologista para que eu apresente ao clonoproctologista ja foram feitos e apenas as hemácias e rdw estao acima do desejavel (limitrofes mais acima), demais itens todos dentro da media desejavel!

    Dentro do que informei ao Sr pergunto-te: Recomendaria-me realmente uma clonoscopia?

    A pergunta se dá porque tenho conhecidos com quadro semelhante que a trombo anal se foi naturalmente (como a minha) e nao tiveram mais nada, ao mesmo tempo que tenho pessoas que relataram o exame como sofrível!

    Agradeço ao Sr se puder fazer algum comentário!

    De qualquer forma quero parabeniza-lo pelo trabalho que é digno de aplauso! Parabéns pelo blog Dr. Gustavo!

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Sr. Hugo:
      Inicialmente, seria antiético realizar considerações ratificando, ou não, orientações de outro colega médico, sem uma consulta presencial. Entretanto, o diagnóstico de Síndrome do Intestino Irritável (SII) é clinico. A colonoscopia teria sua indicação apenas para diagnosticar ou descartar doenças outras que pudessem manifestar-se com as alterações do hábito intestinal que você relata ou como teste para prevenção de câncer colorretal.

  267. Iara Says:

    Dr. Depois de uma cirurgia de hemorroidectomia convencional e normal o anus ficar com umas peles para fora, sendo necessário fazer uma outra operação de reparo?

  268. cris Says:

    ola dr eu acho que estou com trombose hemorrodaria,qual os remedio que devo tomar,para nao fazer cirrugia….

  269. luciana echegaray Says:

    Prezado Dr. Gustavo!
    Fiquei realmente feliz em acessar sua página, pois me tranquilizou um pouco. Há três dias sofro com uma trombose hemorroidal, que tem me tirado o sono e o ânimo. Venho tomando Imescar comprimidos, de 08 em 08 horas, fazendo lavagens com água morna a cada evacuação e aplicando a pomada Ultraproct LDO. A trobose já diminiu, pelo menos em 1/3, o que me fez acreditar estar no caminho certo. Mas é muito lenta essa recuperação. Sinceramente, tô me sentindo tão mal com toda essa situação, que temo ir a um médico e sofrer ainda mais. Minha mâe, que teve 5 partos normais, me disse que demora mesmo, que é assim, qua vai passar, qua é só manter o que vou fazendo que passa. Nesses dias, passei também a me alimenter com cuidado, com frutas, pão integral e em menor quantidade.Quando posso, repouso, mas nem sempre é possível. Meu quadro é normal? Grande abraço, Luciana.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Luciana:
      Com exceção da higiene anal com água, que deveria ser a regra para todas as pessoas, independentemente de apresentarem, ou não, doenças anais, os demais tratamentos que você emprega são equivocados. O que realmente está fazendo você se sentir mal é que eu não entendi. Se for dor, o correto seria ingerir um medicamento analgésico e antiinflamatório. Explique-se melhor.

  270. rodney marques de souza Says:

    ola dr meu nome e rodney eu precisaria tira uma duvida sobre trombose e queria que senhor me ajudace eu tenho uma trombose anal e em vez emquanto ela fica dolorida.um medico me dsse que eu deveria evitar pimenta camarao chocolate e menta isso faz algun mal e oque devo fazer desde ja agraderço

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Rodney:
      Trombose hemorroidária é uma doença aguda. Ninguém a tem permanentemente. Portanto, revise esse diagnóstico. Quanto a alimentos que possam exacerbar a doença hemorroidária, a literatura científica é bastante confusa. Meu conselho: verifique se você consegue estabelecer uma relação de causa e efeito entre o que você ingere e a piora do seu quadro. Muitas vezes, as pessoas abandonam alimentos que lhes dão prazer, não obtendo benefício algum com esta medida.

  271. Flávio Silva Says:

    Boa noite Dr, eu estou exatamente com esse “problema” fui ao medico e ele só pediu que eu mudasse minha alimentação, para eu comer verduras verdes escuras e lactobacilos, eu gostaria de uma remédio para que eu tenha resultados o mais rápido possível, pois ainda esta bem pequeno. Oque o senhor me diz ?

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Flávio:
      Você pode agir apenas sobre variáveis que podem ser controladas. Portanto, trate de ter uma dieta e hidratação adequadas para evacuar fezes formadas e macias, sem esforço, não permaneça tempo excessivo sentado no vaso sanitário, apenas o necessário para a evacuação, e realize a higiene com jato d’água. Sabonete apenas quando for tomar banho.

  272. Raphael Barbier Says:

    Olá,
    Bom dia,

    Curiosamente, pesquisei a respeito da trombose que há um tempo me afetou e, recentemente, voltou a me incomodar.
    Me foi prescrito uma pomada trombofob que não muito adiantou. Porém, no longo prazo, ela fez o efeito, algo após mais de 30 dias, apesar do trombo constatado ser pequeno.
    No entanto, com o retorno do mesmo problema, gostaria de savber se existe outra medicação para o mesmo problema, como relatado acima por diversas pessoas, assim como eu.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Raphael:
      Não foi a pomada que curou sua trombose hemorroidária, e sim, o tempo. A resolução é espontânea. Quando a dor é o problema principal, medicamentos analgésicos e antiinflamatórios devem ser empregados. A cirurgia, também é uma possibilidade.

  273. Evandro Says:

    Olá Dr. Gustavo, bom dia!
    Saiba que estou muito feliz por este serviço de informação prestado pela sua pessoa. Percebi o aparecimento do trombo no sábado dia 06/10, o mesmo encontrava-se crescido, muito rígido e de uma dor insuportável. por trabalhar com médicos (não na especialidade procto) liguei para um deles que me passou alguns orientações na medida de seus conhecimentos. Hoje tenho uma significada melhora, dor leve/moderada em alguns momentos nem as sinto, redução do tamanho do trombo. Mas agora é que bateu realmente a preocupação, o caroço quando estava na fase inicial apresentava uma coloração azulada(roxo) e agora que está diminuindo está escuro aparentando uma necrose. Está como o da foto acima só que bem mais escuro. É normal? ficarei Grato.

  274. Rogerio moraes Says:

    Boa tarde Dr.
    Me apareceu de uma hora para outra uma trobose hemorroidaria a dois dias e ta do tamanho de uma azeitona,fiquei assustado,ja comecei a tomar Venaflon 6 ao dia…durante 4 dias..e pomadas tbm..posso ficar tranquilo nesse periodo ou ja tenho que procurar um medico? Dias antes do aparecimento eu comi carne de porco e pimentas…isso pode estar relacionado com o aparecimento? Obrigado.
    Rogerio Moraes

  275. Bruno Says:

    Olá Doutor,
    Estou com uma trombose hemorroidiaria ainda em estágio inicial, sendo uma pequena protuberância. Ao consultar um especialista, me foi sugerido apenas passar a pomada Hirudoid.
    Apenas isso é necessário.
    Grato,
    Bruno.

  276. Aline Almeida Says:

    Dr. ola,eu já à algum tempo qndo ia evacuar minha hemorróida saia pequenina para fora,e eu à colocava para dentro manualmente só que a 15 dias estava com diarreia, ela saiu para fora grande e nao consegui volta-la pra dentro fui ao medico e fiz tratamento com gelo no local,daflon e aceclofenaco nao melhorei,fui ao medico novamente e ele disse que nao poderia operar porque a mesma tinha entrado aii continuei com os mesmo remedios porem agua morna em assento,mas queria saber se devo ou nao operar pq ela fica ora pra dentro e ora pra fora sempre qndo evacuo ja nao sei mais o que fazer;mas meu medici nao chegou-me a confirmar se era um trombo.estou super preocupada,fora as dores que sao intensas..
    desde ja agradeço..

  277. Diogo Says:

    Dr, muito bom seu site, mais esclarecedor e objetivo que encontrei até o momento.

    Preciso de um suporte.

    Há duas semanas tive um inchaço, creio que trombose externa, com bastante dor (já tive outras vezes no passado, mas esta foi mais forte).
    Nos primeiros 5 dias não houve sangramento, mas do 5 em diante, passei a ter sangramento. Tomei daflon para redução e teve efeito, porém não totalmente, ainda uma parte permanece inchada.

    Já não tenho mais dor, mas ainda existe um pequeno sangramento, durante o dia, Hoje fui no proctologista e ele comentou que está com trombose e que tem que aguardar desinchar, naturalmente. Podendo depois ficar uma “pelizinha” sobrando.
    Como auxílio, indicou banhos de assento para ajudar dilatar os capilares e desinchar a trombose.

    Perguntas
    – É normal este sangramento, mesmo que não seja em grande quantidade, mas frequente?
    – Leva muitos dias para desinchar completamente?
    – Pesquisando achei um medicamente chamado Vecasten, que já me foi indicado no passado, Pode ajudar na redução da trombose?

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Diogo:
      Provavelmente, seu problema – trombose hemorroidária externa – já está solucionado. Como sequela, ficou com plicoma? Em verdade, deveria apenas proteger o local com uma gaze e higienizar o ânus com jato d’água após as evacuações e quando necessário. Nenhum medicamento era necessário.

  278. Leonardo Says:

    Boa tarde Dr.
    Apresento o seguinte quadro: tenho 02 tromboses, sendo que a segunda surgia uma semana apos a primeira
    Estou tomando Venalot e hoje meu quadro e o seguinte:
    a primeira esta bem menor, ja nao esta tao duro e bem menor, porem a pele continua do mesmo tamanho
    a Segunda sinto que esta diminuindo, bem discretamente mas esta melhorando, porem a pele continua como esta.
    Pegunto ao Sr: sera que ainda vai demorar muito para curar 100%?
    Quando poderei voltar a musculacao?
    E a pele ficara como sequela?
    Agradeco deste ja sua atencao.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Leonardo:
      Quando poderá retornar à musculação, dependerá da avaliação do seu médico. O período de resolução completa do quadro, assim como a permanência de alguma alteração residual, como plicoma, dependem de cada caso. Portanto, não tenho condições de responder às outras duas perguntas.

  279. Barbara Says:

    Olá dr faz12 dias que fiz a cirurgia estava com a trombose hemorroidaria,apos a cirugia o médico esqueceu um tampão com gase ,onde tive muita dor durante umas 5 horas pos cirurgia,ainda sinto dor e tenho muito sangramento com coagulos durante as evacuaçoes ,sera que faz parte do pós??e trabalho muitas horas em pé 15 dias e ideal para o retorno ao trabalho…parabens pelo espaço.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Bárbara:

      Não quero deixá-la frustrada, mas preciso esclarecer definitivamente algo que, assim como você, outros ainda não compreenderam. Não é proposta deste blog, servir como ferramenta de consulta. Consulta deve ser realizada presencialmente com um médico. Como escrevi, em outro momento, o próprio Código de Ética Médica, em seu Capítulo V, que trata da Relação com pacientes e familiares, veda ao médico, em seu artigo 37, “Prescrever tratamento ou outros procedimentos sem exame direto do paciente, salvo em casos de urgência ou emergência e impossibilidade comprovada de realizá-lo, devendo, nesse caso, fazê-lo imediatamente após cessar o impedimento“. Portanto, converse com seu médico. Se não estiver satisfeita, procure esclarecimento diretamente com outro profissional especialista.

  280. vhm Says:

    Dr. Gustavo, quais seriam estes medicamentos manipularíeis indicados para o tratamento tópico? Obrigado.

  281. rodrigo lima Says:

    Olá Doutor! Rodrigo de novo na área, como comentado em post anterior, operei de hemorroidas pelo método do laser 1470nm. a ideia da operação é sem cortes, teoricamente o laser age na parede venosa que alimenta a hemorroida, redimensionando o seu calibre, fazendo que, com o passar do tempo, a hemorroida regrida. No meu caso específico o meu médico disse que tinha que cortar um pedaço. Cortou o pedaço, (aí veio a trombose do outro lado). Retirou a vindoura trombose depois de 15 dias de operação e disse estar tudo bem. (Engraçado que mesmo com 2 cortes no ânus, a hora de defecar não tinha dor, eu tinha medo, me tremia todo, mas nao sentia dor, sentia mais dor lavando do que defecando).
    Estorinha contada, passados 2 meses da operação eu estou com um desconforto anal um pouco difícil de explicar… não é dor…não é coceira….é simplesmente a sensação de que a parte que não foi cortada ta desembeiçada…é aquela sensação de que tem algo tocando ali, e que faz com que você não consiga esquecer do ânus sabe? como se as carnes estivessem se tocando com uma pressão tal que fosse incômoda. posso até dizer que sinto um excesso de carne. Nem sei como explicar isso.
    Mas a pergunta pro Sr hoje seria, há possibilidades de laqueadura elástica em hemorroidas externas? Ou o procedimento se resume às internas?
    Não gostaria de passar por uma cirurgia convencional….já passei um período de convalescência, gastei 5 mil reais com a operação a laser e estou super chateado, então queria achar uma outra maneira de retirar esse suposto excesso de carne ( ainda não diagnosticado pois ainda não procurei um proctologista).
    …E o mais legal é que o médico que operou é chefe de cirurgia em hospital e tal… diz que está tudo “normal”…

  282. Luciene Says:

    Olá Doutor, fiz uma cirurgia para retirada de hemorroida interna, externa e fissura anal em 28/07/12. No dia seguinte à cirurgia percebi que havia uma bolinha do lado externo do ânus. Quando voltei à médica, com 10 dias de cirurgia, ela me disse havia formado uma bolinha, mas que não era hemorroida, e receitou que eu passasse a pomada drenison e após o banho de acento com água morna e flogo rosa eu colocasse gelo por 5 minutos para ajudar a desinchar. Realmente houve uma regressão, mas a bolinha continua grande. Quando retornei com 30 dias de cirurgia, ela me disse que isso não iria desaparecer, que será preciso retirar e que, inclusive, está atrapalhando a cicatrização, além de dizer que era um queloide. Me receitou mais 10 dias de banho de assento com flogo rosa em água fria, suposotório proctyl à noite e uma pomada trofodermin para ajudarem na cicatrização. Após 5 dias de uso eu senti uma melhora na dor para ir ao banheiro, mas na bolinha não houve melhora. Fui a outro médico ontem para ouvir outra opinião e ele me disse que é uma trombose hemorroidária e que pelo tempo de cirurgia ela ainda pode regredir.
    A minha média disse que quando eu operar não irá dar ponto para não possibilitar outro problema, isso é normal?
    Dr. é comum está bolinha após uma cirurgia? O que pode ter ocorrido?
    Caso eu venha a operar, no pós-operatório eu voltarei a sentir dor ao evacuar? e qual o tempo de recuperação desta cirurgia?

    Obrigada pela atenção.
    Luciene.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Luciene:
      Primeiro, é importante que o diagnóstico correto seja feito. Quelóide e trombose hemorroidária são condições completamente distintas. Caso o segundo diagnóstico seja o correto, a trombose irá desaparecer, podendo restar, em seu lugar, um plicoma anal. Se você operar, é evidente que terá dor no pós-operatório. Como não tenho o diagnóstico do seu problema, fica difícil avaliar o tempo de recuperação.

  283. lozinha Says:

    Olá doutor,td bem?
    Bom,eu estou com uma trombose hemorroidária externa há mais de 15 dias e ela não diminuiu nem um pouco até agora,apesar de eu fazer tratamento clínico.Eu já fiz três hemorroidectomias e não gostaria de ter de fazer outra cirurgia para retirar essa trombose,pois é horrível o pós-operatório.Eu faço musculação,mas não me atrapalha em nada,pois não sinto dor.Então minhas perguntas são: será que a trombose vai sumir espontaneamente ou eu vou ter de conviver com ela sempre?E quanto aos exercícios devo parar de fazer?
    Desde já agradeço pela atenção.
    Um abraço

  284. Marcela Says:

    Bom dia Dr.
    Gostaria de deixar meu depoimento e ter orientações extras, caso meu tratamento não esteja sendo adequado.
    A mais de uma semana comecei com dor a evacuar e como era localizada e intense, resilvi avaliar e senti um carocinho interno. Utilizei xilodase, mas nada adiantou. A dor só aumentou e com ela veio um prurido anal intenso e edema da pele externa, ficando como se fosse uma “uva”. Por utilizar papel e coçar… isso só se agravou. Procurei meu proctologista, que me acompanha na SCI e ele diagnosticou trombo hemorroidário externo, estou a 2 dias tratando com daflon 6 comp dia e trombofab local, sabonete de glicerina 1 x dia e higiene com água.
    Mas infelizmente, por estar com algumas feridinha a coceira e ardência não pára, minha irritabilidade é absurda e não estou conseguindo ir trabalhar, ficar sentada ou andar mto é incomodo demais.
    MwB

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Marcela:
      Não indico tratamento com pomadas para trombose hemorroidária externa. Não entendi o emprego de sabonete de glicerina. Higiene anal com água após as evacuações é o suficiente. Você pode ter desenvolvido um processo inflamatório na pele, ou mesmo, micose. Cabe ao médico realizar o diagnóstico correto e providenciar o tratamento adequado.

  285. Leo Says:

    Olá doutor,

    ontem removi um trombo hemorroidário externo que estava me incomodando já há alguns dias. Não levei pontos, o médico disse que deve levar em torno de 15 dias pra cicatrizar naturalmente. Mas a região está muito inchada, maior do que o trombo original, apesar de não estar dolorida. Isso é normal? Obrigado!

  286. Joao Says:

    Doutor, tem como a trombose hemorroidal aumentar as proporções?
    Gostaria de saber se existem métodos para retirada do plicoma anal. Obrigado desde já Doutor.

  287. Daniel Says:

    Olá doutor, estou com esse problema tem uns 4 dias, comecei hoje a tomar o diclofenaco e bebendo bastante água e ultilizando água morna para limpeza e até alívio.Acha que somente isso é necessário para o tratamento da trombose hemorroidária externa?
    Obrigado pela atenção.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Daniel:
      Se você optou pelo tratamento clínico e está melhor, é o suficiente. Não entendi o aumento na ingesta hídrica, exceto se você naturalmente bebe pouca água. Exceção feita pela associação de um processo infeccioso, a trombose hemorroidária externa tem resolução espontânea, mesmo que você nada fizesse.

  288. alex Says:

    Dr Pfeifer, obrigado pelo espaço. Desenvolvi uma trombose hemorroidária há uma semana. Ando com dificuldade e não consigo sentar. Percebi, por sua opinião, que o tratamento clínico é eficaz. Tenho apenas 2 dúvidas:

    1)Para não ficar sofrendo por esses 20-30 dias, não seria melhor fazer logo uma trombectomia? Não seria um procedimento simples?

    2)Quais são os “tópicos de certos medicamentos manipulados, constituem os pilares do tratamento conservador”? Eu os encontro em qualquer farmácia?

    3)Li o artigo de um pesquisador chamado Mauro de Souze Leite Pinho, em que diz que, em tese, ela deveria se chamar trombose perianal, pois nem sempre está ligada a hemorroida. O que acha?

    Grato pela atenção,

    Alex

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Alex:
      Inicialmente, pelo que pude observar, você tem mais de duas dúvidas. Então, vamos por partes. Em relação à escolha do tratamento da trombose hemorroidária externa, se clínico ou cirúrgico, devemos levar em consideração, dentre outras variáveis, a fase da doença aguda quando da consulta médica, a intensidade da dor, o volume da trombose e o componente de edema existente, a resposta ao tratamento clínico inicial, além do desejo do paciente. Quando se infere que a dor no pós-operatório será de menor intensidade do que aquela da doença, a cirurgia encontra boa indicação, por exemplo. Os pilares do tratamento conservador estão expostos no próprio “post” e um médico especialista competente saberá orientá-lo quanto à indicação e à aquisição. Por último, li anteontem o artigo científico do Dr. Mauro de Souza Leite Pinho e colaboradores publicado em 1999. Embora com alguns vieses (por exemplo, é um trabalho retrospectivo e não, prospectivo) ele aborda aspectos há anos já conhecidos. Quanto à denominação da doença em si, é tudo uma questão de que elemento está sendo valorizado. O termo trombose hemorroidária tem relação com os vasos comprometidos – vasos hemorroidários ou retais -, é aceito mundialmente, não guardando nenhuma relação com o fato da pessoa ter doença hemorroidária crônica. Trombose perianal emprega a localização da doença como elemento descritivo, embora a mesma possa se estender para o canal anal anatômico, ou mesmo, somente neste estar localizada. Por estes motivos, trombose hemorroidária externa é minha preferência.

  289. luiz monteiro Says:

    Parabéns doutor pelo site,
    Fui operado dia 04/07/12 para retirada de hemorróidas meu médico disse que a operação foi um sucesso, bem apesar do desconforto pós operatório que todos que passaram pela cirurgia já sabem como é comecei a ter uma secreção e percebi que apareceu um caroço dolorido voltei ao médico ele me falou que era uma trombose .Voltei para casa sem uma resposta para minhas dúvidas pois ele me mandou higienizar e secar com secador e usar lenços umedecidos quando nao puder me lavar após a evacuação e esperar mais uns dias pois estava recente ainda a operação..Bem esperei e depois de quase 2 meses nessa semana novamente voltei porque a secreção continuava intensa ,mais uma vez ele examinou e confirmou que a retirada das hemorróidas havia sido um sucesso mas nao sabia porque essa secreçao continuava e que meu ânus estava todo irritado sobre a trombose ele me deu uma resposta quando ele retirou as hemoróidas ele fez 3 insições porque eram 3 hemorróidas e ele deixou uma pele sobrando para nao ter problemas em fechar meu ânus . Me passou uma pomada chamada Therasona creme 1% princípio ativo hidrocortisona e usar somente a noite e voltar 20 dias após hoje dia 23/08/12 e meu segundo dia a secreção continue e intensa.
    Doutor minha dúvida é esse caroço que é a trombose vai desaparecer com o uso dessa pomada? sinto essa trombose dolorida principalmente quando vou fazer minha higiene e o que é essa secreção? ela vai desaparecer?
    Se o senhor puder me dar essas resposta deste já lhe agradeço.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Luiz:
      Pelo visto você já está quase completando dois meses de pós-operatório. É um período de tempo longo, bem acima da média para que os ferimentos cicatrizem completamente, porém isso pode ocorrer. Como não tenho como examiná-lo, fica praticamente impossível estabelecer um diagnóstico e determinar o tratamento adequado. A secreção muito provavelmente está relacionada com a resposta inflamatória das regiões operadas, ainda não cicatrizadas. O correto é buscar informações e orientações com o médico que realizou a cirurgia. Se não estiver satisfeito, nada impede você de buscar uma segunda opinião. Boa sorte.

  290. Carlos Says:

    Olá doutor,

    Já faz um mês que venho usando a pomada proctyl, devido a uma trombose externa, ela está dininuindo, porém, comecei a sentir novas dores, como se estivesse surgindo uma outra. O que devo fazer? Isso sempre vai reaparecer? É uma situação muito chata.
    Obrigado.
    obrigado.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Carlos:
      PROCTYL pomada tem cloridrato de cinchocaína e policresuleno como elementos ativos, além de vaselina, dentre outros excipientes. Não tenho informações sobre o efeito anestésico local da cinchocaína na pele íntegra. Pela mesma razão, se não existem feridas na pele, o policresuleno não tem indicação para ser empregado. Haveria necessidade da trombose hemorroidária estar ulcerada, portanto, para que o medicamento que empregas ajudasse na resolução dessa doença aguda. Portanto, a utilização continuada de PROCTYL não acelerará sua cura. Atualmente, acredito que o efeito maior que o uso de pomadas desse tipo oferece, nos casos de trombose hemorroidária externa, dá-se pela lubrificação da pele pela vaselina, diminuindo o desconforto provocado pelo atrito da mesma. Quanto ao aparecimento de quadros semelhantes, verifique com seu médico se você não apresenta hábitos que favoreçam o surgimento dessa doença aguda, assim como investigue se você já não apresenta doença hemorroidária crônica.

  291. rodrigo lima Says:

    Dr. Fui operado de hemorroidas externas pleo método do laser 1470nm. Com 15 dias deu uma trombose e eu tive que tirá-la…Só que ando tirando fotos todos os dias e me parece que hj, 2 dias após retirar o trombo, estão se formando mais dois! estão bem pequenos, mas parecem com a estrutura inicial que depois de inchada foi diagnosticada como trombose… Estatísticamente o Sr ja ouviu falar nisso? Há casos de trombose que ao ser retirada imediatamente força outros vasos a trombosarem?

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Rodrigo:
      Não tenho experiência com hemorroidectomia com emprego de laser. Em Porto Alegre, desconheço médico coloproctologista que utilize essa técnica para operar hemorróidas. Na literatura médica, a trombose hemorroidária não é citada como complicação frequente pós-operatória, o que também observo em minha clínica. Entretanto, informo, que a excisão do tecido com vasos trombosados não induz ao aparecimento de novas tromboses.

  292. tania mara Says:

    Dr. Meu filho tem 15 anos, tem uma alimentação saudável, pratica natação, anda de skate e tem uma vida bem ativa, está dentro do peso e apresentou os sintomas de trombose hemorroidaria faz um ano. Na ocasião consultamos o médico que nos atende ainda hoje e ele disse não ser hemorroídas e sim um trombo que externou devido ao esforço de evacuação. Receitou metamucil, meloxicam 1x ao dia, alimentação com fibras e verdura todos os dias e fez um exame o qual não sei o nome, mas é com câmera e bem chato. Disse não se tratar mesmo de hemorroidas. Ocorre que por duas vezes os sintomas reapareceram e por duas vezes a prescrição foi repetida Agora, com um intervalo de 2 meses da última crise, meu filho tem dores novamente. Não sei mais o que fazer, as dores demoram dias para passar, o senhor pode indicar um médico em Curitiba? Será o caso de cirurgia? Meu filho não é muito novo?

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezada Sra. Tania:

      No caso de trombose hemorroidária externa, a simples observação externa é suficiente, na maioria das vezes, para a realização do diagnóstico. O exame complementar, que refere, deve ter sido realizado para descartar a existência de doença hemorroidária crônica, que poderia coexistir. Se seu filho tem hábito intestinal normal, evacuando fezes formadas e macias, sem esforço, não existe necessidade de alteração na dieta ou emprego de suplementos com fibras. Não foi dito se ele tem, como hábito, permanecer muito tempo sentado no vaso sanitário, lendo revistas, etc, por exemplo. Sei que existem profissionais competentes em sua cidade, e não acredito que encontre dificuldade para localizá-los.

  293. priscilla Says:

    Dr. Gostaria de saber se a trombose hemorroidária externa, pode causar impotência sexual no homem. Pode acontecer do homem perder o prazer de se relacionar, quando ele já teve essa doença?

    Obrigada!!!!

  294. Matheus Says:

    Olá Doutor ! No caso de uma operaçao para retirada de um trombo, a partir de quanto tempo posso retornar com esforço físico ? (sou halterofilista)

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Matheus:

      Se você já foi submetido ao procedimento cirúrgico, quem idealmente deveria responder sua pergunta seria o médico que lhe operou. O intervalo depende da técnica empregada – incisão versus excisão -, do tamanho da trombose, do desconforto provocado quando do esforço físico, principalmente.

  295. Maurício. Says:

    Dr. estou passando por este quadro de trombose há uma semana. Estou passando 2x ao dia pomada proctyl, tomando 2 comprimidos duas vezes ao dia de venalot e, na hora do almoço, estou tomando arcoxia 90. Estava melhorando, mas voltou tudo. O que posso fazer a mais?

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Maurício:
      Essa pergunta você deve fazer para seu médico assistente. Entretanto, em um primeiro momento, tente identificar a causa que determinou o aparecimento da trombose hemorroidária e verifique se não houve reincidência da mesma, para que o problema tivesse recrudescido. Em alguns casos, quando a trombose hemorroidária é externa, e o componente maior é de edema, compressas com solução de acetato de chumbo, glicerina e água de rosas, quando não existe contra-indicação, auxiliam na resolução do quadro. Em todos os casos, a dor sempre desaparece antes da saliência.

  296. batista Says:

    OLÁ, eu desenvolvi uma trombose hemorroidaria em 1993 a qual me fez pedir demissão onde eu trabalhava, alguns dias ela desapareceu retornando em 1996, depois em 2002 começaram as dores ao sentar e em fevereiro deste ano fiz a cirurgia a laser. O que mais tenho sofrido foi o pós-operatório que além de ficar 70 dias usando ”absorventes” também tive assaduras nas proximidades e ainda não posso fazer nenhum esforço pois se eu fizer, noutro dia acaba saindo sangue nas fezes. Não sei por quanto tempo terei que evitar esses esforços cotidianos.

  297. PAULO PACIFICO JUNKIOR Says:

    Depois de intensa dor foi diagnosticado com um trombo no anus, o cirugião que me atendeu me medicou na urgência, com decadron e profenidi na veia, e passou biprofenidi de 12 em 12 horas e madou banhar com agua gelada, a dor acabou, mais percebi hoje quase 24 horas depois que a bolsa ou o trombo aumentou. é normal sera que não seria agua quente. abçs.

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Paulo:

      Eu não conheço trabalho científico algum que demonstre os benefícios de banhos-de-assento com água, em qualquer temperatura, na trombose hemorroidária. Quando existe dor, emprega-se, habitualmente, medicamentos analgésicos e antiinflamatórios. Embora, normalmente, o quadro agudo involua espontaneamente, em certos casos, poderá haver uma reagudização e piora do mesmo.

    • adriana Says:

      Dr. Parabens pelo site.
      Tem uma semana que apareceu de uma hora para outra uma trombose hemorroidaria, fui ao medico e ele me passou alguns remedios, estou passando pomada e tomando Daflon a cada 8hs, Porem ainda nao tive melhora, Pois a saliencia ainda encontra se com o mesmo tamanho, A minha pergunta é, essa saliencia vai embora ou fica pra sempre? Vou precisar de cirurgia ou com o tratamento ela volta para o lugar e tambem em quanto tempo? Se é caso de cirurgia qual o melhor procedimento ?
      Obrigada!

      • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

        Prezada Adriana:
        Agradeço sua manifestação. Fiz uma breve revisão na literatura médica internacional sobre o emprego de medicamentos como DAFLON em casos de trombose hemorroidária externa e, confesso, os resultados não me impressionaram muito. De qualquer forma, nessa moléstia aguda, a dor é o sintoma que desaparece primeiro. A saliência apresentará resolução mais lenta, porém espontânea, podendo, como já expus em outros comentários, restar uma prega de pele denominada plicoma anal.

  298. Roberto Says:

    Dr. Gustavo, parabéns pela iniciativa do site. Achei esse texto muito esclarecedor e ontem mesmo iniciei o tratamento indicado (Nisulid). Aproveito para perguntar quanto tempo em média leva para a saliência desaparecer. Abraços – Roberto

  299. Joao Says:

    Muito interessante este artigo, atualmente estou vivendo este problema desde o dia 11/11/2011 quando comecei a sentir dores ao sentar no vaso sanitário, e as orientações que eu vinha recebendo era para um tratamento convencional de uma hemorroida, e além de até hoje ter feito o tratamento apenas com pomadas, algumas pessoas me orientaram em introduzir a “trombose hemorroidária externa no canal anal, sendo que além de provocar uma dor terrível de nada melhorava.
    Comecei hoje mesmo com o medicamento que me receitastes e espero que possa melhorar o mais rápido possível, pois ainda tenho esperança de poder participar no domingo da corrida de rua Circuito POA Day Run 3ª etapa – 2011.

    • fernanda freitas Says:

      Dr. Estou gravida d 21 semanas. Saiu uma hemorróida externa, fui ao proctoligista e ele receitou a pomada proctyl e dipirona para alúvio da dor e disse que dentro de 3 dias iria doer e sangrar e logo apos desincharia e aliviaria a dor( só consigo ficar deitada e dói ao me levantar, sentar e andar.)mais ja fazem 4 dias econtinua a mesma dor, desconforto e sangrando. Consegui ir ao banheiro. O que eu faço???????????
      Ver

      • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

        Prezada Fernanda:
        Inicialmente, peço desculpas pela demora na resposta. Se a dor é tamanha que os medicamentos analgésicos permitidos na gestação não produzem o alívio adequado, a cirurgia com anestesia local, se possível, pode ser a melhor solução.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 52 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: