Como saber se o médico é realmente especialista?

Muitas vezes, pessoas consultam com um determinado médico, acreditando erroneamente que o mesmo seja especialista. Os pacientes podem ser induzidos a consultar com pretensos especialistas por informações equivocadas de conhecidos, de outros médicos e, até mesmo, de hospitais. Ingênuos, acabam, como no dito popular, “levando gato por lebre”. O Conselho Federal de Medicina determina no art. 4º de sua resolução nº 1634/2002 que “o médico só pode declarar vinculação com especialidade ou área de atuação quando for possuidor do título ou certificado a ele correspondente, devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina”. O próprio CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA reforça essa disposição em seu Art. 115, vedando ao médico “… Anunciar títulos científicos que não possa comprovar e especialidade ou área de atuação para a qual não esteja qualificado e registrado no Conselho Regional de Medicina.”. O Manual de publicidade médica (Resolução CFM nº 1.974/11) vai mais longe, determinando que, em seu artigo 3º, “É vedado ao médico: a) Anunciar, quando não especialista, que trata de sistemas orgânicos, órgãos ou doenças específicas, por induzir a confusão com divulgação de especialidade; b) Anunciar aparelhagem de forma a lhe atribuir capacidade privilegiada…”.

Já de algum tempo, qualquer pessoa pode verificar qual ou quais especialidades determinado médico possui, sendo suficiente, para isso, saber parte ou todo o nome do profissional, ou seu número de inscrição no Conselho Regional de Medicina, bastando acessar os “sites” do Conselho Federal de Medicina ou do Conselho Regional; neste estado, o CREMERS. Assim, pelo menos, o paciente terá a informação correta que contribuirá para a tomada de decisão de qual profissional escolher para cuidar de sua saúde.

Tags: , , , , , ,

8 Respostas to “Como saber se o médico é realmente especialista?”

  1. Como funciona a formação dos médicos? Como saber se um médico é realmente especialista? | ALV7 WEBLOG Says:

    […] https://clinicapfeifer.wordpress.com/2012/06/02/como-saber-se-o-medico-e-realmente-especialista […]

  2. alv7 Says:

    Republicou isso em ALV7 WEBLOG.

  3. Daniel Gonçalves Teixeira CRM Go Says:

    Como posso saber se realmente é médico ortopedista

  4. RELLIANE ARAUJO Says:

    meu neto foi atendido por uns que se diziam ser especialistas. meu
    neto ficou na uti apenas cinco dias mas ,foram dias terrivel so ele e deus pode saber o quanto elen sofreu nas maos dessa desqualificados depóis veio a obito. eu peguei o numero e nomes dos medicos fui pesquisar alguns nao tinha registros nem no coselho federal e nem no coselho estadual que faço co esses irreponsavel

  5. Paulo Says:

    O site do CFM diz sobre o médico que procurei:

    “Especialidade/Área de Atuação: Não registrado.”

    Então o que adianta?

    • Dr. Gustavo K. Pfeifer Says:

      Prezado Paulo:
      Todo o médico, para divulgar especialidade médica, deve ter o registro da mesma, mediante comprovação, no Conselho Federal de Medicina. No caso que você apresenta, ou o médico não realizou especialização alguma, ou está ainda, já formado, especializando-se, portanto, ainda não é especialista.

  6. Cândido Isaias Says:

    Uohg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: